Detector de gás glp  é um aparelho que detecta a presença de gás combustível em uma área, muitas vezes como parte de um sistema de segurança, 

 

Detector de Gás GLP e válvulas solenoides

Aonde os Detectores de Gás podem ser Usados?

Como os detectores de gás alertam as pessoas de um perigo?

Quais são os tipos de sensores desses equipamentos de detecção?

Qual o Valor dos detectores?

Ele é de uso Obrigatório?

Dicas para você observar na compra do seu equipamento.

Instalando Um detector de gás- Orientações Importantes

video de manutenção em gás

Detector de Gás GLP e Válvulas Solenoides

 

Os detectores de gás combustível (natural ou glp) são usados para detectar um vazamento de gás e podem ter interface com um sistema de controle para que ao detectar um vazamento possa enviar um sinal para uma válvula solenoide para cortar o abastecimento de gás automaticamente.

 

 

Aonde os Detectores de Gás podem ser Usados?

 

Os detectores de gás podem ser utilizados para detectar combustíveis inflamáveis e outros modelos com sensores diferentes podem também detectar gases tóxicos, monóxido de carbono, dentre outros.

Estes dispositivos são amplamente utilizados na indústria e pode ser encontrado em locais, como plataformas de petróleo, para monitorar os processos de fabricação e tecnologias emergentes, como a fotovoltaica  No comercio e residências podem fazer parte dos sistemas de combate a incêndio.

Outro lugar amplamente utilizado são os shoppings e restaurantes pois são locais que concentram uma grande quantidade de pessoas.

Uma importante observação: Detectores de monóxido de carbono não irão detectar vazamento de gás combustivel, portanto, o dispositivo é frequentemente recomendada para complementar o detector de CO. Existem detectores de combinação de vazamento de gás explosivo e monóxido de carbono.

 

 

Como os detectores de gás alertam as pessoas de um perigo?

 

Os detectores de gás glp e natural podem soar um alarme para operadores na área onde o vazamento está ocorrendo, dando-lhes a oportunidade de sair.

Geralmente eles emitem um sinal visual (lampadas de led vermelhas são acesas) e também sonoros, fora como dito acima podem cortar o abastecimento de gás

 

 

Quais são os tipos de sensores desses equipamentos de detecção?

 

Detecção de vazamento de gás é o processo de identificação potencialmente perigoso feito por sensores apropriados para o tipo de fluido em operação.

Os sensores mais comuns incluem sensores infravermelhos, sensores ultrassônicos, sensores de gás eletroquímicos, e sensores de semicondutores .

Recentemente, sensores de imagem de infravermelhos estão sendo usados.

Todos estes sensores são utilizados para uma ampla gama de aplicações e podem ser encontrados em plantas industriais, refinarias, instalações de tratamento de águas residuais, veículos e casas.

Geralmente detectores de gás glp e natural são feitos por Sensores catalíticos. Esta tecnologia é utilizada para detectar gases combustíveis, tais como um hidrocarboneto, e funciona por meio de oxidação catalítica. Os sensores deste tipo de detector são tipicamente construídos a partir de uma bobina de fio de platina tratada.Como um gás combustível entra em contacto com a superfície catalítica, que é oxidado e a resistência da ligação é alterada pelo calor que é libertado. Um circuito de ponte é normalmente utilizado para indicar a alteração de resistência.

 

Qual o Valor dos detectores?

 

A RW Engenharia é representante de detectores de gás, caso precise temos vários modelos que variam de R$ 400,00 até R$ 700,00 , basta nos informar sua necessidade

detector de gás glp

Entre em contato com nosso comercial:

detectores de gás glp preço

 

 

 

Ele é de uso Obrigatório?

 

Não existe uma normativa para isso, mas deve ser observados lei municipais como a de Belo Horizonte- lei nº 10.270 s

 

 

Dicas para você observar na compra do seu equipamento.

 

 

 

Instalando Um detector de gás- Orientações Importantes

 

A localização de detectores fixos é determinada por onde eles vão detectar vazamentos de gás mais rapidamente. Isso geralmente significa observar as características do gás.

Exemplo: – O gás LP é mais denso que o ar, o gás natural é menos denso

O visor pode ser localizado mais perto do chão, onde é conveniente para ler.

Um perigo relacionado com a manutenção de detectores fixos está associada à calibragem. Sabendo que os detectores tem que ser calibrados, os sensores e procedimentos para essa calibração devem garantir a facilidade para efetuar o procedimento. A natureza inacessíveis dos sensores, em seguida, agrava o perigo.

OBS 1: Gostaria de ressaltar nesse trecho a importância da calibração desses equipamentos, muitos fatores podem comprometer a precisão dos detectores e, portanto, comprometer a vida das pessoas que os utilizam. Esses fatores tornam essencial que os operadores entendam que a calibração programada é uma maneira de salvar vidas. É também essencial que os gestores tenham uma abordagem rigorosa para garantir que a calibração seja realizada em tempo correto e usando os procedimentos adequados.

OBS 2: Tome muito cuidado com o tipo de detector e a forma de instalação, pois como são equipamentos elétricos, podem fazer o papel de vilão é gerar um ignição que como consequência poderá gerar um explosão no vazamento de gás

 

Esse artigo te ajudou? Caso tenha necessidade de instalar um detector de gás em seu estabelecimento em Belo Horizonte e Minas Gerais, entre em contato com a RW Engenharia

 

copy-of-faca-contato-com-a-rw-engenharia

 

video de manutenção em gás

 

 

2 respostas

  1. Gostaria de um orçamento de detector de gás glp com valvula solenoide, para restaurante industrial.
    fico no aguardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.