As causas de incêndio são diversas, como diz o ditado “não se deve brincar com fogo senão acabará saindo queimado”. O fogo em si, bem como, os materiais que podem lhe provocar é perigoso e devem ter sempre atenção redobrada para não gerar um incêndio.

 

Ainda que muitos edifícios e condomínios possuam problemas – quanto maior em tamanho ou número de pessoas, maiores são os conflitos – ainda sim o incêndio tem uma ocorrência pequena. Os cuidados e precauções para que as possibilidades sejam cada vez mais reduzidas.

 

É justamente para isso que este artigo surgiu com o intuito de apontar as principais causas de incêndio e apresentar as formas de prevenção. Leia com atenção até o final.

 

Vamos as principais causas de incêndio:

 

causas de incêndio - tomadas

O uso de “T”s ou “benjamins” teve aumento logo após a implementação das tomadas padrão com três pinos. Com isso, tornaram-se “comuns” vários aparelhos interligados em uma só tomada, o que começou a gerar uma sobrecarga de energia.

 

Os especialistas recomendam que não se deva plugar varias tomadas em “T”s e “Benjamins”, pois é perigoso e pode causar problemas como os seguintes:

 

Esquentar a fiação escondida e provocar a sua soltura;

 

Provocar curto circuito;

 

Esquentar a temperatura dos aparelhos e até queima-los;

 

Aumentar o consumo de energia.

 

Um dos sinais clássicos de sobrecarga de energia é quando a luminosidade de uma lâmpada passa a ser reduzida de modo que fique fraca. Para não se correr o risco, utilize cada aparelho em uma só tomada.

 

Mas se, por acaso, for inevitável o uso por um só aparelho divida a tomada somente para dois equipamentos. E, no caso do uso de filtros de linha e estabilizadores que são muito utilizados por aparelhos de informática poderão ser utilizados na mesma tomada com outro aparelho.

 

A sobrecarga de energia não será evitada, mas os equipamentos ligados nos filtros de linha e/ou estabilizadores estarão mais protegidos já que a finalidade é prevenir o aparelho quanto às variações elétricas da rede.

 

 

incêndio
Fonte/Crédito da imagem: www.youtube.com480 × 360

 

Os pais e babás devem ficar atentos quanto a esse perigo. As crianças são curiosas e, ao mesmo tempo, destemidas e não se deve contar com a sorte, ou seja, não deixe objetos como isqueiro, caixa de fósforos e álcool fácil de serem alcançados pelos pequenos – de preferência esconda em um lugar alto para poder evitar qualquer possibilidade de incêndio.

 

 

 
panela
Fonte/crédito da imagem:alegriasedesabafos.blogspot.com

Nesse item são importantes ainda acrescentar o perigo de se deixar perto do fogão ou mesmo forno de micro-ondas plástico e panos de prato. Todo cuidado é pouco! Ao fazer o preparo de qualquer alimento no fogão, por mais longo que seja o tempo de cozimento evite sair de perto para não esquecer e afaste de perto qualquer material que possa pegar fogo e gerar um incêndio.

 

Muitos dos incêndios provocados por panelas no fogo ocorreram porque a pessoa resolveu assistir TV ou mesmo cochilar enquanto esperava o término do cozimento. Evite, ao máximo, essas distrações, pois o risco de esquecimento é muito grande.

 

 

 

 vazamento de gás

 

Esse perigo é maior quando os moradores utilizam o gás de cozinha através de botijões. É importante verificar como está os ajustes do regulador de pressão do botijão, a mangueira e a abraçadeira (objeto que veda a válvula de gás e a mangueira).

 

Sempre que for trocar o botijão de gás faça o seguinte teste: passe em volta da válvula, regulador e ligação com a mangueira um pouco de sabão ou detergente com uma esponja.

 

Observe se haverá alguma bolha no meio da espuma formada. Se houver é sinal de que o botijão está vazando. Para resolver o problema é só apertar as conexões da válvula e abraçadeira. Se, em algum momento sentir cheiro de gás, não ligue a luz elétrica, pois poderá provocar uma explosão.

 

 

Você deve ficar sempre muito atento no manuseio de objetos dentro de seu apartamento para não causar acidentes, os quais na maioria das vezes são evitáveis. Para aumentar a sua segurança, compartilhe este artigo com seus vizinhos para que eles também tomem mais cuidados e sejam precavidos. Até breve!

 

Vídeo com princípio de incêndio

 

 

Precisa de instalação, manutenção e projeto de SDAI, Escada pressurizada, Hidrantes ou componentes de combate a Incêndio em Belo Horizonte ou Minas Gerais?

Entre em contato com a RW Engenharia!

* visita sem custo para condomínios na região metropolitana de BH

Eng. Felipe Wagner

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.