Dióxido de carbono é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. Sua representação química é CO2. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754.

 

O dióxido de carbono é constituído por moléculas de geometria linear e de carácter apolar. Devido a isso, as atrações intermoleculares são muito fracas, e isso o torna um gás nas condições ambientais. Por essa razão, o seu nome comercial é gás carbônico e é o gás é exalado dos seres humanos e dos animais e aceito pelas plantas.

 

A importância do dióxido de carbono

 

O dióxido de carbono é um gás essencial para a vida no planeta  pois é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese que é o processo pelo qual os organismos transformam a energia solar em energia química.

 

Esta energia química, por outro lado, é distribuída a todos os seres vivos por meio da teia alimentar cujo processo é uma das fases do ciclo do carbono e de vital importância para a manutenção dos seres vivos.

 

O carbono

 dioxido de carbono

 

Trata-se de um elemento básico na composição dos organismos, indispensável para a vida no planeta. Pode ser encontrado na atmosfera,  oceanos, solos, rochas sedimentares e também  nos combustíveis fósseis.

 

Não obstante, o carbono não fica fixo em nenhum desses lugares estocados porque uma série de interações faz com que ocorra a transferência de carbono de um estoque para outro.

 

Aplicações do dióxido de carbono

Aplicações do dióxido de carbono

 

O dióxido de carbono pode ser utilizado em várias situações como no caso das bebidas chamadas carbonatadas que nada mais são as bebidas que possuem efervescência.

 

Sua utilização também é feita em extintores durante os incêndios com o objetivo de isolar o oxigénio do combustível. Além desse uso, também é utilizado em cilindros para a prática de Paintball e em aquariofilia na regulação do pH da água.

 

O dióxido de carbono ser utilizado numa concentração de 30 a 40% com gás oxigênio com o objetivo de produzir efeito anestésico em pequenos animais.

 

A reação de mudança do vapor de água é um processo que gera compostos para uso industrial e combustíveis (ver: gás de síntese e gasogênio). Tanto o CO (monóxido de carbono) quanto o CO2 estão, obrigatoriamente, presentes nesta reação.

 

Também conhecido como gás carbônico, trata-se de uma substância química formada por dois átomos de oxigênio e um de carbono como dissemos anteriormente.

 

É muito importante o dióxido de carbono para o reino vegetal, já que é essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas.

 

 Problemas causados pelo dióxido de carbono

problemas do dioxido de carbono

 

O dióxido de carbono é um gás que é liberado no processo de respiração, precisamente, na expiração, de todos os seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis como a gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal.

 

Como tudo na vida, não existe apenas um lado positivo. O dióxido de carbono também tem suas desvantagens.

 

Por um lado, o dióxido de carbono é de vital importância para a vida das pessoas no planeta, por outro, pode ser um vilão prejudicando o meio ambiente e, por conseguinte, a vida de todos os seres humanos.

 

 A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

 

O aquecimento global é um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta em matéria de sustentabilidade e meio ambiente. Se bem é necessário o uso do dióxido de carbono, deve-se ter a consciência das consequências do seu uso, e portanto, deve-se levar em consideração o seu bom uso.

 

Precisa instalar gases medicinais ou especiais no seu estabelecimento? 

Entre em contato com a RW Engenharia!

* visita sem custo na região metropolitana de BH

gases medicinais

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=d5XyJU8EZb0

ENG. FELIPE WAGNER

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.