Do grego- Helios- o gás Hélio é um elemento químico cujo símbolo é He. Sua massa atômica é igual a 4 u, e seu número atômico 2 por possuir 2 prótons e 2 elétrons . o gás hélio encontra-se no estado gasoso quando está em temperatura ambiente.

 

 Embora sua configuração eletrônica seja 1s2, o gás hélio não consta na tabela periódica dos elementos junto com o hidrogênio no bloco s, e sim no grupo 18 ( IIIA ou 0 ) do bloco p, pois e apresenta nível de energia completo, e as mesmas propriedades de um gás nobre o que significa que se trata de um gás inerte, ou seja, não reage como os demais elementos.

 

Características do gás hélio

 

Trata-se de um gás monoatômico, é incolor e inodoro. Além disso, o gás hélio possui o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos, sua solidificação só poder ser feita sob pressão bastante alta.

 

Apenas perde para o hidrogênio no eu se refere á sua abundância no universo sendo segundo elemento químico nesse sentido.

 

 No entanto, na atmosfera terrestre são encontrados apenas traços, oriundos da desintegração de alguns elementos. Em alguns depósitos naturais, o gás hélio é encontrado em quantidade suficiente para a sua exploração; para o enchimento de balões e dirigíveis, como líquido refrigerante de materiais supercondutores criogênicos e como gás engarrafado utilizado em mergulhos de grande profundidade.

 

O gás hélio em estado sólido

 

O gás hélio sólido existe apenas com as pressões da ordem de 100 MPa a 15 K (-248,15 °C). Aproximadamente a essa temperatura, o gás hélio sofre uma transformação cristalina, de estrutura cúbica a estrutura hexagonal compacta.

 

Já em condições mais extremas, acontece  uma nova mudança, empacotando os átomos numa estrutura cúbica centrada.

 

Aplicações do gás hélio

 

O gás hélio pode ser utilizado em uma infinidade de situações. Seu uso é variado e pode ir desde a indústria até a saúde.

 

Aplicações de gás hélio na indústria

 

O gás hélio em seu estado gasoso é muito utilizado no enchimento dos balões de lazer, dos dirigíveis ou ainda dos balões sondas  que são usados para as previsões meteorológicas, já que é mais leve do que o ar.

 

Além disso, também permite evacuar de forma rápida o calor e também serve de atmosfera protetora. Por essas características também é utilizado para a fabricação das fibras ópticas e dos semicondutores.

 

Como possui uma difusão rápida, o gás hélio é utilizado também para encher os airbags logo depois de um impacto.

 

Aplicações do gás hélio no ambiente

 

O gás hélio é frequentemente utilizado para detectar fugas e isso se deve a que possui uma pequena molécula neutra  que pode passar por meio dos menores orifícios. Por essa razão, seu uso é muito útil, sobretudo quando os produtos susceptíveis de fugas são perigosos para o homem ou para o ambiente.

 

Aplicações do gás hélio na saúde

 

Em estado líquido é mais frio à face da Terra (-269°C), o gás hélio é usado para arrefecer os hímenes das máquinas de IRM que é a maquina com a qual se pode fazer imagem por ressonância magnética, e obter imagens de qualidade.

 

O gás hélio também é útil para arrefecer os hímenes supracondutores dos aparelhos de RMN (ressonância magnética nuclear) e dos aceleradores de partículas como é o caso do « Large Hadron Collider » du CERN.

 

O hélio em estado gasoso é utilizado, misturado com o oxigênio, em garrafas de mergulho e permite evitar o efeito narcótico do azoto a grande profundidade.

 

Para fazer uso de todos os benefícios do gás hélio é muito importante conhecer todas suas características.

 

Precisa instalar gases medicinais ou especiais no seu estabelecimento? 

Entre em contato com a RW Engenharia!

* visita sem custo na região metropolitana de BH

 

gases medicinais

 

 

ENG. FELIPE WAGNER

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.