O óxido nitroso (N 2 O) tem estado disponível desde os meados da década de 1800, mas só ganhou aceitação geral como sedação dentária na segunda metade do século 20. Seu uso acelerado na década de 1970 e 1980, nivelados por um período breve por causa de preocupações ambientais, e, em seguida, continuou a aumentar no século 21. Os objetivos deste artigo são: Rever as indicações e contra-indicações e importância do N 2 O em procedimentos cirúrgicos orais menores.
O que é óxido nitroso?

O óxido nitroso é um gás incolor e praticamente inodoro, com um cheiro suave e doce. É um agente analgésico / ansiolítico eficaz que causa depressão e euforia do sistema nervoso central, com pouco efeito no sistema respiratório.
Óxido nitroso em cirurgia oral
A ansiedade do paciente sempre foi uma questão importante nos consultórios odontológicos.O uso de N 2 O para o dentista e a equipe odontológica deve ser para gerenciar a ansiedade e a dor do paciente.
Embora a ansiedade e a dor possam ser modificadas por técnicas psicológicas, em muitos casos são necessárias abordagens farmacológicas. A analgesia é definida como diminuição ou eliminação da dor e da ansiedade em um paciente consciente. O paciente responde normalmente a comandos verbais . Todos os sinais vitais são estáveis, não há risco significativo de perda de reflexos protetores e o paciente é capaz de retornar à mobilidade pré-procedimento. Em crianças, a analgesia pode agilizar a entrega de procedimentos que não são particularmente desconfortáveis, mas exigem que o paciente não se mova. Também pode permitir que o paciente tolere procedimentos desagradáveis, reduzindo ou aliviando a ansiedade, desconforto ou dor. O resultado das abordagens farmacológicas é variável e depende da resposta de cada paciente a vários medicamentos. O efeito clínico da inalação de óxido nitroso / oxigênio, no entanto, é mais previsível entre a maioria da população.
- O paciente deve ser aconselhado a evitar refeições pesadas antes do uso
- Pacientes com lentes de contato devem ser removidos, pois vazamentos de gás ao redor da ponte nasal podem causar ressecamento dos olhos.
Técnicas de Administração do óxido nitroso na odontologia
A sedação com oxigênio sempre começa e termina com o paciente recebendo 100% de oxigênio. Então, lentamente permitiu respirar. Uma taxa de fluxo de 5–6 L / min geralmente é aceitável para a maioria dos pacientes. A vazão pode ser ajustada após a observação do saco reservatório. A bolsa deve pulsar suavemente a cada respiração e não deve estar excessivamente inflada ou insuficiente. Recomenda-se a introdução de oxigênio a 100% por 1-2 minutos, seguida da titulação de N 2 O em intervalos de 10%. Durante a analgesia por óxido nitroso / oxigênio / ansiolise, a concentração de N 2 O não deve exceder rotineiramente 50%. Quantidades crescentes de N 2O até que o efeito desejado seja alcançado. É importante que o paciente seja lembrado de respirar pelo nariz para que o gás funcione. O paciente deve ser questionado sobre como está se sentindo. Os níveis terapêuticos variam de paciente para paciente. Se o nível nitroso sendo administrado for muito baixo, o paciente não receberá uma dose ansiolítica eficaz. Se o nível nitroso for muito alto, poderão ocorrer efeitos colaterais indesejados.
Estudos mostraram que as crianças dessaturam mais rapidamente que os adolescentes, e é importante administrar 100% de oxigênio ao paciente por 3-5 minutos, após a interrupção do óxido nitroso em um sistema fechado.
Os objetivos da inalação de óxido nitroso / oxigênio incluem
- Reduzir ou eliminar a ansiedade
- Reduzir movimentos e reações indesejáveis ao tratamento odontológico
- Melhore a comunicação e a cooperação do paciente
- Aumentar o limiar da reação à dor
- Aumentar a tolerância para compromissos mais longos
- Auxílio no tratamento do paciente com deficiência mental / física ou comprometida clinicamente
- Reduzir engasgos
- Potenciar o efeito de sedativos.
Indicações do óxido nitroso na odontologia
- Paciente com medo, ansioso ou obstrutivo
- Certos pacientes com necessidades especiais de assistência médica
- Paciente cujo reflexo de vômito interfere nos cuidados dentários
- Um paciente para quem não é possível obter anestesia local profunda
- Uma criança cooperativa está passando por um longo procedimento odontológico.
Contra-indicações do óxido nitroso na odontologia
- Doenças pulmonares obstrutivas crônicas
- Distúrbios emocionais graves ou dependências relacionadas a drogas
- Primeiro trimestre de gravidez
- Tratamento com sulfato de bleomicina
- Deficiência de metilenotetrahidrofolato redutase.
Sempre que possível, especialistas médicos apropriados devem ser consultados antes de administrar agentes analgésicos / ansiolíticos a pacientes com condições médicas subjacentes significativas (por exemplo, doença pulmonar obstrutiva grave, insuficiência cardíaca congestiva, doença falciforme, otite média aguda, enxerto recente de membrana timpânica, lesão grave na cabeça aguda
Vantagens do óxido nitroso na odontologia
- Fácil de administrar
- O início da ação é rápido
- N 2 O possui ordem branda, agradável e não irritante
- A rápida absorção e eliminação de N 2 O assegura que nenhum efeito de ressaca seja observado
- A recuperação é rápida
- A titulação é possível
- Existe uma ampla margem de segurança
- Existe estabilidade cardio-respiratória
- Náuseas e vômitos são incomuns
- A integridade do reflexo é mantida
- Nenhuma preparação do paciente é necessária
- Não há necessidade de qualquer acompanhante.
Desvantagem do óxido nitroso na odontologia
- O equipamento é caro
- O paciente deve ser capaz de respirar pelo nariz
- Interferência do capuz nasal com injeção na região maxilar anterior.
Conclusão sobre o uso do óxido nitroso na odontologia
A anestesia com óxido nitroso / oxigênio é usada de maneira padrão em odontologia e medicina. E uma revisão regular dos padrões é inestimável para manter o mais alto padrão de atendimento. O uso e administração profissional de N 2 O é um método testado e comprovado para gerenciar a ansiedade dos pacientes por procedimentos odontológicos. A experiência geral do paciente é aprimorada pelo uso cuidadoso e profissional desse gás anestésico para a construção de práticas. Os membros da equipe odontológica devem aderir aos melhores protocolos clínicos e conhecer o padrão de atendimento para garantir segurança absoluta ao paciente e minimizar a exposição a si próprio. O N 2 O é seguro e eficaz para uso por profissionais dentários qualificados em uma ampla variedade de situações que requerem controle da dor e da ansiedade nos pequenos procedimentos cirúrgicos orais.
