Detector de fumaça é um dispositivo que detecta fumaça, geralmente como um indicador de fogo. Esses dispositivos de segurança comerciais emitem um sinal para um painel de controle de alarme de incêndio,que geralmente emitem um aviso sonoro e/ou visual.

Os detectores de fumaça estão construídos e alojados dentro de caixas plásticas, normalmente em forma de um disco de cerca de 150 milímetros de diâmetro e 25 milímetros de espessura, mas sua forma e tamanho variam. Fumaça podem ser detectadas quer opticamente ou por processos físicos (ionização), os detectores podem utilizar ambos os métodos. 

Os detectores de fumaça em grandes edifícios comerciais, industriais e residenciais são geralmente alimentado por um sistema de alarme de incêndio central, que é alimentado com uma bateria de backup. 

detectores de fumaça

Nesse Artigo Vamos Abordar os Seguintes Temas:

 

 

Primeira patente de detector de fumaça

Tipos de Detectores de fumaça

Detector por Ionização

Detector Fotoelétrico

Sensor dual

Que tipo de detector você tem?

Qual é o Melhor Detector de fumaça?

O que saber antes de comprar

 

Primeira Patente de Detector de Fumaça

 

 

O primeiro alarme de incêndio elétrico automático foi patenteado em 1890 por Francis Robbins. George Andrew patenteou o primeiro detector elétrico europeu de calor na Inglaterra.  No final dos anos 1930 físico suíço Walter Jaeger tentou inventar um sensor para gás venenoso. Ele esperava que o gás que entra no sensor de se ligar a moléculas de ar ionizado e assim alterar uma corrente elétrica em um circuito no instrumento. Seu dispositivo não fez cumprir o seu propósito: pequenas concentrações de gás não teve efeito sobre a condutividade do sensor. Frustrado, Jaeger acendeu um cigarro e logo foi surpreendido ao perceber que a um metro sobre o instrumento tinha registrado uma queda na corrente, as partículas de fumaça do cigarro aparentemente tinha feito o que o gás venenoso não podia.

A experiência de Jaeger foi um dos avanços que abriram o caminho para o detector de fumaça moderno. Em 1939 físico suíço Ernest Meili inventou um dispositivo de câmara de ionização capaz de detectar gases combustíveis em minas. Também inventou um de catodo frio, tubo que pode amplificar o pequeno sinal gerado pelo mecanismo de detecção para uma força suficiente para ativar um alarme. 

 

Detectores de fumaça de ionização foram vendidos primeiramente nos Estados Unidos em 1951; eles eram usados ​​apenas em grandes instalações comerciais e industriais nos próximos anos devido ao seu grande tamanho e custo. 

Em 1955, foi desenvolvido para casas “detectores de incêndio”

 

 

Tipos de Detectores de Fumaça

 

 

Os dois principais tipos de detectores de fumaça residenciais contem ionização ou sensores fotoelétricos. Cada tipo de alarme de fumaça detecta distintamente diferentes tipos de incêndios, assim alarmes de sensores duplos, que utilizam os dois tipos de sensores, têm crescido em popularidade.

 

Detectores de fumaça consistem de duas partes básicas: um sensor para detectar a fumaça e um alarme eletrônico. Eles podem ser alimentados por bateria de 9 volts ou ser programado em uma casa com corrente de 120 volts.

 

As pilhas ou baterias de backup em um sistema com fio devem ser testadas em uma base regular e substituídas quando apresentarem falhas.

 

Além disso, alguns alarmes de fumaça são projetados para atender as necessidades das pessoas com deficiência auditiva. Estes alarmes usam luzes estroboscópicas e vibrações para alertar qualquer pessoa incapaz de ouvir detectores de fumaça convencionais.

 

 

Detector por Ionização

 

detector de fumaça ionizado

Fonte: http://www.explainthatstuff.com/smokedetector.html

 

Detectores de fumaça de ionização contêm uma quantidade muito pequena de amerício-241 dentro de uma câmara de ionização. Eles criam uma corrente elétrica entre duas placas de metal, que soam um alarme quando acionado pela fumaça na entrada da  câmara. 

 

Alarmes de fumaça por Ionização podem detectar rapidamente as pequenas quantidades de fumaça produzidas por incêndios de fogo rápido, como fogueiras ou incêndios alimentados por papel ou inflamáveis líquidos.

 

Este tipo de detector de fumaça,  é propenso a disparos intempestivos. 

 

Detector Fotoelétrico

 

detector de fumaça

Fonte: http://www.explainthatstuff.com/smokedetector.html

 

 

Detectores de fumaça fotoelétricos contem uma fonte de luz em um sensor elétrico sensível à luz, que são posicionados em ângulos de 90 graus um para o outro.

 

Quando a fumaça entra na câmara, dissipa a luz que “interliga” os sensores, o qual percute o sensor e dispara o alarme.

 

Detectores de fumaça fotoelétricos normalmente respondem mais rapidamente a um incêndio em seu início

 

 

Sensor Dual

 

Detectores de fumaça sensor duplo inclui tanto de ionização quanto sensores fotoelétrico. Algumas organizações de segurança recomendam estes alarmes de fumaça, porque eles devem abranger uma ampla gama de incêndios.

 

No entanto, não há padrões da indústria para definir a sensibilidade do sensor individual em alarmes de sensores duais. Isto significa que um alarme de sensor duplo poderia ter um sensor de ionização não funcional, mas desde que o sensor fotoelétrico funcione.

 

 detectores de fumaça

 

Que Tipo de Detector Você tem?

 

A maioria dos condomínios têm detectores de fumaça instalados antes de seus habitantes se mudarem. Para descobrir se você tem ionização, fotoelétrico, ou alarmes de sensores duplos, basta inspecionar a parte de trás do aparelho.

 

Como mencionado anteriormente, detectores de fumaça de ionização, todos contêm uma pequena quantidade do material radioativo amerício-241. Cada detector ionizado tem um aviso sobre este material no contra-rótulo. Além disso, este pode ter as palavras “alarme de ionização” em qualquer parte do rótulo. detectores de fumaça fotoelétricos têm a palavra “fotoelétrico”.

 

Qual é o Melhor Detector de Fumaça?

 

A Associação Internacional de Bombeiros (IAFF) – o maior sindicato de bombeiros dos EUA e Canadá recomendam detectores de fumaça fotoelétricos. Durante a conferência de 2008, a IAFF adotou uma posição oficial recomendando apenas alarmes de fumaça fotoelétricos e afirmou que os alarmes de sensor duplo já não são aceitáveis.

 

 

O que Saber Antes de Comprar?

 

Detectores de fumaça podem ajudar a salvar vidas de bombeiros que teriam que se arriscar através da procura de pessoas em uma residência. 

Olhe para os seguintes recursos na compra de um novo detector de fumaça:

Além disso, manter essas dicas em mente:

 

De acordo com dados recentes, quase dois terços das mortes por incêndio residencial ocorreu em edificações sem funcionando adequado dos alarmes de fumaça . 

 

 

detectores de fumaça

Eng. Felipe Wagner

Felipe Wagner

 

 

 

 

8 respostas

  1. Prezados,
    Bom dia!

    Busco informações de fornecedores para sensores de fumaça e a gás, poderiam me ajudar? Como saber qual o melhor produto do mercado?

    Obrigado pela ajuda.

    Att,

    Sandro

  2. Amigo minha sala comercial esta num predio q possue este alarme em todas as salas, como faço para desativalo, para que meus clientes fiquem a vontade para fumar?

    1. Clientes fumando em ambiente fechado? Em primeiro lugar e antes de mais nada precisa seguir as leis vigentes. São leis federais e devem ser cumpridas. Depois pense em seus clientes. Antes de tudo cumpra com a cidadania. Cumpra as leis por que sem cumpri-las, não há o por que ter clientes, ter um negócio ou reclamar das coisas ruins que acontecem no país

  3. Se eu instalar sistema de detectores de fumaça em uma tabacaria/bar, ele vai detectar a fumaça do cigarro e do narguile que será usado no local? Caso positivo, existe algum sistema que seja menos sensível para ser instalado nesse tipo de ambiente?

  4. preciso de um orçamento de um detector de fumaça ja com alarme ….

    att marcelo viana
    bombeiro civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.