Colher água da chuva: Hoje em dia a escassez de água tem se tornado um problema muito sério em todo o mundo e esse quadro não mostra o menor sinal de que vai melhorar. Por isso as pessoas estão sempre procurando criar estratégias para armazenar água. Mas muita gente ainda fica na dúvida sobre como colher água da chuva em casa.

 

Por isso com o intuito de auxiliar você a entender mais sobre esse assunto trouxemos informações importantes sobre como colher água da chuva em sua casa de uma maneira fácil e descomplicada e dessa forma poder armazenar e utilizar uma água que provavelmente iria escorrer pelo esgoto e ser desperdiçada como geralmente acontece.

 

Uma coisa que você precisa entender é que colher água de chuva em casa é muito importante, mas você precisa fazer isso do jeito certo, tendo em vista que utilizar garrafas e galões para isso além de ocupar um espaço desnecessário em sua residência ainda pode se tornar prejudicial a sua saúde caso não seja acondicionada da maneira correta.

 

Por isso a melhor opção nesses casos é colher a água da chuva que cai do seu telhado ou da sua calha em recipientes de grande volume para coletar o máximo de água possível.

 

Contudo para fazer isso não basta apenas colocar esse recipiente embaixo de suas calhas e achar que está tudo certo.

 

É preciso montar um sistema para se certificar que a água presente no seu recipiente esteja boa para uso, tendo em vista que apesar das pessoas acharem que a água da chuva é limpa e potável, mas na verdade não é.

 

Na água da chuva existem muitos elementos que acabam poluindo a água como os que estão presentes no ar, no telhado, enfim de todas as partes.

 

Por isso veja a seguir o que é preciso para você montar um sistema de captação de água e como utiliza-lo da melhor forma possível.

 

 

Materiais que deverão ser usados para colher água da chuva.

 colher água de chuva

Para elaborar o seu próprio sistema de captação de água é preciso que você primeiramente tenha calhas no seu telhado, mas caso não tenha você pode usar:

 

 

 

 

 

Com esse material você pode dar início ao sistema de captação de água da chuva. Lembrando que fora os materiais citados acima ainda será preciso um recipiente para reserva de grandes volumes e um cano para transportar a água da calha até o reservatório.

 

 

Sistema de Captação da água da chuva

 

 
coleta de chuva

 

O sistema é bem simples, após colocar as calhas em seu devido lugar, coloque os canos que vão ser utilizados para conduzir a água até o reservatório. Nesse caso quando maior for a dimensão do cano maior será o volume de água transportado. Por último acople o cano no reservatório e se certifique de que está bem vedado para que não haja vazamento.

 

Quando for montar o sistema que irá reservar a água da chuva procure prestar atenção na altura referente a calha e o reservatório para que o volume de água a descer para o reservatório seja o máximo e assim você possa desfrutar de um maior volume de água possível.

 

Procure não deixar o reservatório próximo de pontos de poluição para assegurar de que a água não sofrerá alguma interferência externa. Caso você consiga montar o sistema que vai colher água da chuva próximo da cozinha melhor ainda, pois dessa forma a sua casa estará melhor abastecida com a água.

 

 

Cuidado com a filtragem da água da chuva

 colher água da chuva

 

Um ponto importante e que você deve levar em consideração é que entre o cano que transporta a água da chuva e o reservatório de água deve ser implantado um filtro e decantador para retirar as impurezas da água.

 

Mas apesar da existência desse filtro é importante lembrar que a água da chuva não é potável e por isso não deve ser ingerida.

 

Portanto saber como colher água da chuva em casa é a forma mais eficiente para conseguir manter o seu estoque em níveis seguros diante da crise de água que vivemos atualmente. Se você achou as informações desse artigo relevantes dê seu comentário ou indique esse artigo
para que mais pessoas possam saber a melhor forma de colher água da chuva!

Entre em contato com a RW Engenharia para montar esse sistema no seu condomínio ou empresa

>> CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

 

 

ENG. FELIPE WAGNER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.