Dicas de Manutenção predial

É importante entender quais os melhores meses para cada tipo de manutenção, por exemplo, se seu prédio tem piscina é melhor fazer a manutenção no inverno, pois ela será pouco ou nada usada nessa época do ano.

Veja alguns componentes que necessitam de manutenções nas edificações

 

– Gás e instalações. 

Atualmente temos 2 tipos de gás para uso em condomínios, são eles o Gás Natural (GN) e o GLP.

O gás natural tem a vantagem de não precisar de botijões ou cilindros para o seu armazenamento, além da comodidade do fornecimento contínuo do produto.

O GLP usa cilindros instalados normalmente no térreo dos condomínios, onde há trocas periódicas deles pelas concessionárias.

Em ambos os sistemas a instalação deve ser feita por encanamento, além de terem suas medições individualizadas.

As instalações precisam de manutenção periódica para evitar riscos ao condomínio, pois vazamentos podem ocasionar explosões, para evitar esses transtornos vejam algumas dicas:

Vamos listar alguns alertas sobre o vazamento de gás:

Dentro do condomínio não há fiscalização do Poder Público ao menos que haja uma denúncia, sendo assim, se algum condômino apresentar problema com seu equipamento de gás e não tomar providências, acione o Corpo de Bombeiros para providências.

– Vazamento o que fazer?

Se for sem fogo:

Se for com fogo:

Fonte Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

 

PRECISA DE MANUTENÇÃO? ENTRE EM CONTATO CONOSCO CLIQUE AQUI 

 

– Para-raios .

Muitos não sabem mais o Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo, segundo o INPE são mais de 70 milhões de ocorrência todos os anos. Por esse motivo esse equipamento merece atenção especial nos condomínios.

Quando um raio atinge um prédio a descarga percorre o para-raio e o sistema leva ela ao solo. Se não houver esse sistema o raio pode danificar a estrutura do prédio e as instalações elétricas. Se o sistema não estiver adequado pode não haver reembolso de danos por parte da seguradora.

– Instalação.

– Tipos.

A NBR-5419 prevê 2 tipos que são o Franklin e a Gaiola de Faraday, nos prédios com mais de 20 andares recomenda-se a instalação dos 2 tipos.

A Gaiola de Faraday é um captador terminal aéreo, cabo de cobre, suportes isoladores, tudo de proteção, malha de aterramento e conector de medição. Ele envolve todo o perímetro do prédio e o cabeamento é fechado e posto a um captador a cada 5 anos.

O Franklin é aquele em forma de tridente que fica em poste metálico instalado no ponto mais alto do prédio, ele é ligado com cabo de cobre, caixa de inspeção e haste e conector cabo/haste.

– Manutenção.

Depois de instalado ele deve ser vistoriado por empresa especializada em medição ôhmica, para verificar as condições do sistema. Veja o que deve ser vistoriado:

PRECISA DE MANUTENÇÃO? ENTRE EM CONTATO CONOSCOCLIQUE AQUI 

 CFTV e cercas elétricas.

Equipamento fundamental e indispensável com a atual escalada da violência, o perfeito funcionamento deste equipamento inibirá a ação de assaltantes e ajudará na solução de problemas internos do condomínio.

O monitoramento deve ser feito nas áreas comuns dos prédio, principalmente nas áreas de acesso de pessoas, além das áreas de maior circulação de pessoas. Alguns locais como banheiros ou vestiários não podem ser filmados.

A manutenção deve ser periódica e feita por empresa especializada, é importante manter avisos sobre as cercas eletrificadas, evitando riscos entre condôminos e funcionários.

Fatalmente condôminos em algum momento pedirão a recuperação das imagens, o ideal é que isso só seja feito com requisição judicial para evitar problemas. É diligente informar ao sindico que será pedido as imagens, para que este entre em contato com a empresa e que a mesma preserve a gravação. O síndico pode analisar as imagens para dirimir dúvidas sobre vandalismos e acidentes dentro do condomínio.

Use de imagens, instalação de cercas elétricas inclusive potencias das mesmas variam de regiões para regiões, sendo assim, verifique qual a legislação da sua para a instalação correta dos aparelhos.

 

– Extintores e Hidrantes LIGUE PARA RW ENGENHARIA (31) 33717353.

Os extintores são de fundamental importância para o condomínio, muitas vezes negligenciados pela falta de uso, mas quando se precisar eles devem estar perfeitos, pois os danos poderão ser muito maiores do que a economia.

Os hidrantes é recomendado que faça uma vez por ano teste de vazão, pressão e funcionalidade-LIGUE PARA RW ENGENHARIA (31) 33717353

Os equipamentos deve ser recarregados anualmente, os de CO2 são avaliados em um prazo menor 6 meses e recarregados se houver necessidade, as mangueiras devem passar por teste hidrostático a cada 5 anos.

A recarga e manutenção dos mesmos é de responsabilidade do sindico, que pode responder civil e criminalmente na justiça por danos causados em incêndio se os aparelhos não estiverem passado por manutenção periódica.

A empresa de manutenção deve possuir o sele do Inmetro, ela também deve ser cadastrada na CETESB (em São Paulo), em seu quadro funcional deve haver um engenheiro responsável e após a recarga os aparelhos devem receber um selo do Inmetro.

O condomínio não pode ficar sem extintores, a empresa contratada faz a manutenção de um andar por vez, ou empresta extintores para ficar no lugar dos que foram retirados.

É prudente que pelo menos uma vez por semana o zelador verifique todos os extintores para ver se eles não foram descarregados, por vandalismo ou por defeito técnico.

PRECISA DE MANUTENÇÃO? ENTRE EM CONTATO CONOSCO CLIQUE AQUI 

– Seguro.

As apólices de seguro geralmente cobrem danos causados por raios, mas se houver falha na manutenção do SPDA ou o ART informando que está fora das normas, possivelmente a empresa de seguro não irá pagar pelas despesas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.