Um vazamento de oxigênio é perigoso? Como devemos proceder em caso de vazamento em um cilindro ou tubulação de oxigênio? Se você está percebendo que seu cilindro de oxigênio está acabando muito rápido é um sinal de alerta e os cuidados devem ser tomados.

Este documento tem como objetivo informar sobre os perigos de atmosferas enriquecidas de oxigênio e as ações a serem tomadas caso seja detectado um vazamento de oxigênio. Abaixo iremos responder as dúvidas mais comuns de usuários de hospitais e clínicas médicas e odontológicas, veja abaixo os temas que iremos abordar:

O potencial risco de um vazamento de oxigênio

Vazamentos de oxigênio e ações corretivas

Conclusão

localizar vazamento de oxigênio

O potencial risco de um vazamento de oxigênio

vazamento de oxigênio

O oxigênio puro não é inflamável, mas faz com que o fogo queime mais rapidamente e com maior temperatura. Para evitar uma situação de incêndio, qualquer local onde o oxigênio seja armazenado ou usado deve estar relativamente livre de itens inflamáveis ​​e combustíveis (até mesmo em contato com a graxa de equipamentos, botas, etc…). Exemplos desses materiais incluem álcoois, solventes, produtos petrolíferos e papéis. Chamas abertas, faíscas ou calor elevado de itens como cigarros, aquecedores radiantes e certos aparelhos devem ser controlados. 

Vazamentos de oxigênio e ações corretivas

A quantidade de oxigênio que vaza de um problema no sistema varia de acordo com o sua intensidade. Vazamentos geralmente ocorrem nos tubos de suprimento de oxigênio. Um risco maior é a perda de oxigênio criogênico do sistema dos pacientes. A classificação de risco relativo e a ação apropriada está descrita abaixo:

Vazamentos não detectáveis:



Esse tipo de vazamento normalmente não é detectável (nenhum som de assobio). Esses vazamentos podem ser o resultado de uma falha no O-ring ou outro componente do sistema. A quantidade de oxigênio liberada na sala é irrelevante. A ventilação geral removerá adequadamente o excesso de oxigênio para evitar uma atmosfera enriquecida de oxigênio. Se houver um pequeno vazamento de um sistema montado na parede, o problema pode ser facilmente reparado como uma atividade de manutenção de rotina. 


Vazamento detectável pelo som:



Vazamentos lentos são detectáveis ​​pelo som.. Essa quantidade de oxigênio liberada representa um risco mínimo para o paciente ou a equipe. No entanto, é necessária uma ação imediata. Quando detectado, o pessoal precisa ligar para um empresa ou equipe de manutenção habilitada. O sistema pode ser desligado para efetuar o reparo. Antes de tomar essa ação, os cuidados Respiratórios serão notificados para que os pacientes que necessitam de oxigênio possam mudar para o oxigênio em cilindros transportáveis.

Vazamento catastrófico (válvula quebrada ou acoplamento):



Os sistemas de oxigênio na parede ajudam a impedir a liberação catastrófica de oxigênio nos locais de atendimento ao paciente. Se grandes quantidades de oxigênio forem liberadas, a atmosfera enriquecida de oxigênio pode aumentar bastante o fogo. Se esse evento ocorrer, a equipe médica precisará ligar para a equipe de manutenção do local e declarar uma Emergência. A equipe enviará os cuidados respiratórios e técnicos, para que ações imediatas possam ser tomadas e o atendimento ao paciente não seja comprometido.

Se ocorrer um derramamento do suprimento criogênico do paciente, o oxigênio poderá reagir com os materiais do piso, resultando em incêndio ou risco de explosão na área afetada. As pessoas precisam evacuar a área até que todos o oxigênio se vaporize e o sistema esgote o excesso de oxigênio no ar.

Conclusão

O oxigênio comporta-se de maneira diferente do ar comprimido, nitrogênio e outros gases medicinais e inertes. O oxigênio puro, a alta pressão, como o de um cilindro, pode reagir

violentamente com materiais comuns, como óleo e graxa. Outros materiais podem pegar

fogo espontaneamente. Mesmo um pequeno aumento no nível de oxigênio no ar para 24% pode criar um risco

 As principais causas de incêndios e explosões ao usar oxigênio são:

Assim sendo testes de estanqueidade e manutenções preventivas são importantes em períodos anuais, caso precise desse trabalho faça contato com a RW Engenharia

localizar vazamento de oxigênio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.