Nossa sobrevivência gira em torno da água e suas propriedades hidratantes. Um dia sem água é suficiente para causar danos a nossa saúde. Todo o dinheiro, toda a riqueza, todas as coisas materiais deixarão de ter importância se a própria essência que nos mantém vivos se tornar escassa. Portanto, se houver outra guerra novamente, será por água. E será letal para nossa espécie. A captação de água de chuva residencial é uma das maneiras eficientes de economizar e reutilizar a água.
Que a água precisa ser conservada não é uma afirmação que precisa ser enfatizada. Como cidadãos responsáveis, temos certeza de que você está ciente da necessidade de economizar água.
A natureza possui um ciclo que purifica naturalmente a água. É por isso que se diz que a precipitação oferece a forma mais pura de água natural. Então, como podemos fazer o melhor uso da água precipitada?
Neste Artigo iremos abordar:
O que é a coleta de água da chuva?
Qual o primeiro passo ?
Como funciona a captação de chuva residencial?
Quais os benefícios em realizar a captação de água de chuva residencial?
Conclusão
O que é a coleta de água da chuva?
É a utilização de água da chuva que cai no seu telhado para uso futuro e / ou detenção para gerenciamento de águas pluviais.
O que isso significa?
Utilização dessa água para qualquer aplicação residencial em que a água normalmente seria usada de maneira não potável, isso inclui irrigar jardim, piscina, limpeza de piso e descargas.
Com relação ao gerenciamento de águas pluviais (reter água para não causar enchentes) acontecem principalmente durante a construção de novas casas. Em algumas cidades é obrigatório reter essa água para evitar enchentes
Qual o primeiro passo ?
Antes de iniciar uma instalação deve ser feito um projeto por um profissional habilitado (engenheiro mecânico), as etapas abaixo são recomendadas:
Verificação de Viabilidade: Consta de uma visita de um profissional habilitado, com objetivo de verificar as possibilidades de instalação do sistema
Apresentação dos cálculo de potencial de aproveitamento de água de chuva em função a área de cobertura e o índice pluviométrico da cidade que será projetado.
Estudo preliminar de custos para execução da obra (valor de peças e mão de obra)
Apresentamos projeto em autocad e pdf da instalação, lista de materiais e fornecedores nacionais da tecnologia.
Art do projeto (anotação de responsabilidade técnica)
Visita na obra para orientar ao executor antes do trabalho e uma visita para acompanhar a partida do sistema
OBS: O segredo desse sistema está na engenharia de projetar e viabilizar a instalação, a montagem é muito simples e não requerem grandes habilidades, logo você economizar muito na contratação de um projeto bem feito
Como funciona a captação de água de chuva residencial?
Existem, principalmente, duas fontes de onde você pode coletar água.
- Escoamento superficial
- Parte superior do telhado
Dos dois, a versão do telhado é mais popular porque é mais fácil de implementar. Você também pode utilizar as duas maneiras para maximizar a quantidade de água coletada, porém a coleta por escoamento superficial é mais comum em prédios.
Se você deseja criar um sistema para captação de chuva residencial, aqui está um breve resumo de como o sistema funciona e quais são seus componentes.
- Captação – Qualquer superfície em que a água da chuva caia. Telhado / terra / varandas,etc…. Observe que as bacias hidrográficas são superfícies que recebem chuvas diretas e não água que escorreu ou caiu indiretamente.
- Conduíte para transporte – Tubulações ou esgotos que permitem a passagem da água coletada nas bacias hidrográficas até o local de armazenamento. Existem especificações para esses conduítes. Os drenos nos telhados requerem uma malha na abertura para filtrar os detritos e os que coletam o escoamento também devem ter a capacidade de impedir que o material particulado se misture com a água. Todos os tubos usados na captação de água da chuva devem ser resistentes aos raios UV.
- Primeira descarga – Existem poluentes amplos e agentes tóxicos suspensos no ar. A “primeira água” que limpa o telhado costumam lavar esse material particulado. Esta água é inadequada para qualquer uso. Portanto, qualquer sistema que montamos deve ser capaz de primeiro descartar a coleta inicial. O primeiro sistema de descarga garante que a água coletada durante o primeiro período seja coletada e levada para outro local e não para o armazenamento principal destinado ao armazenamento de água da chuva. A instalação desse sistema também funciona como uma maneira de limpar os tubos de transporte.
- Filtro – Para evitar poluentes que contaminam a água armazenada. Os filtros removem detritos, turbidez, alguns microrganismos e, às vezes, coloração também.
- Armazenamento – O tanque de armazenamento geralmente altera as propriedades, dependendo da natureza, quantidade e qualidade da água da chuva coletada.
A Captação de água de chuva residencial geralmente tem dois usos – uso direto e reabastecimento de aqüíferos naturais. Para uso direto, a água coletada nos tanques de armazenamento é fornecida através de tubulações e, finalmente, nas torneiras de onde pode ser retirada. No segundo caso de uso, a água é frequentemente usada para abastecer reservatórios de água subterrânea, como poços, valas ou tanques de percolação.
Quais os benefícios em realizar a captação de água de chuva residencial?
A minimização do consumo de água da rede pública, ou seja, reduz a conta de água e esgoto;
2. A mitigação de problemas relacionados à escassez dos recursos hídricos;
3. O armazenamento da água de chuva em cisternas pode ser visto também como uma forma de contribuir para a redução de enchentes (e/ou estiagens) nos grandes centros urbanos.
4. A água pluvial pode ser utilizada em diversas aplicações domésticas como na descarga de vaso sanitário, irrigação de jardim, lavagem de pisos, etc., evitando o consumo excessivo e desnecessário de água potável;
5. É um sistema de baixo investimento com tempo de retorno consideravelmente curto;
6. Faz alusão ao desenvolvimento sustentável, além de ser um princípio ecologicamente correto;
7. A água coletada é de boa qualidade, porém, para determinados fins é necessário um tratamento adequado.
8. É uma maneira de disponibilizar água tratada para regiões mais distantes e carentes.
Temos um artigo sobre os benefícios de água de chuva (CLIQUE AQUI)
Conclusão
O sistema de reuso de água de chuva gera inúmeros benefícios conforme exposto em nosso artigo, porém ele deve ser feito sobre um projeto bem feito e elaborado com profissional especializado.