Dióxido de carbono é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. Sua representação química é CO2. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754.
O dióxido de carbono é constituído por moléculas de geometria linear e de carácter apolar. Devido a isso, as atrações intermoleculares são muito fracas, e isso o torna um gás nas condições ambientais. Por essa razão, o seu nome comercial é gás carbônico e é o gás é exalado dos seres humanos e dos animais e aceito pelas plantas.
A importância do dióxido de carbono
O dióxido de carbono é um gás essencial para a vida no planeta pois é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese que é o processo pelo qual os organismos transformam a energia solar em energia química.
Esta energia química, por outro lado, é distribuída a todos os seres vivos por meio da teia alimentar cujo processo é uma das fases do ciclo do carbono e de vital importância para a manutenção dos seres vivos.
O carbono
Trata-se de um elemento básico na composição dos organismos, indispensável para a vida no planeta. Pode ser encontrado na atmosfera, oceanos, solos, rochas sedimentares e também nos combustíveis fósseis.
Não obstante, o carbono não fica fixo em nenhum desses lugares estocados porque uma série de interações faz com que ocorra a transferência de carbono de um estoque para outro.
Aplicações do dióxido de carbono
O dióxido de carbono pode ser utilizado em várias situações como no caso das bebidas chamadas carbonatadas que nada mais são as bebidas que possuem efervescência.
Sua utilização também é feita em extintores durante os incêndios com o objetivo de isolar o oxigénio do combustível. Além desse uso, também é utilizado em cilindros para a prática de Paintball e em aquariofilia na regulação do pH da água.
O dióxido de carbono ser utilizado numa concentração de 30 a 40% com gás oxigênio com o objetivo de produzir efeito anestésico em pequenos animais.
A reação de mudança do vapor de água é um processo que gera compostos para uso industrial e combustíveis (ver: gás de síntese e gasogênio). Tanto o CO (monóxido de carbono) quanto o CO2 estão, obrigatoriamente, presentes nesta reação.
Também conhecido como gás carbônico, trata-se de uma substância química formada por dois átomos de oxigênio e um de carbono como dissemos anteriormente.
É muito importante o dióxido de carbono para o reino vegetal, já que é essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas.
Problemas causados pelo dióxido de carbono
O dióxido de carbono é um gás que é liberado no processo de respiração, precisamente, na expiração, de todos os seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis como a gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal.
Como tudo na vida, não existe apenas um lado positivo. O dióxido de carbono também tem suas desvantagens.
Por um lado, o dióxido de carbono é de vital importância para a vida das pessoas no planeta, por outro, pode ser um vilão prejudicando o meio ambiente e, por conseguinte, a vida de todos os seres humanos.
A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.
O aquecimento global é um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta em matéria de sustentabilidade e meio ambiente. Se bem é necessário o uso do dióxido de carbono, deve-se ter a consciência das consequências do seu uso, e portanto, deve-se levar em consideração o seu bom uso.
Precisa instalar gases medicinais ou especiais no seu estabelecimento?
Entre em contato com a RW Engenharia!
* visita sem custo na região metropolitana de BH
https://www.youtube.com/watch?v=d5XyJU8EZb0
ENG. FELIPE WAGNER
Obrigado boa explicação me ajudou muito
Obrigado pela ajuda