A fonte de energia mais usada nas residências brasileiras é a Energia Elétrica, isto é indiscutível. Mas sempre há um aumento no custo do serviço elétrico, você pode se perguntar, quais as outras fontes de energia que eu poderia utilizar para reduzir essas taxas?

O consumo cada vez maior de energia associado à escassez de água que vem ocorrendo em várias regiões do país também é preocupante para o setor elétrico. Sendo assim, quais seriam algumas das alternativas viáveis para a população e para o setor industrial, de modo a garantir menor dependência da energia elétrica? Segue algumas possibilidades de saída, para a redução do custo da Energia Elétrica.

Gás Natural – é uma fonte de energia encontrada no meio ambiente sob dois aspectos. Um deles é a partir de sedimentos de animais e plantas (jazidas). Outra forma é através de queima de Biomassas (bagaço de cana-de-açúcar e outros).

Vantagens do gás natural – uma das vantagens do Gás Natural é a sua Comodidade e segurança. Você não vai precisar se preocupar com a troca. Ele também é uma energia limpa e garante maior resistência aos equipamentos.

Gás LP – também conhecido como Gás de Cozinha. Ele é formado por dois hidrocarbonetos encontrados na natureza; é considerada uma fonte de energia não tóxica. Pode ser usado na indústria, no comércio, nas residências e até na agricultura. Uma das vantagens é o seu prático armazenamento e também o custo de instalação.

Energia Solar – esse tipo de energia pode ser utilizada em qualquer circunstância. Entre as fontes já citadas, ela é quem tem o custo mais elevado. Mas também se trata de uma fonte de energia limpa e segura, obtida através da instalação de painéis nos telhados das Residências.

Outra Vantagem é que a energia solar não polui e sua manutenção é mínima, se comparada com a Energia Elétrica. É ideal para locais remotos, pois sua instalação é feita em escala muito menor que a elétrica. E a instalação é mais rápida e eficiente.

Carvão Vegetal – essa fonte de energia é obtida através da combustão de madeira e comumente utilizada em churrasqueiras, lareiras, fogões a lenha, no entanto, vários setores da Indústria também o têm utilizado.

Todas essas fontes de energia são alternativas viáveis, dependendo das necessidades e localização da sua residência ou setor industrial. Elas se mostram ótimas saídas, para não somente fugir da elevação das taxas de Energia Elétrica, como também para Reduzir o consumo da mesma, que tem se mostrado ineficiente para abastecer tanto setores da população, principalmente diante das recentes crises com o fornecimento de água.

Portanto, todos esses outros meios são muito eficientes e seguros, garantindo qualidade superior ao que tradicionalmente temos utilizado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.