Oxigênio medicinal é um gás medicinal criogénico, sendo o gás mais utilizado dentro de um estabelecimento de saúde e, normalmente ele é fornecido em cilindros de aço à pressão de 200 bar.

 

OBS: Esse artigo não tem objetivo de instruir ao leitor como utilizar o oxigênio medicinal, essa orientação é feita por um profissional habilitado, no caso o médico. O objetivo de é passar alguns conhecimentos sobre um fluído na qual instalamos as tubulações.

 

O Oxigênio Medicinal é inodoro, insípido é oferecido na sua forma líquida , depois vaporizado e posteriormente inalado. No estado líquido o oxigénio medicinal é de cor azul pálido e está a aproximadamente  180ºC.

 

O uso do oxigênio medicinal é indicado para:

 

Tratamento ou prevenção da hipoxia crônica ou aguda e pacientes que sofrem com cefaleias .

 

Para tratamento de doenças de descompressão, embolias gasosas e intoxicação por monóxido de carbono.

 

 Deve-se levar em conta que elevadas concentrações de Oxigênio  medicinal só devem ser administradas durante o período que for preciso para atingir os resultados desejados e devem ser monitorizadas por meio de análises repetidas da pressão de Oxigênio arterial (PaO2) ou da saturação da hemoglobina em Oxigénio (SpO2) e da concentração de Oxigénio inalado (FiO2).

 

A administração de elevadas concentrações de Oxigénio medicinal também precisa  ser monitorizada em pacientes que apresentem diminuição da sensibilidade para a pressão de dióxido de carbono no sangue arterial.

 

Você deve informar o seu médico ao utilizar Oxigénio Medicinal com outros medicamentos ainda que estes sejam de venda livre.

 

 gases medicinais

 

Como é utilizado o oxigênio medicinal

oxigênio medicinal

A quantidade de Oxigénio Medicinal que pode ser utilizada deve estar de acordo com os sintomas clínicos, e é o médico quem deve prescrever.

 

Sua administração ocorre por meio de ar inspiratório ou em situações específicas através de oxigenadores ou by-pass pulmonar. Se utilizar mais Oxigénio Medicinal em excesso, pode sofrer tonturas, convulsões ou perder a consciência. Caso isso acontecer, diminua a  concentração de Oxigénio ou interrompa o tratamento . Os efeitos irão desaparecer e pode retomar a terapia caso for necessário.

 

Como possíveis efeitos secundários, destaca-se possíveis dores torácicas, tosse e dificuldades respiratórias.

 

 

Como deve ser guardado o oxigênio medicinal

 

Deve ser armazenado em locais cobertos, limpos e secos e não deve ser colocado em locais sujeito a frio ou calor extremos. Armazene os cilindros a uma temperatura inferior a 50 ºC.

 

Lembre-se de que Oxigénio alimenta a combustão pelo que não se deve fumar ou utilizar chamas nuas onde os cilindros estejam armazenados. E, sobretudo, mantenha  fora do alcance e da vista das crianças.

 

Outros cuidados básicos são: manter sempre a válvula fechada, se não estiver em uso e devolver o recipiente ao fornecedor quando vazio.

 

 

Regras segundo a Anvisa

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prevê regras para concessão de autorização de funcionamento de empresas fabricantes e envasadoras de gases medicinais que são:

 

 

 

 Recordando que os gases medicinais são uma mistura de gases destinados a entrar em contato direto com o organismo humano para que possa ser realizado um diagnóstico médico, tratamento ou prevenção de doenças além de restaurar, corrigir ou modificar funções fisiológicas.

 

O oxigêcio é o mais utilizado nos serviços de saúde atualmente e é indicado no tratamento da enxaqueca, úlceras de pele, feridas, insuficiência respiratória, além de ser usado, também, como coadjuvante em anestesias.

 

As empresas fabricantes e envasadoras de gases medicinais  devem  obter a Autorização de Funcionamento (AFE) e o Certificado de Boas Práticas de Fabricação. Essa medida é válida tanto para os fabricantes de gases medicinais quanto para aquelas empresas que, mesmo sem realizar o processo completo, participam do controle ou elaboração de alguma etapa do processo, como o envase (enchimento) de cilindros, tanques criogênicos e caminhões-tanque.

 

Precisa instalar gases medicinais ou especiais no seu estabelecimento? 

Entre em contato com a RW Engenharia!

* visita sem custo na região metropolitana de BH

 

gases medicinais

 

ENG. FELIPE WAGNER

 Oxigênio Medicinal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.