Normas Para Instalação De Gás: Sabendo que o gás é um produto inflamável que deve ser manuseado e instalado com todo o cuidado, para isso, foram criadas as normas que devem ser seguidas na hora de sua instalação. A forma como é feita a instalação do gás pode ser responsável por diminuir ou aumentar os risco de vazamentos e acidentes domésticos.
A principal função das normas para instalação de gás é justamente tentar diminuir o risco de acidentes e vazamento de gás. Até porque, muitas pessoas acabam sendo pegas de surpresas e como estão despreparadas para lidar com a situação, a possibilidade de acontecer um acidente grave só aumenta.
Vejamos as principais Normas Para Instalação De Gás:
-
NBR 15526 – Redes de distribuição internet para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais.
A norma para instalação de gás NBR 15526 é responsável por estabelecer os requisitos essenciais para concretizar e executar um projeto de instalação de gases combustíveis em locais residenciais e comerciais para que não a ultrapassem a pressão de operação de 150 kPa e que tenham a possibilidade de ser abastecido por canalização de rua e por centrais de distribuição de gás. O gás é conduzido por um sistema de tubulação até seu local de destino.
-
NBR 13103:2013 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial
Esta norma é responsável por estabelecer as exigências mínimas para a instalação de aparelhos a gás com o objetivo de serem usados em residências. Uma dessas exigências é o somatório de potências não deve ultrapassar o valor de 80,0 KW dentro de um local de instalação.
-
NBR 15358:2014 – Rede de distribuição interna para gás combustível em instalações de uso não residencial de até 400 kPa.
Esta norma é a responsável por estabelecer as normas mínimas exigidas para a instalação de interna de gás combustível de uso não residencial, como atividades comerciais ou industriais que não podem exceder a pressão de 400 kPa durante as operações. Tem que ter disponibilidade para ser abastecido por centrais de distribuição de gás e por canalização de rua.
Essas são as principais normas estabelecidas. Agora, vamos citar alguns outros requisitos exigidos para fazer um instalação de gás adequada.
Outros Requisitos das Normas Para Instalação De Gás
- O botijão de gás deve ser fabricado seguindo as instruções das normas técnicas e tem que passar pelo teste de controle de qualidade todas as vezes em voltar para a central de reabastecimento e deve ser manuseado corretamente, ou seja, sempre na posição vertical.
- Os recipientes de armazenamento de gás devem ser de aço e apropriados para suportar altas pressões.
- Nas residências, o botijão P 13 deve ser colocado do lado de fora da casa, em um ambiente ventilado e arejado porém que não fique exposta ao sol ou a chuva. Assim, evita a ocorrência de muitos acidentes.
- Recipientes utilizados em ambientes como hospitais, indústrias, escolas, entre outros. Os botijões, geralmente no modelo P 45 ou tanques estacionários, devem ser armazenados em abrigos construídos especialmente para esta função. Dever ser no exterior do local, em um ambiente arejado, sem fontes de calor e com equipamentos contra incêndio.
Em caso de não haver uma rede de hidrantes no local é necessário a colocação de extintores de pó químico de 4 kg cada. Os botijões não podem ficar em contato com terra ou em locais com acúmulo de água. Também devem ser colocadas placas sinalizadoras, dizendo: “PERIGO INFLAMÁVEL” e “PROIBIDO FUMAR”.
- A tubulação aparente facilita a detecção de vazamentos ajudando a agir de maneira mais rápida. Deve estar pintada de amarelo para que se possa identificar de imediato o tubo usado para transportar o GLP
Essas são algumas das principais normas para a instalação de recipiente de armazenamento de gás em ambientes não residenciais e residenciais. Criadas com o objetivo de diminuir os riscos de manuseio e utilização de produto inflamáveis. Certifique-se de comprar botijões apenas em empresas que sigam essas normas e que sejam credenciadas.
Outros artigos que podem te ajudar:
>>Tubulação Aparente de Gás e Água: Saiba tudo sobre elas! * NOVO ARTIGO*
>>Quais são os benefícios de realizar a manutenção no sistema de gás?
>>Como Instalar a Tubulação de Gás Residencial?
>>Tubulação para gás: Compare as opções
Precisa de instalação, manutenção e projeto de gás natural e glp no seu estabelecimento ou condomínio em Belo Horizonte ou Minas Gerais?
Entre em contato com a RW Engenharia!
* visita sem custo para condomínios na região metropolitana de BH
ENG. FELIPE WAGNER
Estou impressionado com o conteúdo do site. Espero que possamos fechar um contrato para a manutenção de nossa rede interna de distribuição de GLP.
Alzenir
Síndico – Condomínio Villa Florense – Rio das Ostras – RJ
Olá, boa noite!
Gostaria de trabalhar com instalação de gás, para prédios, áreas comerciais e, residencial.
Onde posso fazer curso(s) pra poder conseguir autorização para fazer este tipo de trabalho?
Ou como posso proceder?
Prezado,
Geralmente são dois tipos de profissionais, o instalador e o engenheiro/projetista.
Se o seu desejo é montagem procure o CREA ou Sebrae/Senai de sua cidade e verifique se possui o curso de gasista.
Caso sejaseu desejo trabalhar com projeto e dimensionamento deve se graduar em engenharia mecânica
Att.
Eng. Felipe
Prezada,
O ideal é 30cm- 50cm, porém muitos locais não é possível fazer o corte nessa profunidade.
Att.
Felipe
Olá boa tarde, gostaria de saber se botijões estacionários podem ficar colados com paredes residenciais e perto poste com transformado elétrico, neste caso, a menos de 2,00m de distancia do poste
A quantidade destes botijões é de 5, o local é aberto, não tem cadeado no portão e não tem nenhum extintor de incêndio no local.
Obrigado pela atenção.
O afastamento mínimo é de 3 metros de fonte de ignição, deve possuir extintor de pó químico seco
Att
Felipe
Eu gostaria de saber se pode ter oficina de colocação de gaz em carro perto de casas em área residencial por favor me responda pois perto da minha casa tem um oficina e não aguntemos mas o cheiro de gaz obrigado
Prezado,
Pode, desde que mantenha todos os afastamentos de segurança exigidos por norma. É uma pergunta bem ampla para responder somente pelo blog
Att
Felipe
tem um vizinho que faz conserto de aparelhos de aquecedores de gás, ele tem 1 cilindro de 45p no quintal da casa para realizar testes, nesse caso de 1 cilindro de 45P, tem que ter ART conforme a ABNT ?
Prezado,
Precisa ter art da montagem sim
Att
Felipe
Boa noite, Eng. Felipe.
Vi que o Regulamento de Instalação Predial do estado do RJ estabelece que as construtoras devem prever nos projetos de sistema de gás a instalação de pelo menos um aparelho de cocção e um aquecedor de água a gás por unidade autônoma. No RIP de MG não encontrei nenhuma orientação sobre como dimensionar o consumo por apartamento. Há alguma regra para este cálculo? Há um consumo mínimo por unidade que deve ser respeitado para que o sistema não fique subdimensionado? A concessionária pode dimensionar o sistema apenas para um aparelho de cocção por apartamento, por exemplo?
Moro em um condomínio com cada terminadas e meu vizinho possui 2 botijões de P 45 dentro da garagem da casa.Gostaria de saber se é correto e o que posso fazer ?
Olá! Gostaria de saber se a porta do abrigo para medidor de gás, precisa ser ventilada (com venezianas), ou pode ser uma porta comum, reta.
Os abrigos para medidores do prédio que moro estão sendo trocados, e os novos não tem portas com venezianas, o que me pareceu inadequado.
Depende do local onde estão esses medidores e se estão com sistema de exaustão.
Att
Saudações, você saberia me informar quais são as normas que atendem a pressões acima de 400kPa?
Depois de 7 anos usando o gás de fornecimento da Comgás o técnico condenou minha instalação alegando que o relógio/medidor que libera o gás para dentro da residência esta em sua abertura máxima.
Não entendi porque 7 anos não foram suficientes para PROVAR que está dando certo.
Fui obrigado a fazer uso dos famosos botijões.