Você sabe qual é a função do regulador de gás?    Neste artigo iremos abordar qual é a função do regulador de pressão e todas as suas características.

Sabemos que muitos sistemas de gás não funcionam corretamente devido  ao mau dimensionamento dos seus componentes,  pessoas leigas no assunto não sabem onde procurar informações que sejam diretas e claras,  e acabam encontrando manuais com diversas informações e gráficos que não ajudam o consumidor avaliar qual é a melhor opção.

Se você se sente inseguro em escolher o melhor regulador para o seu equipamento a gás esse artigo lhe trará dicas  muito importantes.

Saber escolher qual regulador de gás é  apropriado  para  o seu caso  é fundamental  para o correto funcionamento do seu sistema de gás,  evitando problemas de mau funcionamento dos seus equipamentos.

 

Nesse artigo você aprenderá sobre:

O que é um regulador de Gás?
Qual regulador de gás devo usar ?
Tipos de Reguladores de Gás?
Como funciona regulador de gás ?
Como regular regulador de gás?
Como Instalar regulador de gás?

 

video de manutenção em gás

O que é um regulador de Gás?

 

Reguladores de pressão de gás são utilizados em muitos  segmentos como o uso doméstico,comercial e industrial. O regulador de gás é usado em fogões, fornos, lareiras,etc…  para regular a pressão e vazão do gás ou outro fluido.

A principal função dos reguladores de pressão é regular a pressão e vazão dos fluidos para utilização dos equipamentos de consumo.

A redução da pressão da entrada para uma pressão de saída inferior é a característica chave dos reguladores de pressão.

O regulador de pressão é uma válvula que regula automaticamente o fluxo de um líquido ou gás a uma determinada pressão necessária ao funcionamento dos equipamentos.

Reguladores são usados para permitir que as linhas ou tanques de abastecimento de fluido de alta pressão seja reduzida a pressões de trabalho seguras e utilizáveis para várias aplicações conforme citado acima.

Os reguladores não são feitos para medir consumo, essa função é dos medidores, destinados a medir vazões.

 

Qual regulador de gás devo usar ?

 

Para definir qual regulador de gás você deve usar no seu sistema,  deve ser levado em consideração os dados do manual técnico do seu equipamento.

 

As características mais importantes que devem ser consideradas para definição do regulador e a pressão de trabalho e a vazão do equipamento que ele irá atender,  exemplo:

 

Imaginemos que você adquiriu um aquecedor de gás com  consumo de 1,5 metros cúbicos de gás por hora e uma pressão  de 280 mmca por centímetro quadrado, logo o regulador de pressão deve atender a essas características.

 

Lembrando que se no seu sistema de gás esse regulador atenderá mais de um equipamento as vazões devem ser somadas e caso os equipamentos tenham pressões de trabalho diferentes os equipamentos deverão ter reguladores com características diferentes.

 

É importante conforme Norma NBR 15526,  que seja feito um projeto  por um profissional habilitado,  neste caso um engenheiro, detalhando todos os componentes do sistema.

 

Alguns reguladores estão acompanhados de dispositivos de segurança que podem limitar a pressão ou fechar a válvula reguladora em caso de falha ou sobre pressão.

 

Tipos de Reguladores de Gás

 

Sistemas de Regulagem com Regulador de único estágio

O Objetivo é reduzir a pressão em uma única etapa.

Os reguladores de único estágio regulam a pressão do  diretamente do sistema de abastecimento para os equipamentos de consumo.

Após o regulador não haverá outros dispositivos para regular a pressão do fluido nesse sistema de abastecimento.

Esse tipo de regulador é geralmente utilizado em sistemas que possuem somente equipamentos de consumo com as mesmas características. Não havendo necessidade de regular a pressão para diferentes faixas  de trabalho

 

Sistemas de Regulagem com Regulador de segundo estágio

O Objetivo é reduzir a pressão em duas etapas.

O regulador de primeiro estágio abaixa a pressão de fornecimento do fluido para um valor de segurança conforme normas e o regulador de segundo estágio regular para pressão de entrada dos equipamentos de consumo

 

Como funciona regulador de gás ?

 

Um regulador de pressão inclui um elemento restritivo , um elemento de carga , e um elemento de medição :

 

No regulador de fase única representado, um equilíbrio de forças é utilizado sobre o diafragma para controlar uma válvula de haste vertical, a fim de regular a pressão. Sem pressão de entrada, a mola acima do diafragma empurra-lo para baixo na válvula reguladora de pressão, mantendo-a aberta. 

 

Como regular o regulador de gás?

 

regulador de gás

 

Geralmente as válvulas reguladoras de gás possuem um ajuste no eixo da peça feito de mola.

Todos os reguladores possuem um limite máximo e mínimo de pressão que podem ser regulados.

A medida que esticamos ou reduzimos o tamanho da mola a pressão de gás será reduzida ou aumentada proporcionalmente

Como Instalar regulador de gás?

 

Passo 1  Verifique o projeto de gás e o dimensionamento correto do regulador de gás ou dos reguladores de gás para o seu sistema.

Passo 2  Purge todo gás da linha.

Passo 3 Certifique de instalar antes do regulador o registro de corte para futuras manutenções.

Passo 4 Monte o seu regulador no local desejado

PASSO 5  Ajustar o regulador de pressão para a pressão de saída desejada, para isso após o regulador deve ser instalado um manômetro.

Se a pressão de saída medida exceder a pressão de saída desejada, despressurizar o fluido a partir do lado de jusante do regulador e diminuir a pressão de saída girando a mola de ajuste.

Com um regulador do tipo de alívio, o excesso de pressão vai ser ventilado para a atmosfera automaticamente a partir do lado de jusante do regulador.Por esta razão, não use o regulador com alívio próximo a queimadores. Certifique-se o excesso de fluido é expelido de forma segura e de acordo com todas as regulamentações.

PASSO 6  Faça testes ligando e desligando o equipamento de consumo para verificar se não haverá variações e alterações de funcionamento do sistema.

 

Conclusão:

 

Eu decidi escrever sobre os reguladores de gás porque realmente existe existem muitas dúvidas na hora de escolher esse equipamento.

Os reguladores de pressão de gás são um dos elementos mais importantes no sistema de gás uma escolha equivocada pode gerar problemas de funcionamento e segurança na utilização dos equipamentos.

A melhor decisão é sempre buscar ajuda de um profissional habilitado no caso um Engenheiro ,  para melhor  orientá-lo.

Agora eu quero saber de você. Se você realmente achou, conte aqui nos comentários o que achou deste artigo.

Se precisar de montar seu sistema de gás, ou adquirir o seu regulador, conte com o apoio da RW Engenharia, representante da Clesse Comap, a maior empresa de reguladores de gás combustível do Brasil.

Outros artigos que podem te ajudar: 

>>Cheiro de gás de Cozinha-Aprenda Tudo sobre ele! *Artigo Novo*
 >> Tubulação Aparente de Gás e Água: Saiba tudo sobre elas!  
>> Aprenda Tudo Sobre Detectores de Gás lp
>>Teste de estanqueidade – Saiba tudo sobre ele!
>>Instalação de fogão: Aprenda tudo com a RW Engenharia

faca-contato-com-a-rw-engenharia

 

video de manutenção em gás

 

 

75 respostas

  1. Instalei um aquecedor à gás Lorenzetti, que exige uma pressão de 280 mmca e com consumo de 1,6 kg/h, comprei um regulador Aliança de pressão de saída de 2,8 kpa (kilopascall) = 290 mmca e que permite um consumo 2,0 kg/h ligado diretamente no aquecedor, utilizando um botijão P-13, não tendo nenhum outro equipamento ligado e distância da mangueira de 60 cm. Segundo o técnico o aquecedor não dá partida no ascendimento do gás por que tenho que utilizar um botijão P-45 alegando falta de pressão, ora a pressão de vapor do GLP não importando o volume reservada é a mesma. Como pode ser problema de pressão?É possível que você me responda.

    1. Prezado Wilson,

      Não é problema de pressão e sim de vazão. Um p13 vaporiza somente 600 gramas de gás por hora, seu equipamento pede 2kg por hora, logo no minimo você tem que ter dois p45 (vazão deles e um kg por hora)

      Eng. Felipe Wagner

  2. Olá , deixa eu ver se entendi , sendo um P13 (butijão de 13kg) que tem somente uma vazão de 600g/h e o P45 apresenta vazão de 1kg/h , posso concluir que, ou coloca na mesma linha dois P45 ou quatro P13 . Seria está a solução ?

  3. Boa tarde,tenho dúvidai na aquisição de um regulador de gás,estou usando um regulador noramal,desses de fogão a gás,tenho um aquecedor lorenzet LZ2000,capacidade de vazão 19,5,usando um butjão de cozinha.

    1. Olá Luiz,

      Preciso saber a vazão de gás do manual e pressão de trabalho.

      Att.

      Felipe

    2. Olá! Boa tarde.

      Comprei um forno que o consumo é de 0,795kg/h. Já veio com uma válvula de 2kg/h. Preciso usar P45 ou posso manter o P13?

  4. Boa tarde Felipe,

    No condomínio onde moro eles instalaram um regulador de gás pra 6 apartamentos (um regulador por andar) e tem uns 2 meses que esse regulador faz um barulho ensurdecedor, parece uma buzina intermitente que conforme você liga mais bocas do fogão ou o uso simultâneo dos aquecedores dos vizinhos o negócio diminui o intervalo entre as buzinas. O gás é natural.

    Chamei técnico que alega defeito no regulador, porém o engenheiro me disse no telefone que seria normal e até hoje não trocaram o regulador. Isso inclusive parece acontecer em vários andares.

    Esse tipo de fato apresenta algum risco??? Pelo que entendi do funcionamento da válvula o ruído parece ser um atrito de alguma peça, ou do próprio gás passando pela válvula. O fogão, a parede e tudo próximo ao regulador chegam a tremer!

    Se puder só me dar uma luz quanto se há risco de acidente ou não te agradeço.

    1. Prezado Paulo,

      O barulho não necessariamente envolve riscos, recomendo chamar uma empresa para testar a pressão de saída do regulador de pressão para efeito de segurança e garantia que a peça não esteja com problema. Geralmente reguladores não fazem barulho e sim válvulas de retenção em central de gás que possui um esfera metálica interna e o atrito faz um barulho como de um apito.

      Atenciosamente,

      Eng. Felipe Wagner

  5. Bom dia Felipe, tenho um aquecedor Komeco de 22 LTS , com consumo máximo de 2,6 kg/h e na mesma linha um Cooktop de 5 bocas, foi instalado um regulador de 7 kg/h , estou utilizando um botijão p13, às vezes após algumas partidas o aquecedor deixa de acionar, será que o problema é ter somente um botijão? Se for instalado mais um vai melhorar o funcionamento?

    1. Bom dia Giuliano,

      O problema é vazão, o p13 vaporiza somente 0,6kg/hora, se seu aquecedor consome 2,6kg/hora você vai precisar de 5 p15 ligados simultaniamente para atender o correto funcionamento.

      Att:

      Eng. Felipe Wagner

  6. Regulador de Gás tem validade? Meu condomínio não tem 5 anos e sugeriram a troca dos reguladores pois estariam vencidos!
    Desde já agradeço.

  7. Prezado Felipe,

    No meu apartamento tenho um fogão e uso um botijão p13. A distância entre o botijão e o fogão é de 6,5m. Atualmente o sistema de distribuição é feito com cano de cobre, um registro de alta pressão na saída do botijão e um regulador de pressão no fogão.

    Estou tendo problema com vazamento de gás, acho que é entre o cano de cobre e a mangueira de saída do botijão, e queria substituir esse cano por um tubo flexível multicamadas (Amanco ou Emmeti). Porém os fabricantes informam que seu sistema suporta uma pressão de até 5 bar. Portanto estou receioso em usar esse tipo de tubo com o regulador de pressão no final do sistema (perto do fogão).

    1. – considerando a distância entre o botijão e o fogão, se eu colocar o regulador de pressão na saída do botijão, poderá não ser possível utilizar todo o gás até o final por causa a grande distância?

    2. – no caso acima, para solucionar esse possível esperdício de gás, poderá ser utilizado um regulador de pressão com maior vazão?

    3. – qual é a pressão máxima em bar na saída do botijão p13?

    Desde já agradeço.

    Abraços.

    1. Olá Rafael,

      1 acredito que sim, precisaria saber a potencia do fogão
      2 Pelo que entendi você tem um vazamento, disperdício é diferente de vazamento
      3 aproximadamente 7 kgk/cm2 ou 7 bar, vc tem que ter um regulador na saída do seu cilindro, tubulações de gás trabalham com pressão máxima de 1,5bar

      Att.

      Felipe

  8. Boa noite Eng. Felipe Wagner. Parabéns pelo site e pela disposição em ajudar todos que lhe perguntam. Meu nome é Alexander e sou síndico de um condomínio na cidade de Patrocínio/MG. Temos uma central GLP com dois cilindros para 380 kg. Nosso prédio tem 15 pavimentos, onde estão instalados 47 medidores individuais (44 aptos, salão de festas, aquecedor coletivo de água e sauna). Os medidores dos aptos são LAO 0,6. O medidor do aquecedor é LAO 1.6 e o medidor da Sauna é LAO G10 (sauna trabalha com 220 kPA de pressão). Na Central temos uma válvula de primeiro estágio, regulada a 220 kPA, que é a pressão utilizada pela Sauna. Antes do medidor da sauna não tem nenhuma outra válvula reguladora. Antes de cada um dos demais medidores (44 aptos, salão de festas e aquecedor), temos uma válvula de segundo estágio, que por padrão, está regulada a 2,8 kPa. A válvula de segundo estágio do aquecedor é maior que as demais, com vazão máxima de 12 kg/h, visto que os três aquecedores tem consumo máximo de 2 kg/h cada um. Para comparar a quantidade de gás consumido com a quantidade abastecida pela companhia, sempre faço as leituras de todos os medidores no mesmo dia que a companhia abastece os cilindros. Porém meu problema é justamente não conseguir fechar as quantidades: quando transformo os consumos medidos em m³ para quilos (baixa pressão multiplico por 2,25 e sauna multiplico por 4,5), a soma dos consumos dos 47 medidores fica bem maior que a quantidade abastecida pela companhia. Para o aquecimento coletivo de água, temos três aquecedores Rinnai REU 158 BRS, ligados em série. Quanto maior o consumo do aquecedor, maior é a diferença entre a quantidade medida e a quantidade abastecida, por isso desconfiei que o problema seria o medidor do aquecedor. Para tentar resolver o problema, comprei um medidor novinho, que foi instalado no final do mês. Porém já fiz duas comparações depois disso e o problema persiste. O senhor pode nos ajudar?

  9. Se um botijão P45 vaporiza cerca de 1Kg/h, uma bateria de 4 botijões não necessitam de válvula redutora com capacidade de saída maior do que 5Kg/h, certo?

  10. Boa noite Felipe,

    Estou com um aquecedor Komedo 22DI, com 2.6kg (para elevar a temperatura em 20º, conforme manual). A algum tempo ele se desliga repentinamente. Desligo, ligo e volta a funcionar. A temperatura da água também oscilava. De um dia para o outro ele ligou e em seguida desligou a chama. Agora não liga mais a chama, não aciona o aquecedor.

    Um técnico comentou da necessidade de trocar o regulador de pressão, que é de 5kg/h, para um de 7kg/h, por R$ 180,00. Acionando torneiras e chuveiros, o aquecedor também não aciona.

    Entendo que se ele precisa de 2.6kg/h para elevar em 20º e se eu uso a 35º, não atingiria os 5kg/h, logo deveria funcionar.

    Estou certo ou realmente preciso substituir o regulador de pressão (comap clesse 1800)?

    Se puder responder, agradeço muito.

    Obrigado.

    1. Joel boa tarde,

      Segue algumas dicas:
      A primeira coisa e verificar se existe vazão suficiente de gás no sistema (se for cilindros de gás), se o dimensionamento está correto.
      O regulador melhora o desempenho do sistema, mas acredito que possa ser outro problema…

      Att.

      Felipe

  11. Prezado,

    O condomínio no qual sou síndico teve uma variação anormal de consumo este mês. Pode ser em decorrência de algum ajuste no regulador de pressão? Acho que a empresa que fornece o gás fez alguma alteração no sistema sem nosso consentimento. Acha viável essa hipótese?

    1. Prezado,

      Acredito que o mais provável possa ser uma dessas hipóteses abaixo:
      – Vazamento, aconselho fazer teste de estanqueidade nas redes
      – Aumento no preço do gás (verifique se aumentou o consumo ou custo do gás)

      Att.
      Eng. Felipe

  12. Bom Dia Felipe!
    Encontrei teu artigo enquanto procurava registro regulador de pressão para botijão de gás. Na verdade adquiri uma ms já que o registro veio na maquina e tem capacidade para 1kg/h.
    Podes me auxiliar?
    Desde já agradeço.

    Marluza.

  13. Vou te explicar novamente…
    adquiri uma maquina de assar frangos ( Progas 30) e tenho perdido muito gás pois sempre fica gás nos botijões e eu só percebi isso a cerca de 30 dias. Um amigo me sugeriu que eu substituísse o registro regulador por um com mais capacidade. Tenho receio de que isso possa representar riscos já que o registro que tem nela veio de fábrica.

    Marluza.

  14. Desculpe Felipe mas não sei do que falas quando refere-se pressão de trabalho e vazão de gás necessário para correto funcionamento.
    . Por isso estou colocando aqui informações do manual técnico.

    1) Este equipamento deve ser utilizado com Gás GLP, instalar 01 Botijão P-13(Kit de baixa
    pressão), 2,8 KPA.
    CARACTERÍSTICAS PR-631

    Capacidade 6
    Tensão 127/220
    Frequência 50/60
    Potência 360/275
    Consumo gás 1,32
    Consumo kw/h 0,38
    Altura 1680
    Largura 1130
    Profundidade 470
    Peso Líquido 85
    Peso Bruto 106,5

    Espero te-lo informado.

    Marluza

    1. Vc terá que ter no mínimo um regulador de 5kg/hora, esse que vc tem não tem vazão suficiente.
      Será necessário pelo menos 3 cilindros de 13kg funcionando em conjunto para equipamento funcionar corretamente

      Att.

      Felipe

  15. Boa noite! Meu fogão depois que mudei ele de lugar, começou a funcionar diferente. Percebi que quando é aberto o registro de qualquer boca, o gás se espalha por baixo da mesma com muita intensidade. Isto só acontece de um dia para o outro. Ultimamente tenho aberto o registro pra sair aquele gás “acumulado” e depois acendo, funcionando perfeitamente. Já pesquisei algumas matérias e acredito ser algo na válvula reguladora de pressão. Aguardo retorno!

  16. Felipe, boa tarde !
    Tenho uma instalação residencial simples com um botijão P45 e regulador de entrada dupla, que alimenta somente um fogão típico de cozinha, e que vem funcionando normalmente há anos. Decidi instalar um segundo botijão de gás na entrada desse mesmo regulador, para utilização quando o P45 terminar. Pergunta : esse segundo botijão de gás pode ser um P13 (ou seja, terei um regulador com um P45 em uma entrada e um P13 em outra) ? Algum cuidado especial para esse tipo de configuração de instalação?
    Grato !

  17. Bom dia Felipe.
    Notei um aumento injustificado na conta de gás do meu apartamento nos últimos tempos e em contato com a empresa de gás informaram a necessidade de troca do regulador que já possui cerca de 7 anos sendo que a norma pede troca a cada 5 anos. A pergunta é: o regulador de pressão interfere na medição do consumo ou teria que trocar também o medidor antes do prazo recomendado de 10 anos?
    Desde já agradeço pela resposta!

    1. Prezado,

      Se for um aumento considerável recomendo fazer um teste de estanqueidade na tubulação primeiro, como hipótese trabalharia primeiro com isso, mas se o regulador está vencido também é necessário a troca

      Att.

      Felipe

  18. Prezado Felipe,
    sou síndico em um prédio com 8 aptos, onde apenas 7 aptos utilizam o gás canalizado. Na central de GLP temos dois P45, uma válvula reguladora e um manômetro. Gostaria de saber como identificar se o regulador de pressão está dentro da validade e se está dimensionado corretamente. Há nesse algumas inscrições em alto e baixo relevo mas não sei dizer se é data de fabricação ou de validade. Utilizamos um cilindro por vez. Qual a pressão máxima e minima que o manômetro deve indicar, quando o cilindro está cheio e vazio respectivamente? Agradeço desde já o apoio.

    1. Prezado

      Na parte de traz do regulador vem a data de fabricação, o dimensionamento é difícil de te explicar pois envolve vários conceitos e por fim a pressão máxima e mínima varia de acordo com a temperatura ambiente, mas pode variar de 7kgf/cm2 a 0,5 (ou mesmo 0)kgf/cm2

      Att.

      Felipe

  19. Boa noite
    Ontem meu fogão começou fazer um barulho tipo apito quando eu ligo o botão pra acender!! Quando vou acender vejo que vazou muito gaz por causa do fogo que aparece!!
    O que pode está acontecendo??
    O que eu faço?? Ele tem 5 anos!!

  20. Temos um central de gaz com P-45, que usamos no restaurante, estamos pensando e utilizar esta central também para uso do nosso fogão domestico que usa P–13 é possível o que fazer?

  21. Boa tarde.

    Moro num condomínio vertical, com 16 apartamentos. os reguladores venceram, pois o predio completou 05 anos e agora precisamos trocar todos, a empresa está me perguntando qual regulador usamos, de 5, 7 ou 12K. Como posso identificar o regulador que temos hoje? a data sei que está atras dele, mas esta especificação dos kilos, não sei onde encontrar para passar à eles.
    Obrigada.

  22. Boa tarde

    Meus parabéns, sensacional! Me ajudou muito. Represento uma distribuidora de gás e na cidade em que estamos situado não temos onde recorrer para este assunto. O Sr indica algum curso para fazer que nos de mais informação.

    Muito obrigado e no aguardo.

  23. olá boa noite, parabéns pelo trabalho. Qual é o principal problema em utilizar um regulador de glp em uma rede de gn?

  24. Olá,
    Eu tenho um p45 e 25m de distância até o aquecedor(Komeco 32l) tubulação de cobre.
    A válvula instalado na saída do P45, meu aquecedor da erro de falta de gás sempre, funciona duas semana depois da troca do gás e depois começa dar erro.
    Pergunta:
    Posso ligar p45 direto na tubulação e colocar a válvula na saída perto do aquecedor?
    Ou qual sua opinião?
    Grato

  25. Olá tenho 2 bujao p45 interligado a um fogao industrial apenas um ligado o outro reserva .
    Está com valvula de baixa pressão de 7kh .foi trocado o gás ai não funcionou mais.entao troquei a valvula botei de 5kh funcionou um pouco e parou .O que será?

  26. Boa Tarde Eng. FELIPE.
    No caso de usar (instalar) medidor de ALTA PRESSAO instalado após o regulador de primeiro estágio numa bateria de 3 P190 ….com uma pressão de 1,5 kg/m3 …qual medidor vc recomendaria ? G10..G6 ..ou G4 ?

  27. Gostaria de me certificar que comprei o Regulador de gás correto para meu fogão que é doméstico, bujão de 13kg, o relógio é menor que o anterior por isso a dúvida. Regulador para gás 505/01 – 2,8 kPa – 1kg/h de G.L.P.
    Só preciso ter certeza que estou fazendo a troca certa.
    Desde já, obrigada.
    Marilene

  28. Olá Felipe, quero te parabenizar pelo excelente artigo e pedir para esclarecer uma dúvida:

    um aquecedor de passagem (Lorenzetti LZ 1600N – GLP) nas caracteristicas técnicas diz:

    – Consumo de gás nas condições-padrão – GLP (kg/h) 1,74
    – Pressão dinâmica do gás na entrada do aquecedor – (mmca) 280

    Pelo que entendi nas respostas que você deu acima, deveria usar 2 P45. É isso?

    Outra coisa, o técnico além de aconselhar o uso do P45 (mas falou de um unico) ele me disse que o butijão de 13 kg da metade pra baixo perde a eficiência, ou seja, não consegue utilizar todo o gás do butijão. Procede?

    Um grande abraço

    Jorge

    1. KQUAL MARCA E TIPO DE REGULADOR PAR BUTIJÃO COZINHA, O NOME, POR FAVOR NO MERCADO ESTA CHEIO DE VARIEDADE E A MAIORIA AS NEM PRESTAM

  29. Ola Felipe, mudei p um condomínio instalei um cooktop no gás natural do prédio só que faz um barrulho imenso, uma pressão grande fogo azul e frio passei 15 minutos para fever 200 ml de água, como posso resolver esse problema? Na instalação usei so registro não coloquei regulador

  30. gostaria de uma informação tenho aquecedor , troquei esses dias regulador de gás meu aquecedor é GN , técnico colocou regulador GLP , tem algum problema deixar assim , ele disse que adaptou .

  31. Mandei instalar o regulador de gás GN , porem o técnico não deixou nenhum documento sobre a garantia do fabricante , normalmente quanto tempo o fabricante da de garantia ?

  32. Bom dia.
    Preciso de ajuda.
    Comprei no dia 2412/18 um regulador novo Aliança, eu sempre uso está marca, ao ligar a chave de saída normalmente não conhece nada, quando início o uso do gás, está fazendo um barulho, não é alto, é baixo, tipo um celular vibrando sem pausa, isso é normal? Nunca ocorreu comigo, aliviei e testei, não é vazamento de gás, pra mim só vazia algum barulho quando vazava, minha dúvida é se isso é normal.
    Desde já agradeço a ajuda e essa matéria maravilhosa.

  33. uma duvida por favor, o regulador de gas do condominio venceu, ele tem um prazo de validade, existe a necessidade de trocar o regulador, ou existe uma manutenção que se faça que prolongue a vida util do mesmo pelo mesmo tempo, ou semelhante!

  34. Olá, ótima matéria. Tenho uma dúvida importante. Tinha um fogão de 4 bocas que utilizada um regulador de 1k/h. Comprei um novo fogão de 5 bocas com tripla chama e no manual é indicado um regulador de gás de 2,75 kPa. Só encontro em minha cidade reguladores de 2kg/h. Minha dúvida: Se eu colocar um regulador de 2kg/h no meu fogão novo estarei fazendo o certo? Isso pode prejudicar o funcionamento correto do fogão? E o mais importante, um regulador de 2kg/h em vez de um de 1kg/h vai gastar mais gás já que a vazão é maior?

  35. Boa TARDE! gOSTARIA DE SABER SE É NECESSÁRIO COLOCAR UM REGULADOR DE PRESSÃO NA LINHA QUE VEM DA RUA DE GAS NATURAL ANTES DO AQUECEDOR DE PASSAGEM A GAS. mEU EQUIPAMENTO ESTÁ COM UM CONSUMO MUITO ALTO E ACREDITO SER A PRESSÃO DO GAS DA RUA, SERÁ QUE ESTOU FALANDO BOBAGEM? AGRADEÇO DE ANTEMÃO A AJUDA.

    1. Prezado,

      ANtes do medidor de gás as companhias colocam um regulador, você precisa verificar se antes do seu aquecedor possui outro regulador.
      A pressão deve ser de 2,8 kpa

      Att

      Felipe

  36. \Boa tarde,
    Sou síndico em um condomínio,, temos 4 cilindros de 45 em comum na garagem e cada apartamento tem seu regulador e seu medidor. Gostaria de saber se esses reguladores tem que ser trocados de tempos em tempos( se tem validade mesmo não apresentando problemas). E de quem seria a responsabilidade em caso de troca?

    Grato

    1. Prezado,

      A troca deve acontecer a cada 5 anos, sobre responsabilidade de quem deve trocar não é de minha competência profissional esse tipo de orientação, mas geralmente o condomínio que assume.

      Att

      Felipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.