A importância das fontes de energia para o setor industrial

 

A indústria é uma das principais mantenedoras do padrão de vida da atualidade. É dela que saem a maior parte dos produtos e bens que consumimos e utilizamos. Esse setor passou por grandes transformações nos últimos séculos com as três grandes revoluções industriais.

Alguns dos grandes impulsionadores desse novo momento industrial foram e ainda são as fontes de energia, que se encarregam de alimentar o motor industrial.

As fontes de energia podem ser renováveis ou não. A indústria faz uso das duas formas para a produção de seus materiais. Nesse sentido, podemos citar algumas das fontes energéticas mais usadas no setor industrial.

 

Petróleo

O petróleo é a fonte de energia não renovável mais utilizada no mundo. Além disso, também serve como matéria-prima para diversos produtos da indústria. Como fonte de energética é usado principalmente no abastecimento de usinas termoelétricas.

 

Carvão mineral

Esse combustível foi sem dúvida o principal “boom” da segunda revolução industrial, e ainda é destaque até hoje, ocupando a segunda posição no ranking de fontes de energia usadas na indústria.

Utiliza-se principalmente em fornos de siderurgia, indústrias químicas e em termoelétricas. É muito usado em países como Rússia, Estados Unidos e china. No Brasil é produzido no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

Gás natural

É um insumo energético não renovável mais limpo do que os já citados. Apresenta-se sob duas formas: associado (GA) e não-associado (GNA). O associado é aquele que se encontra misturado ao petróleo no reservatório sob o aspecto de uma capa de gás. O não-associado  é mantido livre do óleo e da água dos reservatórios.

Além de ser utilizado como matéria-prima na indústria é também muito eficiente como combustível nas usinas termelétricas.

 

Energia hidráulica

Trata-se uma fonte energética renovável que é bastante difundida entre a  população. Essa forma de produzir energia é realizada pelo volume de água, por meio do represamento de rios. As hidrelétricas são as responsáveis por conduzir este processo de geração de energia. A eletricidade produzida nestas usinas é consumida por metade dos motores elétricos da indústria nacional.

 

Carvão vegetal

O Brasil é o pais que mais produz carvão vegetal, e cerca de 85% dessa fonte energética é consumida pela indústria. E é muito usado em vários setores da indústria. Geralmente, é bastante utilizado como combustível em siderúrgicas.

 

Biomassa

Essa forma de energia é relativamente nova, e é formada de resíduos orgânicos de origem vegetal ou animal, e se dá por meio da combustão dessas substâncias.

São exemplos de fontes de biomassa o carvão vegetal, a lenha, os resíduos florestais e o esterco de aves. Atualmente essa fonte de energia é responsável por 7% da produção de energia primária renovável, mas estima-se que este percentual suba para 24% em 2030.

A biomassa mostra-se como uma alternativa de fonte de energia renovável muito próspera para o futuro da indústria mundial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.