Teste Hidrostático é um processo em que os componentes de um sistema, tais como tubos, vasos de pressão são testadas para a verificação de resistência e vazamentos através do enchimento do equipamento com um líquido pressurizado.
Para tubulações de gases inflamáveis, testes hidrostáticos são realizadas enquanto o sistema está fora de serviço. Todo o óleo e ou gás inflamável é normalmente é purgado e a linha é mecanicamente limpa antes do teste.
O Teste Hidrostático pode identificar:
- Falhas existentes no material (de tubulações, extintores, vasos de pressão, caldeiras e mangueiras),
- Corrosão sob tensão e propriedades mecânicas reais,
- Localizada pontos duros que podem causar falha na presença de hidrogênio.
O Teste Hidrostático pode ser usado para examinar diversos tipos diferentes de equipamento, incluindo os oleodutos, extintores de incêndio, vasos de pressão, caldeiras, extintores de incêndio, mangueiras de incêndio e cilindros de gás.
A Norma NR 13 regulamenta os períodos de testes e inspeções nos vasos de pressão e caldeiras.
Você quer saber mais sobre teste hidrostático? Confira o que iremos explicar nesse artigo:
- Como o Teste Hidrostático é realizado?
- Procedimentos para realizar o Teste Hidrostático em extintores e Mangueiras
- Cuidados para realizar o Teste hidrostático
Como o Teste Hidrostático é realizado?
O Teste hidrostático funciona enchendo completamente o componente (vaso, caldeira,etc..) com o líquido (normalmente, mas nem sempre é a água), até que uma determinada pressão seja atingida. A pressão de ensaio hidráulica muitas vezes excede a pressão de trabalho projetada do equipamento, às vezes por mais de 150%, dependendo da NBR.
A pressão é então realizada por um período específico de tempo para inspecionar visualmente a existência de vazamentos. A inspeção visual pode ser melhorada pela aplicação de um ou outro marcador ou corantes fluorescentes para o líquido, como requerido ou necessário.
Teste hidrostático é muitas vezes necessária como um teste de prova final, após a conclusão dos reparos e equipamentos é retornado ao serviço. Embora possa dizer-lhe ou não vazamentos estão presentes, um teste hidrostático não necessariamente garante a integridade do componente além do período de tempo do teste real.
Procedimentos para realizar o Teste Hidrostático em Extintores e Mangueiras
Para entender como teste hidrostático é realizado para verificar um cilindro e / ou conjunto de mangueiras contra vazamentos ou falhas, vamos entender o procedimento.
Primeiro, a válvula de extintor é removida e as roscas e interior do cilindro são verificados quanto à corrosão, e quaisquer outras anormalidades. Se o cilindro passar pela inspeção visual, é colocado dentro de uma câmara de aço, o qual é então é cheio com água, à pressão normal. Um marcador de vidro ligado ao lado da câmara de aço irá indicar a pressão normal ou pressão zero da câmara de água.
A água é então pressurizada no interior do cilindro de extintor. A medida que a pressão aumenta, o cilindro vai expandir e empurrar a água a partir da câmara de aço através de um pequeno orifício e para dentro do marcador de vidro. Após a pressão liberada, o cilindro irá contrair e a água vai passar na parte de trás do marcador de vidro na câmara de aço. Dependendo dos resultados, o testador irá aprovar ou não o cilindro.
O cilindro é normalmente considerado inseguro e irá falhar se:
O nível da água na bureta continua a aumentar enquanto a pressão é aplicada. Isto poderia ser devido a um vazamento a partir do interior do cilindro para a água na câmara de aço, ou a uma expansão contínua das paredes do cilindro, sendo que ambos seriam uma causa razoável para desqualificar o cilindro.
Referência
Departamento do Trabalho dos EUA
Veja o teste hidrostático em um cilindro
Cuidados para realizar o Teste Hidrostático
Antes da realização de um teste hidrostático, deve-se considerar a gravidade específica e química do fluido de ensaio hidráulica tanto em termos de cargas e corrosividade (por exemplo, teor de cloreto de água), e como isso pode afetar o equipamento. Por exemplo, alguns equipamentos de fundações e suportes de tubulação não forma concebidos para suportar as cargas. Quando cargas hidrostáticas são inaceitáveis, métodos alternativos de ensaio devem ser considerado como o teste pneumático ou outro teste de vazamento de gás. Ao usar gases (por exemplo, o ar ), o cuidado especial devem ser dado à segurança, como resultado de pressurização de gás em valores significativamente mais elevados de energia armazenada, que pode resultar em falhas catastróficas. É melhor usar um procedimento personalizado, criado por pessoal competente, para este tipo de teste.
Gostou de aprender sobre Teste Hidrostático?
É extremamente importante a aprendizagem para mim, pois sou Bombeiro industrial, e uma das minhas tarefas é inspeccionar extintores de incêndio, o conhecimento sobre o teste hidrostático sob ponto de vista técnico é fundamental! Pois este visa fazer um conjunto sistemático de avaliação no fim do produto ou melhor do material a ser usado após a manutenção!
Tenho uma área de 60m2 no shopping Pamplona, qual o valor e disponibilidade de agendar o trabalho
Prezado,
Gentileza enviar o email para nosso comercial:
comercial@rwengenharia.eng.br
Att.
Eng. Felipe
Boa noite vcs vendem equipamentos pra requalificação de cilindros de GNV???? Contato 75 991667733/36231444
Olá,
Infelizmente não
Att.
Felipe
Até agora não encontrei nada a respeito da validade do teste em barris de chopp tipo Ambev ou Master Brau. Em termos de teste vi que estes barris tem pressão de trabalho até 5 bar mas o teste é feito com apenas 6 bar. Isto é correto?
Prezado
Desconheço o procedimento para esse tipo de vaso
Att
Felipe
Em sistemas de óleo hidráulico de alta pressão de controle de damper ou grandes valvulas qual o procedimento de teste?
BOM DIA!
GOSTARIA DE SABER SE PARA FAZER O CURSO DA NR-13 EU PRECIOSA TER ALGUM OUTRO CURSO OU REGISTRO PROFISSIONAL, CORRESPONDENDO A ESSA NORMA?