Inspeção em caldeira é um assunto de extrema importância, sabendo disso a RW Engenharia fornece uma solução completa para todas as suas necessidades de inspeção em caldeiras. Se você fabrica, repara ou faz uma alteração na sua caldeiras / vasos de pressão ou você é um gerente de instalações ou proprietário do estabelecimento aonde está um equipamento desse, tome cuidado para cumprir todos os requisitos de competência. Nesse artigo iremos abordar os detalhes de extrema importância para sua segurança, a saber:
Definição de caldeira
Normas de referência de inspeção em caldeira
Como fazer a inspeção em caldeira?
Qual o profissional habilitado para fazer inspeção em caldeiras?
Definição de caldeira
Uma caldeira é um recipiente fechado no qual a água ou outro fluido é aquecido. O fluido não necessariamente ferve.
O fluido aquecido ou vaporizado sai da caldeira para utilização em diferentes processos ou aplicações de aquecimento, incluindo o aquecimento de água , aquecimento central , geração de energia,cookção de alimentos e saneamento .
A fonte de calor para uma caldeira é a combustão de qualquer um dos vários combustíveis, tais como a madeira , o carvão , óleo ou gás natural.
As caldeiras a vapor elétricas utilizam elementos de aquecimento tipo resistência ou imersão .
Acessórios da caldeira
- Controles de pressão para controlar a pressão do vapor na caldeira. As caldeiras têm geralmente 2 ou 3 controles de pressão: um regulador de pressão manual, que funciona como uma segurança, definindo o limite superior da pressão do vapor, o controlo da pressão de funcionamento que controla quando a caldeira dispara para manter a pressão e para caldeiras equipadas com um queimador modulador, um controle de pressão modulante que controla a quantidade de fogo.
- Válvula de segurança : É utilizada para aliviar a pressão e evitar a possível explosão de uma caldeira .
- Indicadores de nível de água: Eles mostram ao operador o nível de fluido na caldeira, também conhecido como visor, medidor de água ou coluna de água.
- Dreno: Eles fornecem um meio para a remoção de partículas sólidas que se condensam e se encontram na parte inferior de uma caldeira. Como o nome indica, esta válvula é geralmente localizado no fundo da caldeira.
- Válvula de purga contínua: Permite que uma pequena quantidade de água escape continuamente. Sua finalidade é evitar que a água na caldeira se torne saturada com sais dissolvidos.
- Placas de aço instaladas em aberturas para permitir inspeções e instalação de tubos e inspeção de superfícies internas.
- Vapor interno tambor, uma série de tela, depurador & latas (ciclone separadores).
- Corte de baixa água: É um meio mecânico (geralmente um interruptor de flutuador) que é usado para desligar o queimador ou desligar o combustível para a caldeira para impedi-lo de funcionar uma vez que a água vai abaixo de um certo ponto.
- Linha de purga de superfície: fornece um meio para remover espuma ou outras substâncias leves não condensáveis que tendem a flutuar sobre a água dentro da caldeira.
- Bomba de circulação : É projetado para circular água de volta para a caldeira depois de ter expelido parte do seu calor.
- Válvula de retenção de água de alimentação ou válvula de retenção
- Alimentação superior: Neste desenho para injeção de água de alimentação, a água é alimentada no topo da caldeira. Isso pode reduzir a fadiga da caldeira causada por estresse térmico. Tubos ou conjuntos de desaquecimento: Uma série de tubos ou feixes de tubos no tambor de água ou no tambor de vapor concebidos para arrefecer o vapor sobreaquecido, a fim de fornecer equipamento auxiliar que não necessita ou pode ser danificado pelo vapor seco.
- Linha de injeção química: Uma conexão para adicionar produtos químicos para controlar o pH da água de alimentação.
Acessórios de combustão
- Sistema de óleo combustível: aquecedores de óleo combustível
- Sistema de gás:
- Sistema de carvão:
- Soprador de fuligem
Outros itens essenciais
- Manómetros :
- Bombas de alimentação :
- Plugue fusível:
- Placa de identificação:
- Placa de registo:
Normas de referência de inspeção em caldeira
A norma regulamentadora Número 13 do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, foi criada em oito de junho de 1978 e tem como objetivo regulamentar a inspeção em caldeira e vasos de pressão
A Rw engenharia possui um artigo com o resumo da NR 13:
>> Resumo da NR 13
Como fazer a inspeção em caldeira?
A inspeção em caldeira deve ser realizada quando for instalada e periodicamente, na instalação antes de operar são feitos exames internos, externos e testes de estanqueidade.
As caldeiras devem ainda passar por testes hidrostáticos conforme fabricante determina
Nas inspeções periódica os prazos abaixos devem ser observados
Doze meses para as categorias a, b e c
Quinze meses para caldeiras de recuperação de álcalis
Vinte e quatro meses para caldeiras da categoria A,
Caso o estabelecimento possua serviço de inspeção interna:
Vinte e Quatro meses para caldeiras de recuperação de álcalis
Vinte e Quatro meses para as caldeiras das categorias B e C;
Trinta meses para caldeiras da categoria A;
Quarenta meses para caldeiras especiais;
As válvulas de segurança devem ser inspecionadas:
a)pelo menos 1 (uma) vez por mês, mediante acionamento manual da alavanca, em operação, para caldeiras das categorias B e C,
b)as válvulas flangeadas ou roscadas devem ser desmontadas, inspecionadas e testadas em bancada, e, no caso de válvulas soldadas, feito o mesmo no campo, com uma frequência compatível com o histórico operacional das mesmas,
O relatório de inspeção, deve conter no mínimo:
Dados da placa de identificação da caldeira;
Categoria;
Tipo de caldeira;
Tipo de inspeção realizada;
Data de início e término da inspeção;
Descrição das inspeções, exames e testes executados;
Registros fotográficos do exame interno da caldeira;
Resultado das inspeções e providências;
Relação dos itens desta NR que não estão sendo atendidos;
Recomendações e providências necessárias;
Parecer conclusivo quanto à integridade da caldeira até a próxima inspeção;
Data prevista para a nova inspeção de segurança da caldeira;
Qual o profissional habilitado para fazer inspeção em caldeiras?
Conforme a decisão normativa 45 de 16 de dezembro de 1992, as atividades de projeto, fabricação, instalação, manutenção, de caldeiras e vasos de pressão só podem ser realizadas por profissionais da área da Engenharia Mecânica
Precisa de Inspeção na sua Caldeira?
Contacte-nos hoje para obter a assistência que você precisa na avaliação, da sua caldeira. Estas inspecções são realizadas de uma forma eficaz para que você possa manter ou aumentar a segurança sem perder produtividade.
Bom dia….Estou buscando informações para um trabalho sobre combate a incêndio em caldeiras (técnicas de extinção de fogo em caldeiras), então gostaria de saber se tem algo em referência a fim de que possa ser utilizado para complementar o estudo.
Não é ruim, mas o site poderia estar mais organizado. Por exemplo, nas categorias das caldeiras, cada hora era dito uma coisa diferente, 12 meses, 15 meses, 24 meses para a mesma categoria. Qual é o tempo certo? Para um leigo isso fica confuso, deveria estar mais bem explicado. Só esta dica mesmo, de resto o site é bom
Bom dia!
Aqui diz que somente engenheiros podem fazer inspeção em equipamentos, e os inspetores de equipamentos fazem o que? qual a real função deles então? O que eles podem ou não inspecionar?
Olá
Inspecionar eles podem, não podem laudar. A inspeção é feita por profissional capacitado e o laudo por profissional HABILITADO.
Att
Felipe