Aproveitamento de água de chuva em outros países: De um modo geral, a quantidade de água disponível em níveis mundiais é superior ao total que é consumido pela população. Entretanto a forma como essa água é distribuída é totalmente desigual não sendo proporcional as necessidades apresentadas pelos diferentes países. Com isso o aproveitamento de água de chuva acaba surgindo como uma saída nesses casos.

 

O Brasil é um país que pode ser considerado privilegiado, pois ele detém uma boa porcentagem de água doce da América Latina. Mas apesar desse dado ser algo positivo, a má distribuição dessa água em algumas regiões do país acaba fazendo com que essa realidade não sirva para nada.

 

A seguir você poderá entender um pouco mais sobre esse assunto onde você verá como o aproveitamento de água de chuva é compreendido em outros locais do mundo além do Brasil.

 

 

Aproveitamento de água de chuva em outros países

 

Aproveitamento de água de chuva em outros países

Alemanha

 

 

alemanha

 

Na Alemanha a utilização da água é incentivada com o propósito de conservar as aguas subterrâneas, pois este é de fato o recurso mais usado por lá para efetuar o abastecimento público.

 

Nesse país a água é captada pelos telhados e armazenada em reservatórios de concreto. Sua utilização se dá para vários fins como descarga de banheiros, lavação de roupa, dentre outros.

 

 

Japão

 

j

         Em Tóquio a água da chuva é coletada com muita frequência já que as cisternas de abastecimento estão situadas distante da capital japonesa. Por lá a água da chuva é bastante valorizada e só para você ter uma ideia o estádio Tókio Dome que foi projetado para a copa do mundo de 2002 apresenta um moderno e ousado projeto que prevê a captação da agua de chuva.

 

         A cobertura do estádio atua como uma lona gigante desenvolvida de material muito resistente que pode ser inflada para atuar como um sistema de captação pluvial a qualquer momento.

 

         Nesse país a água é armazenada em reservatórios que ficam no subsolo e essa água é tratada e usada para combater incêndios e também para a utilização da população em geral.

 

 

Israel

 

Eu

Em Israel a seca afeta consideravelmente a população e por isso algumas leis foram criadas para regular a utilização de água nessa região. Com o intuito de aproveitar o máximo de água nesse país foram desenvolvidas inclusive tecnologias capazes de retirar água até mesmo de geadas para ser utilizada na agricultura.

 

 

 

 

Cingapura

c

         Essa ilha é considerada um dos polos mais efetivos no que diz respeito ao reaproveitamento da água e nessa região a população é servida com água potável graças a uma potente infraestrutura implantada para coletar a água da chuva. Sem contar as campanhas de conscientização que ocorrem por lá.

 

Dessa forma esses dados acabam mostrando que a população do mundo inteiro vem se conscientizando aos poucos sobre o manejo sustentável da água, no entanto um maior controle sobre o volume de água que é consumido todos os dias ainda é algo necessário.

 

Além disso, é importante a modernização do tratamento da água de modo que a água da chuva se torne potável para consumo humano com mais facilidade, sem contar à necessidade que existe de novas tecnologias para coleta de água da chuva onde dessa forma o aproveitamento de água de chuva a nível global seja realizado por igual e que dessa forma ninguém mais sofra com a falta d’água.

 

Gostou desse artigo? Ele foi útil para você entender a importância em se reutilizar a agua da chuva? Se você tem mais alguma dúvida sobre o aproveitamento de água de chuva e como essa ideia é vista em outros locais do mundo entre em contato com a RW engenharia que nós estaremos a sua disposição para qualquer dúvida!

 

Entre em contato com a RW Engenharia para montar esse sistema no seu condomínio ou empresa em Belo Horizonte ou cidades de Minas Gerais

>> CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.