NBR 12188 – Gases Medicinais- breve resumo da norma
Antes de tudo, é preciso informar o que são os gases medicinais para poder entender suas especificações, características e uso. Os gases medicinais, também chamados de gases terapêuticos são considerados medicamentos.
Como medicamentos, os gases medicinais são utilizados na área da saúde com o objetivo de ventilar, oxigenar ou até mesmo anestesiar um paciente ou aliviar a dor dele quando, de um ato doloroso. Além disso, também é usado para tratar as infecções respiratórias agudas.
Os gases medicinais têm amplo uso em toda a área hospitalar, desde o serviço das urgências, no bloco operatório, na sala de recobro e de reanimação até ao quarto do paciente.
Os gases medicinais devem ser acessíveis em todo o hospital e disponibilizados em garrafas ou na sua rede de distribuição de gases.
Para correto uso, é preciso que conservem a sua pureza e sua disponibilização para uso em qualquer momento. Para ser utilizado, pode ser a partir de tomadas nos diferentes serviços ou a partir de uma ligação direta de uma garrafa sobre pressão.
Definição de medicamento e de gases medicinais:
Para correto uso é preciso entender e compreender bem a diferença entre o que é um medicamento e o que são gases medicinais.
Por medicamento entende-se, toda a substância ou associação de substâncias que possua propriedades curativas ou preventivas de doenças em seres humanos ou para os seus sintomas ou que possa ser utilizada ou administrada no ser humano com o propósito de estabelecer um diagnóstico médico ou, exercendo uma ação farmacológica, imunológica ou metabólica, a restaurar, corrigir ou modificar funções fisiológicas;
Já os gases medicinais, são a mistura de gases, liquefeitos ou não, que tem a função de entrar em contato direto com o organismo humano e que desenvolvam uma atividade apropriada a um medicamento, designadamente pela sua utilização em terapias de inalação, anestesia, diagnóstico in vivo ou para conservar ou transportar órgãos, tecidos ou células destinados a transplantes, sempre que estejam em contato com estes.
Entendida bem a diferença, sigamos adiante.
NBR 12188 -Sistemas centralizados de oxigênio, ar, óxido nitroso e vácuo para uso medicinal em estabelecimentos assistenciais de saúde
A norma NBR 12188 diz respeito a Sistemas centralizados de agentes oxidantes de uso medicinal, Sistemas de gases não inflamáveis usados a partir de centrais, em hospitais.
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a descrição da norma NBR 12188 aplica-se às instalações de gases não inflamáveis, de uso terapêutico. A norma estabelece requisitos de centrais de oxigênio e óxido nitroso que inclui seu dimensionamento, válvulas de segurança e conexões.
A norma técnica ABNT NBR 12188 cujo título é Sistemas centralizados de suprimento de gases medicinais, de gases para dispositivos médicos e de vácuo para uso em serviços de saúde está em vigor desde 04/08/2012. Trata-se de uma Norma que estabelece os requisitos para a instalação de sistemas centralizados de suprimento de gases medicinais, como o oxigênio medicinal 99, o oxigênio medicinal 93, o dióxido de carbono medicinal, o óxido nitroso medicinal, o ar comprimido medicinal e o ar sintético medicinal; de gases para dispositivos médicos, como nitrogênio e argônio, e limitados a estes; e de produção de vácuo para uso em serviços de saúde.
É fundamental conhecer esses gases medicinais. Os gases medicinais devem ser armazenados em cilindros ou tanques criogênicos e sua utilização deve ser feita sob alguns critérios como, por exemplo, o modo de administração de acordo com as normas correntes, a dosagem e resultados diante do uso da terapia. Seu uso deve ser com cuidado já que possui especificações rigorosas.
Os gases medicinais são uma parte importante da medicina e vem avançando a cada dia. Assim como o coração é para o corpo, que bombeia o sangue que nos mantem vivos, os gases medicinais podem ser a salvação no uso medico.
Os principais elementos que a norma NBR 12188 contém:
Fator de utilização/simultaneidade , números de postos por local de utilização e demanda por posto de utilização
Centrais de suprimento com tanques estacionários ou móveis
Central de suprimento com compressores de ar medicinal comprimido
Central de suprimento com dispositivo especial de mistura – Ar medicinal sintético
Sistema de vácuo
Sistemas de alarme e monitoração
Rede de distribuição
Válvulas de seção
Suprimento de emergência
Centrais de suprimento com cilindros
Central de suprimento com tanque
Central de suprimento de ar com compressores
Filtros bacteriológicos
Drenos
Descarga da central de vácuo
Aprendeu um pouco sobre a norma NBR 12188?
Precisa instalar gases medicinais ou especiais no seu estabelecimento?
Entre em contato com a RW Engenharia!
* visita sem custo na região metropolitana de BH
Excelente apresentação
Tem algum laboratório que faça análise de gás medicinal que possa indicar em Curitiba ou que faça in loco?
INfelizmente nao conheço
Eng. Felipe Wagner
Engº Felipe
Qualquer empresa pode executar rede de gases medicinais? Caso negativo, existe algum embasamento técnico ou legal que desabite qualquer instaladora ou empreiteira de executar os serviços da minha clinica.
Olá José Oliveira,
É necessário que a empresa possua registro no CREA, que um profissional habilitado(engenheiro) acompanhe a obra, emita uma laudo no final do serviço de estanqueidade e ART (anotação de responsabilidade técnica), tenha projeto da instalação, profissionais qualificados(curso técnico) e experiência comprovada (pedir a empresa art de outras obras).
Basicamente isso te garante um serviço de qualidade
Att:
Eng. Felipe Wagner
olá Eng Felipe, tem um e-mail que eu possa entrar em contato com você?
Felipe, boa noite.
Existe alguma norma que exija que tenha um técnico em gases medicinais no Hospital?
Olá Daniel,
Não tenho conhecimento.
Att
Felipe
Indica algum curso sobre ?
Desconheço
olá! sabe informar se tem alguma lei pro enfermeiro dizendo ser o responsável e qual conduta tomar se o fluxometro de oxigênio estiver em mau funcionamento nas enfermarias do hospital???
Desconheço
Olá Maria, entendo que se houver algum defeito nas conexões do fluxômetro, a primeira medida a ser tomada é entrar em contato com o setor de manutenção do hospital, para qu eo mesmo possa estar fazendo uma avaliação no local e solucionar o problema!
Boa tarde! Algum colega pode me informar qual cor utilizar pata a pintura de uma rede de CO2 medicinal??