Instalação de fogão normalmente gera insegurança nas pessoas na hora de instalar ou mesmo de escolher quem vai fazê-lo, você é uma delas?  Um vazamento de gás em sua casa pode ser fatal. Aqui é o caminho certo para instalar seu fogão, cooktop, aquecedor de água na linha de gás ou quaisquer outros aparelhos que necessitem de adaptação.

Esse artigo não tem como objetivo incentivar que pessoas leigas e que não tenham auxílio de um engenheiro façam esse trabalho conforme a Norma NBR 15526 exige. Sabemos também que, segundo a norma Norma 16.280, o leigo não pode realizar serviços de engenharia sem o consentimento do síndico e com empresa de engenharia. As instalações de gás em toda sua extensão fazem parte do sistema estrutural do prédio e um único descuido pode colocar em riscos todos os moradores. O site Sindiconet, possui uma matéria explicando o tema.

Nesse artigo você vai aprender:

– Tempo previsto de instalação;

– Complexidade;

– Custo;

– Instalação de fogão ou cooktop para gás encanado;

– Instalação de fogão ou cooktop para botijão de gás;

– Melhores Dicas Para não perde dinheiro na hora de instalar seu fogão. video de manutenção em gás

Tempo previsto de instalação

tempo de instalação

Técnico: 30 minutos a 1 hora. Leve em conta que, além de ter conhecimento do serviço, ele chegará com todos os componentes necessários para fazer a instalação com segurança.

Leigo: Depende da habilidade da pessoa, devemos considerar que a pessoa terá que achar todas as peças e sair para comprar podendo levar de 1 a 2 dias.

Complexidade

Técnico: Fácil

Leigo: Médio a difícil

Custo

Empresa especializada: Instalação sem regulador: R$ 190,00 (mangueira de aço, registro esfera, conexões de adaptação, teflon e visita)

 Leigo: Instalação sem regulador: R$ 100,00 (mangueira de aço, registro esfera, conexões de adaptação, teflon), pressupondo que o mesmo possua ferramentas. 

 instalação de fogão com a RW

Instalação de fogão ou cooktop para gás encanado

Ligar um fogão a gás ou cooktop é uma tarefa que requer apenas ferramentas básicas e alguns materiais. O primeiro passo (e o mais importante) é a compra correta de material. Para uma instalação segura, conta muito a escolha correta das peças. Confira abaixo:

Lista de compras:

Procedimentos:

Cuidados:

Ferramentas necessárias para este projeto:

Ter as ferramentas necessárias para este serviço de ligação do fogão antes de começar a tarefa é essencial, pois você economiza tempo e evita frustração. Os principais itens são:

 Instalação de fogão ou cooktop para botijão de gás

Pode ser que instalação de fogão ou cooktop, para botijão de gás, você precisa ficar atento pois será necessário peças a mais que as acima listadas. Segue a lista de materiais adequada para essa instalação:

Procedimentos:

 Ferramentas necessárias para este projeto:

Ter as ferramentas necessárias para este serviço de ligação do fogão antes de começar a tarefa é essencial, pois você economiza tempo e evita frustração. Os principais itens são:

Cuidados:

Diferenças entre equipamentos para botijão e equipamentos para gás encanado

Além das diferenças no processo de instalação e até mesmo nos itens e ferramentas necessárias, o próprio equipamento pode precisar de uma adaptação ao migrar de um sistema de botijão para outro de gás encanado ou vice-versa. Normalmente, o gás contido no botijão de gás é o GLP (gás liquefeito de petróleo), enquanto alguns sistemas de gás encanado utilizam o GN (gás natural). O GLP é mais pesado que o gás natural. Por outro lado, há maior facilidade de armazenamento, daí o seu uso em botijões. Em contrapartida, o gás natural deixa a chama do seu fogão mais forte e estável.

Além disso, a pressão e a vazão podem ser diferentes entre os dois modelos de sistema, o que leva à necessidade de uma conversão do equipamento antes da instalação da nova entrada. Assim, evita-se problemas que colocariam em risco a segurança dos usuários.

Conversão de equipamentos para adaptação ao novo sistema

Por via de regra, todo fogão já sai da fábrica pronto para ser utilizado com o GLP. Se você utiliza botijão, é só instalar (com todos os requisitos de segurança, é claro) e colocar em uso. Acontece que, em algumas residências, utiliza-se o gás natural encanado. É aí que o equipamento vai precisar passar por uma conversão antes de ser instalado. Dessa forma, o serviço consiste em uma adaptação interna do equipamento para que ele apresente rendimento satisfatório e seguro mesmo em um sistema de gás encanado natural. Estamos falando de um outro procedimento que deve ser realizado por empresa especializada!

Qual o papel dessa empresa especializada em todo o processo?

Como dissemos, profissionais qualificados são capazes de realizar a conversão e instalação do seu equipamento com segurança e eficiência. Você pode contratar uma empresa que realiza desde a avaliação do seu equipamento até a sua completa instalação, passando pela conversão, se necessário. Caso você more em condomínio, qualquer problema no funcionamento do sistema deve ser informado à administração. Para quem mora em residência comum com gás encanado, o ideal é ligar para a empresa que fez a instalação sempre que houver um problema ou suspeita de vazamento.

A RW Engenharia, por exemplo, tem vasta experiência nesse mercado, e conta com profissionais capacitados, sempre prontos a oferecer a você o melhor atendimento e um serviço com garantia de excelência e qualidade.

Melhores dicas para não perder dinheiro na hora de instalar seu fogão

oportunidades

Embora não exista receita pronta para evitar prejuízos na instalação do seu fogão, as dicas abaixo podem ajuda-lo:

Para finalizar

A instalação de fogão realizada com profissional qualificado irá garantir que você não tenha dor de cabeça com peças compradas erradas, custo de retrabalho, dificuldade de comprar peças homologadas e seguras e o custo final acabará sendo mais vantajoso.

Além disso, contar com serviço especializado é garantia de segurança. Vazamentos de gás podem causar sérias explosões ou intoxicação por inalação e somente o serviço profissional pode atenuar esses riscos.

Outros artigos que podem te ajudar: 

>>Cheiro de gás de Cozinha-Aprenda Tudo sobre ele! *Artigo Novo*
 >> Tubulação Aparente de Gás e Água: Saiba tudo sobre elas!  
>> Aprenda Tudo Sobre Detectores de Gás lp
>>Teste de estanqueidade – Saiba tudo sobre ele!

instalação de fogão com a RW

video de manutenção em gás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.