Projeto: “Elaborar projetos é uma forma de independência.É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das idéias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução”.

(Kisil R., 2001)

Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDÉIAS em AÇÕES. O documento chamado PROJETO é o resultado obtido ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão buscados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados.

projeto

A seguir descrevemos as etapas básicas para elaboração de projetos:

ETAPA 1 – A definição do projeto: O que queremos fazer?

ETAPA 2 – O Plano de trabalho: Como vamos agir?

ETAPA 3 – O andamento do projeto: Como vamos avaliar, tirar conclusões e disseminar resultados?

ETAPA 4 – O orçamento: Quanto vai custar o projeto?

 

Quais benefícios o cliente alcança com um projeto?

 

Evita surpresas durante a execução;

Desenvolve diferenciais competitivos;

Antecipar situações desfavoráveis;

Facilitar as decisões do responsável pela obra;

Aumentar o controle gerencial.

Reduz o custo de execução

Ajuda a comparar possíveis propostas

 

Para Finalizar

 

A organização do projeto em um documento nos auxilia a sistematizar o trabalho em etapas a serem cumpridas, compartilhar a imagem do que se quer alcançar, identificar as principais deficiências a superar e apontar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas. Já que é um processo participativo desde o começo, pois não se pode realizar soluções sem a participação de todos os envolvidos, o projeto se torna uma FERRAMENTA DE TRABALHO, um INSTRUMENTO GERENCIAL, um PONTO DE CONVERGÊNCIA de pessoas. Conceitualmente, o projeto é a menor unidade administrativa de qualquer plano ou programa. Um bom projeto escrito tem que mostrar-se capaz de comunicar todas as informações necessárias

projeto

Eng. Felipe WagnerFelipe Wagner

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.