Para raio é Obrigatório? Essa é uma pergunta muito comum entre os síndicos de prédios já habitados que não possuem um sistema de para raio (SPDA)

A norma da ABNT não dá uma resposta direta para essa pergunta mas a NR 10 nos ajudará a entender qual a verdadeira necessidade desse sistema

Para uma conclusão precisa iremos desenvolver uma linha de raciocínio que irá facilitar a interpretação de todos os interessados.

 

Está interessado em saber se em seu prédio é obrigatório a instalação do para raio? Então leia esse artigo até o fim

O que o código de direito do consumidor diz?

O que a Norma NBR 5419 antiga fala sobre a obrigatoriedade do SPDA?

O que a Norma NBR 5419 de 2015 fala sobre a obrigatoriedade do SPDA?

O que a NR 10 fala sobre a obrigatoriedade do SPDA?

Conclusão: Para Raio é obrigatório?

 

O que o código de direito do consumidor diz?

 

No artigo 39:

É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

No inciso IIIV:

VIII – colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro);

Resumindo, nenhuma construtora pode entregar uma edificação se o SPDA  não estiver em acordo com a norma da ABNT

 

O que a Norma NBR 5419 antiga fala sobre a obrigatoriedade do SPDA?

 

Para raio é Obrigatório

No Anexo B:

B.1 Generalidades

B.1.1

Estruturas especiais com riscos inerentes de explosão, tais como aquelas contendo gases ou líquidos inflamáveis,requerem geralmente o mais alto nível de proteção contra descargas atmosféricas. Prescrições complementares para esse tipo de estrutura são dadas no anexo A

B.1.2

Para os demais tipos de estrutura, deve ser inicialmente determinado se um SPDA é, ou não, exigido.

Em muitos

casos, a necessidade de proteção é evidente, por exemplo:

  1. a) locais de grande afluência de público;
  2. b) locais que prestam serviços públicos essenciais;
  3. c) áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;
  4. d) estruturas isoladas, ou com altura superior a 25 m;
  5. e) estruturas de valor histórico ou cultural

 

B.1.3

Este anexo apresenta um método para determinar se um SPDA é, ou não, exigido, e qual o nível de proteção aplicável. No entanto, alguns fatores não podem ser avaliados e podem sobrepujar todas as demais considerações.

Por exemplo, o fato de que não deve haver qualquer risco de vida evitável, ou de que os ocupantes de uma estrutura devem se sentir sempre seguros, pode determinar a necessidade de um SPDA, mesmo nos casos em que a proteção seria normalmente dispensável. Nestas circunstâncias, deve recomendar-se uma avaliação que considere o risco de exposição (isto é, o risco de a estrutura ser atingida pelo raio), e ainda os seguintes fatores:

  1. a) o tipo de ocupação da estrutura;
  2. b) a natureza de sua construção;
  3. c) o valor de seu conteúdo, ou os efeitos indiretos;
  4. d) a localização da estrutura;
  5. e) a altura da estrutura

 

O que a NR 10 fala sobre a obrigatoriedade do SPDA?

 

Segundo NR 10:

10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:

 

  1. b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;

 

  1. g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.

 

O que a Norma NBR 5419 de 2015 fala sobre a obrigatoriedade do SPDA?

 

A segunda parte da ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para análise de risco em uma estrutura devido às descargas atmosféricas para a terra.

 

Nessa parte da norma avalia o risco de falhas em equipamentos eletrônicos, perdas financeiras, riscos de vida, índice de incidência de raios na região entre outros, ou seja, é feito um cálculo para avaliar a obrigatoriedade, logo se seu prédio não possui um SPDA, obrigatoriamente deverá possuir essa metodologia de avaliação no local com uma ART (anotação de responsabilidade técnica) assinado por um engenheiro eletricista.

 

Conclusão: Para Raio é obrigatório?

Percebemos que a maioria das estruturas necessitam de um sistema de proteção a descargas atmosféricas, as estruturas que através de um gerenciamento de risco foram dispensadas, devem conter um relatório técnico com sua devida ART (anotação de responsabilidade técnica), mas acredito que a responsabilidade por um relatório dessa significância deva ser feito realmente por profissionais capacitados para isso.

 

 

Respostas de 16

  1. Boa noite gostaria de saber de um Engenheiro Mecânico pode tirar uma ART e LAUDO técnico de uma MANUTENÇÂO de PDSA

    1. Prezado,

      Vc se refere a manutenção em SPDA? caso positivo não
      PDSA- que vc se refere é ametodologia: Plan (Planejar) – Do (Fazer) – Study – (estudar, agir) –Act (Agir)

      Att

      Felipe

  2. Boa noite, sou síndico de um prédio de 19 apartamentos e 3 andares. Este prédio foi construído em 2013. Recentemente caiu um raio em cima do nosso prédio e percebemos que não tinhamos para raio. Também tivemos alguns prejuízos com central de interfone, dvr, entre outros. Minha dúvida é: uma vez q eles nao instalaram o para raio, eu posso cobrar os prejuízos da construtora ? Existe alguma data de quando os para raios começaram a ser obrigatório ou eles sempre foram obrigatórios.

    1. Ola Denis

      Toda edificação que não possui SPDA conforme NBR 5419 da ABNT deve ter uma justificativa técnica chamada de gerenciamento de risco. Com relação a cobrar os prejuízos você deve contratar um advogado

      ATt

      Felipe

  3. Um galpão com telha metálica, com mais de 980m quadrados, altura pelo menos 8 m, precisa de para raio@

  4. Estou assumindo como síndico de um condomínio de cinco andares, constatei que não temos para-raios, mas tive uma informação que um prédio próximo que tem para-raios, por esse motivo não temos. Nesse caso sou obrigado a ter para-raios???

  5. Um município que detém um campo de futebol aberto para jogos de futebol, possui responsabilidade / obrigatoriedade de instalar para raios?

    1. Prezado Wagner,

      A NBR 5419 possui uma metodologia de cálculo para definição de obrigatoriedade, se chama gerenciamento de risco, a norma não tem resposta direta para essa pergunta (ela vai avaliar quantidade de pessoas, sistema de combate a incêndio, etc…)

      Att

      Felipe

  6. Bom dia, gostaria de saber como classificar os niveis de spda para diferentes imoveis, tais como, residencias, industrias, comercios e etc. Obrigado

  7. Qual a validade de um laudo SPDA?
    Deve ser feito de quanto em quanto tempo?
    Depois de realizado laudo com ressalvas, obra realizada, como proceder?

  8. O sistema de para raio nas empresas é obrigado a fazer inspeção nos sistemas de quanto em quantos tempo?

  9. Sou síndico de um prédio de 14 andares e a construção tem 60 anos .
    Temos para raio com gaiola em cobre.
    Na renovação deste ano veio um técnico e disse q temos q trocar por alumínio,
    Temos mesmo q fazer esta troca, por alumínio, estáuito assuma de nosso orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale conosco

Dúvidas e Orçamentos

Utilize o formulário abaixo para enviar sua dúvida ou solicitar um orçamento

Telefones

(31) 3371-7353

Comercial
Agendamento de Obra
Financeiro

   *Todos os telefones atendem também por whatsapp e fornecedores de  materiais só atendemos via email:operacional@rwengenharia.eng.br