Dicas para avaliar uma proposta técnica e comercial

 

Ao contratar serviços para instalação de gás, pára-raios ou hidrantes é necessário se atentar para alguns procedimentos básicos, caso contrário esse processo pode se tornar complicado e trabalhoso, ou por erros e omissão nas informações fornecidas das empresas ou por deixar de conferir referências, ou pior ainda, por levar em consideração apenas o preço baixo na hora de fechar o contrato.

 

Abaixo seguem algumas dicas de como proceder para realizar cotações e para avaliar as propostas técnicas e comerciais para instalação de gás, pára-raios e hidrantes:

 

Selecionando empresas e profissionais 

 

 

Lembre-se que o profissional habilitado para ser responsável técnico dos serviços descritos são:

 

Exija um documento que comprove que o engenheiro trabalha na empresa que está sendo contratado, o REGISTRO DA EMPRESA NO CREA NÃO GARANTE QUE A EMPRESA POSSUI ENGENHEIRO NO SEU QUADRO DE FUNCIONÁRIOS), isso evitará problemas legais em caso de acidentes e garantia de serviço.

 

Especificar a solicitação 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações Adicionais 

 

 

 

Analisando os orçamentos 

 

 

 

 

 

 

Assim que definir a empresa, procure informar às demais sobre o encerramento do processo. Desta forma você não precisará lidar com retornos desnecessários, além de manter o bom relacionamento com seus prestadores de serviço.

 

Informações para analisar as propostas técnicas e comerciais

 

É importante que a empresa possa comprovar experiência em instalação de SPDA, hidrantes e gás com acompanhamento do engenheiro ou responsável técnico para a instalação.

 

 

 A proposta deve conter: 

 

Escopo da proposta 

 

 

 

 

 

Memorial Descritivo

 

Descrição detalhada com a característica do projeto, especificando materiais necessários e a metodologia a ser utilizada contendo tipo de sistema, quantidade de materiais, tipo do material a ser utilizado, prazo para execução entre outros.

 

Alguns detalhes importantes a ser verificado:

 

Materiais, diâmetros, se a obra é fechada ou se materiais são de responsabilidade de compra do cliente, acabamento que será dados, etc….

 

Serviços indiretos (montagem de andaimes, parte civil e de infra estrutura) de quem é a responsabilidade

 

Planilha de preços

 

Deve conter detalhadamente os materiais a serem utilizados, equipamentos, acessórios, quantidade, mão de obra e impostos.

 

Croquis

 

Apresentação de croquis da planta baixa e do projeto a ser executado, com todas as informações detalhadas que consta nas propostas técnicas e comerciais.

 

Após a execução do serviço é necessário a apresentação do laudo devidamente assinado pelo engenheiro responsável, uma cópia da carteira do CREA deste profissional e A.R.T recolhida.

Eng. Felipe Wagner