Qual A Importância Da Engenharia Para O Mundo

As contribuições da Engenharia para o desenvolvimento da humanidade são enormes. Difícil imaginar como seria a vida nas grandes Cidades sem o aparato da Engenharia, aliás, nem existiriam metrópoles. Mas ainda assim essa área é pouco conhecida pela maioria da população. E você, sabe como a Engenharia influencia na sua vida?

Para se ter uma ideia de como a Engenharia está presente na sua vida é só observar as 34 áreas de atuação da mesma, que vão desde a Construção Civil até a Engenharia Aeroespacial.

A Engenharia Civil é a mais tradicional e é responsável pelo planejamento, execução e gerenciamento de edifícios, casas, viadutos, barragens, portos, pontes, estradas, canais e etc. O futuro Engenheiro pode optar entre as seis áreas de especificação existentes. Veja a seguir quais são essas especificações:

Saiba também qual a forma de atuação de cada uma delas:

Construção Urbana – está área é responsável pelo planejamento, execução e reforma de Construções que irão abriga um grande número de pessoas, como estádios esportivos, shopping centers, aeroportos ou ainda, construções mais simples.

Gerência De Recursos Prediais – este setor está mais voltado para a fase pós-construção. O Profissional dessa área é responsável pela organização, aproveitamento e decoração da área construída.

Infraestrutura – o profissional desse ramo é responsável pelo projeto e gerência de Obras de mobilidade urbana, como pontes, viadutos, metrô, rodovias, ferrovias, tuneis, portos e etc.

Estruturas E Fundações – É esse ramo o responsável pelo cálculo da quantidade de material que será preciso para Construir determinada obra. Seja ela de concreto, madeira ou aço.

Hidráulica E Recursos Hídricos – Para quem quer atuar no planejamento, Construção, e acompanhamento das obras relacionadas aos sistemas hídricos de casais, barragens, reservatórios, irrigação, drenagem ou obras costeiras, deve se especializar nesse ramo da Engenharia.

Saneamento – está área como o nome já sugere trata do Projeto, construção e acompanhamento do saneamento de sistemas de esgoto, tratamento de água com redes de captação e distribuição de água.

Outra área da Engenharia que vem ganhando cada vez mais força e é também muito importante para a manutenção de serviços e produtos é a Engenharia De Petróleo E Gás.

Na atualidade este setor é vem sendo responsável pelo crescimento do PIB do país. É hoje uma das áreas mais dinâmicas da engenharia. O profissional dessa área é responsável pela perfuração, exploração e produção do petróleo e gás. Além de atuar também no transporte, comercialização, beneficiamento e armazenamento dessas substâncias. Assim como de outros materiais afins, como, Biocombustíveis e gás natural.

Como se pode observar a Engenharia está muito mais presente na sua vida do que você imagina. Tanto nas pequenas e grandes construções como em Produtos e serviços essenciais ao desenvolvimento e manutenção do padrão de vida da atualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.