Amônia: Se você está buscando o que é a amônia, quais são suas aplicações e características, está no lugar certo. Hoje vamos explicar tudo o que você necessita saber sobre a amônia, confira a seguir.

 

Nesse post você irá aprender sobre:

 

Mas afinal, o que é a amônia?

Diferentes aplicações da amônia

Mas para que serve a amônia?

Como é obtido o hidróxido de amônia?

De uma forma resumida, podemos destacar:

 

 

 

Mas afinal, o que é a amônia?

 

amônia
crédito: www.newhealthadvisor.com

A amônia ou amoníaco como também é conhecido é uma basicamente um composto químico gerado desde a fórmula química NH3.

 

A amônia é um gás sem cor, porém de odor característico forte. O mesmo contribui nas necessidades nutricionais do organismo por ser um precursor de alimentos e fertilizantes.  Esse mesmo elemento também é muito importante na indústria farmacêutica e de produtos de limpeza.  Quando estudamos Química, a amônia sempre está presente como um elemento que existe na natureza. Dentro das características principais desse gás está o forte cheiro e a atenção por seu perigo apresentado, já que é um gás bastante toxico.  Outra característica da amônia é que a mesma se dissolve muito bem em água.

 

Mas não é apenas em forma de gás que podemos encontrar a amônia como falamos anteriormente, ela também quando dissolvida em agua forma o hidróxido de amônio (NH4OH)

 

 

Diferentes aplicações da amônia

 
Quando a indústria produz amônia à mesma é feita através da reação de dois gases o N2 e H2. Quando essa ocorre em condições de temperatura ideal e de pressão acontece o processo chamado Haber-Bosch.

 

Mas para que serve a amônia?

 

aplicações da amônia
crédito www.seriouslyfish.com
A mesma serve como matéria prima para muitos processos. Tais como:

 

 

 

 

 

 

 

Como é obtido o hidróxido de amônia?

 

A amônia é resultado de uma borbulha de amônia do (NH3) em água através de uma reação. Por isso, o hidróxido de amônia é na verdade uma solução aquosa. Essa mistura no comercio é conhecido como amoníaco utilizado nos diversos processos informados acima.

 

 

O amoníaco também é usado como gás de refrigeração. Desse modo podemos ver a importância da amônia nos mais diversos processos.

 

De uma forma resumida, podemos destacar:

 

 

 

 

 

 

 

Como podemos ver a amônia é usada de muitas formas, seja ela em seu estado gasoso ou líquido.

 

Muitos produtos no setor de cosmética são feita a base de amoníaco, como o caso dos alisamentos e tinturas de cabelo. Alguns especialistas informam que o uso dessas substancia é prejudicial para a saúde, no entanto, a ANVISA permite uma porcentagem segura.

 

No entanto, o uso de alisamento e tinturas com amoníacos devem ser evitados pelas mulheres no período gestacional, já que podem influenciar no desenvolvimento saudável do feto.

 

Essas são as principais aplicações e características da amônia nos mais diversos setores.  Esperamos que você tenha aproveitado cada informação.

 

Precisa instalar gases medicinais ou especiais no seu estabelecimento? 

Entre em contato com a RW Engenharia!

* visita sem custo na região metropolitana de BH

gases medicinais

 

ENG. FELIPE WAGNER

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.