Com a crise econômica que nosso país vive e os constantes aumentos nas fontes energéticas a saída para não pesar no bolso é ECONOMIZAR .
Recentemente tivemos um aumento de 15% no valor do gás, isso é demais não concordam?
Mas quais atitudes podem reduzir o consumo de gás na nossa residência?
- Os queimadores do fogão e do forno devem estar sempre limpos (sem gordura e sujeira), as chamas devem sair azuladas, isso faz com que a combustão seja mais “perfeita” equilibrando a mistura de oxigênio e gás.
- É errado pensar que os alimentos cozinham mais rápidos no fogo alto, cada alimento possui seu ponto de cocção, sendo assim se a chama sai pelas laterais da panela você está “jogando fora” o gás. Centralize a sua panela sobre a chama de gás
- Ao utilizar o forno, procure mantê-lo fechado, aproveitando ao máximo o calor produzido pelo mesmo;
- Os queimadores e reguladores de pressão devem estar bem regulados, se estiverem mal regulados o consumo de gás pode aumentar em até 30% ao mês. Esse problema pode ser notado, através de ruídos no queimador, chamas amarelas ou chamas que apagam sozinhas.
OBS: NOTOU QUE SUA CHAMA ESTÁ MUITO FORTE, CHAME NOSSA ASSISTÊNCIA PARA REGULAR OU MESMO REDUZIR A PRESSÃO
- Limpe periodicamente os injetores dos queimadores;
- Tome cuidado com as fortes correntes de ar, elas podem atrapalhar uma combustão perfeita, esfriar as panelas e consequentemente aumentar o tempo de preparo dos alimentos
E os “economizadores de gás” que existem no mercado funcionam?
Primeiro temos que ter a consciência que não existe mágica, até hoje o que vi são peças que restringem a passagem de gás e consequentemente fazem uma “educação forçada” abaixando a chama de gás.
Existe algo no mercado que realmente reduza o consumo de gás?
Primeiro a manutenção preventiva no sistema ajuda a conservar os equipamentos, troca peças como o regulador que ao longo do tempo perdem sua capacidade de trabalhar com eficiência, os ensaios de estanqueidade que verificam possíveis vazamentos ocultos.
Fiz uma matéria sobre manutenção muito bacana veja no link abaixo:
MANUTENÇÃO PREVENTIVA-CLIQUE AQUI
Segunda maneira que encontramos de realmente reduzir o consumo de gás é com um equipamento instalado na central de gás, um inversor que ajuda a consumir o residual que fica nos cilindros de gás que em muitos casos chega a 10-15% de perda do total de gás
VEJA O VÍDEO DO ENGENHEIRO FELIPE WAGNER EXPLICANDO COMO FUNCIONA ESSA PEÇA-CLIQUE AQUI