Inspeção predial tem por finalidade avaliar o estado da edificação e de suas partes constituintes, ela é realizada para orientar as atividades de manutenção

Se você está pensando em comprar um imóvel, provavelmente é a maior compra que você vai fazer na vida. Um dos desafios com a compra de um imóvel é o risco de comprar um que tem grandes problemas de manutenção para corrigir. 

Como você provavelmente já sabe alguns vendedores propositadamente encobrem defeitos, a fim de vender um imóvel que tem problema mais rápido. Em outros casos, os construtores realizam reformas baratas e esperam lucrar com um volume de negócios. Durante as inspeções da construção, os inspetores devem verificar se existe algo que está encoberto e renovações de má qualidade.

 É por isso que é altamente recomendado que você contrate um profissional especializado para fazer uma inspeção predial antes de fechar negócio

 

Nesse artigo iremos abordar alguns itens que você deve ficar atento, veja os tópicos abaixo:
Revestimentos de parede internas.
Revestimento exterior
Partes do prédio/apartamento ou das casas como garagens ou quartos fechados durante a visita
Teto recém-rebocado e banheiro no andar acima
Guarda roupas com fundo de parede de divisa com banheiro 
Cilindros de gás na cozinha
Reformas recentes não aprovadas pela prefeitura e demais moradores
Imóvel antigo com forro de gesso 
Água foi desligada
Não se esqueça na inspeção predial de verificar esse pequeno check list 
Use o método de investigação abaixo
Resumo 

 

inspeção

Revestimentos de parede internas.

 

REFORMA DE PAREDE

 

 

Um dos defeitos mais comuns de uma casa que está oculto são rachaduras nas paredes internas. Rachaduras em revestimentos de parede são comumente corrigidos e pintados, muitas vezes há casos em que pode ter um problema mais sério.

 

Uma casa recém-pintada parece adorável, mas ele simplesmente não permite que um potencial comprador tenha conhecimento da sua história ou condição da casa. Rachaduras podem ser causadas por várias razões. O mais comum é a sedimentação da casa, em que pequenas fissuras aparecem nas paredes proximas as vigas e colunas. Estas fissuras menores, muitas vezes presentes nas casas novas, ou casas que foram recentemente reformadas. É quando essas rachaduras são ocasionadas por outros problemas mais graves, por exemplo, a remoção de paredes de suporte de carga (vigas, pilares), ai o problema é mais sério e deve se ter cuidado e ajuda de um especialista para corrigir eventuais problemas.

Se uma casa foi pintada recentemente a razão de ser cauteloso é ainda maior.

Revestimento exterior

 

REFORMA DE FACHADA

 

 

Quando o revestimento externo foi rebocado recentemente muitas vezes é difícil estabelecer se o novo aplicativo tenha ocultado um problema maior no quadro estrutural da casa. 

Semelhante a paredes internas que foram recém-pintadas, a consideração também deve ser dada às paredes externas que tenham sido recoberto, pois pode estar escondendo defeitos (fissuras) que são difíceis de reparar.  

Por exemplo, um determinado bloco de terra pode estar instável na construção, estando sujeito ao deslocamento do terreno, ou drenagem inadequada que pode causar problemas nas fundações das casas ou prédios, provocando afundamento. Este movimento, na maioria dos casos provoca rachaduras em paredes rebocadas e quando esses defeitos foram ocultados é difícil diagnosticar um problema antes da compra. Antes de comprar uma casa/apartamento que foi revestido recentemente tome cuidado, ele pode esconder problemas mais graves

 

Partes do prédio/apartamento ou das casas como garagens ou quartos fechados durante a visita

 

GARAGEM TRANCADA

 

Esse é um problema comum. O corretor pode dizer que eles não tenham a chave ou que estarão disponíveis na próxima visita ao imóvel. Às vezes é a intenção do vendedor não fornecer as chaves, a fim de esconder um defeito. Algumas das razões podem ser esconder um problemas de umidade, danos causados por cupins, rachaduras,etc…

Na maioria dos casos isto envolve a garagens. Não ter acesso à garagem ou outros quartos é comumente ignorado pelos compradores como uma inconveniência genuína, quando, na verdade, em alguns casos, o motivo é a ocultação deliberada de algum tipo de problema.

 Esteja avisado que não tenham acesso a qualquer sala ou parte de uma casa nunca é aceitável e deve ser concedido o acesso a todas as áreas. Nunca comprometer-se a uma casa onde não foi concedido o acesso a qualquer parte dela.

 

Teto recém-rebocado e banheiro no andar acima

 

Um dos defeitos mais comuns em um imóvel é infiltração de água. É notável que muitas obras não se preocupem devidamente com impermeabilização das áreas molhadas, especialmente a base e paredes dos chuveiros. As infiltrações aparecem com facilidade e é extremamente caro para consertar.

Na maioria dos casos, significa remover o chuveiro completamente e começar de novo a hidráulica e acabamento.Identificar este defeito em imóvel à venda é difícil.Muitas vezes, manchas de água são difíceis de esconder completamente, por isso ter uma inspeção completa da área é importante.

Tome nota do espaço do teto diretamente sob chuveiros e áreas molhadas, olhando especificamente para superfícies recém-pintadas. Se você suspeita de um problema passado, testes podem ser feitos a fim de verificar.

 

Guarda roupas com fundo de parede de divisa com banheiro 

 

reforma banheiro

 

Outro elemento da casa que é comumente afetada por uma infiltração são as paredes que cercam o chuveiro. Se houver  um vazamento na parede ou no chão do chuveiro ele acabará por mostrar na paredes circundantes, mais comumente na parte inferior do suporte de parede para um chuveiro.

 

Estas paredes comumente são guarda roupas que estão frequentemente cheios de roupas e itens armazenados, a inspecção das paredes são comumente ignorado pelos compradores.

 

Verifique se tapetes estão umidos, paredes de gesso mofadas e inchaço nos rodapés de madeira. Você pode até verificar se tem cheiro de mofo os guarda roupas.

 

Cilindros de gás na cozinha

 

Seja muito cauteloso sobre imóveis que tiveram a alimentação desligada, provavelmente devido à tubulação estar em mau estado e com vazamento. Isso pode ser devido a um risco de incêndio também.. Quando a energia ou gás estão desconectados geralemente foi devido a fugas de gás ou problemas elétricos.  Avalie o custo e trabalho que terá para corrigir.

 

inspeção

Reformas recentes não aprovadas pela prefeitura e demais moradores

 

Reformas  ilegais é um grande problema hoje para os compradores de imóveis.  Se você tem notou  reformas de expansão que invandem áreas que não aparentam ser originais, tome cuidado para não ter um retrabalho de adequação futura e estar sujeito a multas

 

 

Imóvel antigo com forro de gesso 

 

Outra maneira de esconder problemas no imóvel é o rebaixamento com gesso, é recomendável abrir um pequeno espaço para inspeção, ou a vista do andar superior .

 

Água foi desligada

 

Semelhante ao gás que está desligado, a hidralica deve ser testada com ensaio de a fim de revelar qualquer vazamento dos banheiros, chuveiros e a parte inferior de pias e torneiras. Não deve haver nenhuma razão para desligar a água de um imóvel durante uma visita .A reconstrução do encanamento gera trabalho e é um elemento que sai caro para corrigir devido as diversos cortes que deverão ser feitos, é vital que teste antes de comprar 

 

Não se esqueça na inspeção predial de verificar esse pequeno check list: 

 

INSPEÇÃO PREDIAL

 

Tetos – Inspecione todo teto e considerar quaisquer rachaduras e infiltrações.

As paredes internas – Olhe para quaisquer rachaduras e úmidade nas paredes, especialmente na parte de trás de áreas molhadas, tais como chuveiros e casas de banho. 

Piso – Considere todos os materiais de revestimento. Verifique o estado de azulejos no chão, piso de madeira e revestimentos em carpete. 

Marcenaria – Inspecione toda marcenaria, inclusive dentro de cada armário e gavetas. 

Hidraulica – Inspecione todos os sistemas construídos, acessórios na cozinha, banheiro e lavanderia. 

Equipamentos no banheiro – Pias e torneiras, incluindo uma inspeção da parte inferior das pias verificando se há algum vazamento ou deterioração visível. 

Lareiras –  Além disso, verifique a adequação da lareira e sua exaustão (isso pode matar). 

Janelas – Verifique o estado e usabilidade de todas as janelas por dentro e por fora (se for possível). 

As portas – Verifique o estado e usabilidade de todas as portas internas e externas. Verifique o estado de varandas, pátios e decks. 

Telhado exterior (casas) – Incluindo cobertura e rufos.

Inspecione a condição de todas as calhas, tubos e reservatórios de água.

Muros e cercas- Verifique o estado de todos os muros e cercas.

Serviços – Verifique e observe serviços como gás, interruptores de segurança, detectores de fumaça, ar condicionado e aquecedores,etc….

 

Use o método de investigação abaixo:

 

Qual é defeito?

Onde está localizado?

Que as prováveis consequências se não for corrigido?

Quem é o responsável por corrigir isso?

 

Assim você terá uma analise de custo benefício desse imóvel

 

Resumindo 

 

Há tantos estilos de imóveis e tantos métodos de construção que torna extremamente difícil para um comprador identificar os elementos estruturais principais de uma casa que devem ser observado, para não mencionar a identificação dos defeitos. Os componentes estruturais de uma casa são complexos. Há vários problemas em um imóvel que podem ser escondidos. Gesso, pisos, telhados e alvenaria são todos os componentes de um imóvel que podem encobrir os elementos estruturais, e quando essas partes foram remodeladas é ainda mais difícil de identificar defeitos, como rachaduras, danos causados pela água e má construção. Inspetores têm uma compreensão de todos os componentes que compõem um imóvel e estão condicionados a investigar aquelas partes que conduzem a danos estruturais.Se você está pensando em comprar uma casa avalie a contratação de um engenheiro para inspecionar o imóvel…Não deixe de consultar o registro desse engenheiro junto ao CREA

 

 

Outros artigos que podem te ajudar:

 

 >>Teste de estanqueidade – Saiba tudo sobre ele! 

>> Principais erros de instalação de aquecedor de água 

>>Quais são os benefícios de realizar a manutenção no sistema de gás? 

 

 

inspeção

Eng. Felipe Wagner

Felipe Wagner

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.