Gás Natural é utilizado mundialmente. Desde que foi descoberto e começou a ser estudado e utilizado pelas pessoas, ele nunca mais deixou de ser importante. Pode ser obtido de duas formas e sua comercialização é em grande escala. E nesse artigo de hoje você vai ficar sabendo mais sobre o que realmente é o Gás Natural e como fazer o uso dele.

 

 

video de manutenção em gás

 

Um combustível fóssil encontrado na natureza, geralmente no subsolo em reservatórios bem profundos que podem ou não estar associados ao petróleo. Da mesma maneira que o petróleo, o gás natural também é resultado da decomposição de plantas e fósseis de animais pré históricos e de matéria orgânica.

 

Sua composição é de hidrocarbonetos, como butano, propano, etano, metano e outras gases em menores quantidades, porém cerca de 70% é composta de gás metano.  Permanece em temperatura e pressão ambiente, ficando no estado gasoso. Pode ser encontrado em jazidas, sendo necessário fazer perfurações no solo para extraí-lo ou na queima de biomassa que é o bagaço de cana – de – açúcar.

 

É um gás incolor e a queima agride menos ao meio ambiente, quando comparado a outros combustíveis, como o petróleo e o carvão mineral. O biogás, obtido na queima de biomassa, é um combustível totalmente renovável, não tem muitos impactos ao meio ambiente e os custos econômicos são muito menores.

 

o que é gás natural

Após ser retirado de jazidas ou da biomassa, o Gás Natural passa por um processo de tratamento para a retirada de impurezas como areia, água, outros gases, componentes condensáveis e mais pesados, como gás liquefeito do petróleo, também conhecido como gás de cozinha e a gasolina natural.

 

Depois, é distribuído por tubulações gigantescas que levam o gás dos produtores até os consumidores. Essas tubulações recebem o nome de gasoduto. O Brasil é um grande produtor de Gás Natural, porém devido o aumento do consumo desse gás pela população é necessário importar da Bolívia, a importação é feita por um gasoduto que liga o Brasil (consumidor) até a Bolívia ( produtor ).

 

É bastante utilizado como fonte energética em residências, veículos e indústrias. O GNV é o gás natural para veículos que uma das opções favoritas para os motoristas e para o meio ambiente. Pois é bem mais barato que os outros combustíveis e sua combustão não gera muito poluente, sendo considerado uma fonte de energia limpa.

 

As indústrias utilizam o gás natural principalmente para gerar eletricidade. Nas residências, é mais utilizado para aquecimento de água e do ambiente. Na área do comércio, é utilizado principalmente para o aquecimento do ambiente. 15,6 % do consumo de energia mundial é produzido através do gás natural.

 

 

Geralmente, o Gás Natural encontrado no subsolo é associado a outros componentes como óleo ou é envolvido por um espécie de capa de gás. Dessa forma, ele precisa ser separado do óleo para poder ser comercializado, o que acaba dificultando um pouco a sua distribuição.

 

 

O Gás Natural Não Associado é aquele livre de óleo com apenas uma quantidade mínima desse componente. Facilitando assim a sua comercialização, pois não há necessidade de se realizar um processo longo e demorado de separação entre os componentes.

 

Você com certeza já deve ter sentido cheiro de gás, é um cheiro inconfundível. Porém, o gás natural não tem cheiro nenhum. Este aroma foi introduzido artificialmente para que ficasse mais fácil de detectar qualquer tipo de vazamento a tempo de tomar as providências necessárias para evitar um acidente.

 

Infelizmente, para que essa medida de segurança fosse ativada precisou acontecer um grave acidente antes. Em 1937, ocorreu uma explosão dentro de uma escola nos Estados Unidos. O acidente foi muito grave e provocou a morte de 300 pessoas.

 

O Gás Natural é um dos mais importantes e mais utilizados. É pouco agressivo ao meio ambiente, pode ser obtido de duas maneiras, o jazidas e queima de biomassa. Além de ser muito mais barato, em todos as aspectos econômicos analisados. Mais um ótima característica a seu favor é o fato de ser um fonte renovável.

 

Três métodos de extração de gás natural 

Perfuração Horizontal

 

Perfuração horizontal começa com um poço vertical, que se transforma horizontal dentro da rocha reservatório, de modo a expor mais o furo aberto para o óleo. Estes “pernas” horizontais pode ter mais de um quilômetro de comprimento; quanto maior o comprimento da exposição, mais petróleo e o gás natural é drenado e o mais rápido pode fluir. Mais petróleo e gás natural pode ser produzido com menos poços e menor perturbação da superfície. No entanto, a tecnologia só pode ser empregue em certos locais.

 

Perfuração Multilateral

Às vezes as reservas de petróleo e gás natural estão localizados em camadas separadas no subsolo. Perfuração Multilateral permite que os produtores se ramificam a partir do poço principal para explorar as reservas em diferentes profundidades. Isto aumenta drasticamente a produção de um único poço e reduz o número de poços perfurados na superfície.

 

Alcance estendido de perfuração

Alcance estendido de perfuração permite que os produtores  atingem os depósitos que estão a grandes distâncias longe da plataforma de perfuração. Isso pode ajudar os produtores a explorar depósitos de petróleo e gás natural em áreas de superfície, onde um poço vertical não pode ser perfurado, como sob áreas desenvolvidas ou ambientalmente sensíveis.Podem chegar ao longo de 5 km do local da superfície.

 

Outros artigos que podem te ajudar:

 

>>Tubulação Aparente de Gás e Água: Saiba tudo sobre elas!  * NOVO ARTIGO*

>>Quais são os benefícios de realizar a manutenção no sistema de gás? 

>>Como Instalar a Tubulação de Gás Residencial? 

>>Tubulação para gás: Compare as opções

 

Precisa de instalação, manutenção e projeto de gás natural e glp no seu estabelecimento ou condomínio em Belo Horizonte ou Minas Gerais?

Entre em contato com a RW Engenharia!

* visita sem custo para condomínios na região metropolitana de BH

copy-of-faca-contato-com-a-rw-engenharia

video de manutenção em gás

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.