Ar comprimido: Quer saber mais sobre suas aplicações e suas características? Então confira o post de hoje! Vamos tirar todas as suas duvidas. Confira!

 

Para começar, você sabe o que é ar comprimido?

air comprimido cilindro

O ar comprimido não possui cor e cheiro. Ele na verdade é um gás que não é toxico e também não é inflamável. Esse mesmo gás contribui para vários tipos de combustão.

 

O ar comprimido também é usado como fonte de energia, por causa da pressão em que ele é guardado. Sua pressão pode aumentar após o aquecimento do ar. É bastante versátil já que pode ser usado em diversas áreas e setores, incluso da arqueologia, como exemplo.

 

Lógico que para ser usado em diversos setores, ele necessita ter pressão e temperatura que é encontrado através do equipamento compressão. Esse equipamento é conhecido como compressor de ar comprido.

 

O que é um compressor de ar comprimido?

Aplicações do ar comprimido

O compressor nada mais é que um equipamento que aumenta a pressão de um fluido, o armazena em um vaso de pressão e essa pressão pode ser usada para a realização de alguns trabalhos. Essas máquinas transformam em energia comunicada com um gás em forma de pressão o trabalho mecânico.

 

Ou seja, o compressor de ar comprimido é um equipamento que  capta o ar, armazena sob uma alta pressão dentro de um reservatório e é utilizado para proporcionar elevação de pressão do ar em diversos trabalhos.

 

 

Aplicações do ar comprimido

 

Na construção civil por exemplo, os compressores de ar comprimido são usados na expulsão de água de rios e lagos.

 

O mesmo também pode ser usado para pintar paredes e outros objetos através de seu sistema de pressurização.

 

Outra aplicação do ar comprimido está nos dispositivos pneumáticos.

 

 

Características ar comprimido

 

Como falamos no decorrer do texto, o ar comprimido é fonte de energia totalmente renovável, e suas principais propriedades são:

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas claro que nem tudo são flores, e por isso devemos destacar algumas pequenas desvantagens de usar o compressor de ar comprimido, são eles:

 

 

 

 

Essas são algumas das características que podemos citar do ar comprimido.

 

Esperamos que o artigo tenha sido satisfatório para tirar certas duvidas que sempre surge sobre essa determinada máquina e sobre esse tipo de ar. É bastante comum muitas pessoas não entenderem sua função e por isso, acreditamos que o artigo tenha sido bastante claro e de fácil interpretação para todos que desejam saber um pouco mais sobre o tema. 

 

ENG. FELIPE WAGNER

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.