Engenheiro de sucesso: A área de engenharia está em expansão no Brasil. Mas isso não é garantia de estabilidade e sucesso na Carreira. Para um engenheiro ser bem-sucedido na sua área de atuação é preciso que ele esteja atento a algumas atitudes que farão toda a diferença para a conquista do sucesso profissional.

 

Dicas para ser um engenheiro de Sucesso

 

engenheiro de sucesso

Quando se fala em expansão na área de Engenharia compreende-se a necessidade do mercado versus a oferta que se encontra disponível para atuação nesse mercado.

As novas engenharias também são o novo “boom” do Mercado. Cada vez mais se sente a necessidade de profissionais que atuem na área ambiental, biomédica, computação, alimentos, petróleo e gás, elétrica, telecomunicações, entre outras. Ao todo são 34 áreas de atuação muito promissoras.

A Engenharia Civil é a área mais tradicional e também uma das que mais necessitam de profissionais habilitados para Trabalhar. Mas, para se destacar é preciso ter alguns diferenciais. Veja a seguir algumas dicas que farão de você um profissional de sucesso na Engenharia Civil.

Aperfeiçoamento Contínuo – isto deve ser uma regra para ser seguida durante toda a carreira. A busca constante por atualização na área é fundamental para não estagnar no meio do caminho. Fazer especializações, pós-graduação, participar de palestras, seminários ou mesmo aprender uma língua estrangeira (inglês de preferência) são algumas das alternativas para valorizar o seu currículo e, consequentemente, o seu potencial Competitivo no mercado.

Seja Um Profissional Inovador essa é uma característica que pode fazer toda a diferença no desempenho do profissional da Engenharia Civil. A ideia de que trabalhar com cálculos e medidas exatas deixa de lado a criatividade é bastante equivocada. Ter uma visão criativa e inovadora irá agregar muito valor ao seu Perfil profissional.

Procure Sempre Se Manter Informado – esta é a etapa inicial para quem quer cultivar as suas potencialidades inovadoras. Trocar informações com outros profissionais, ler publicações da área, participar de eventos sobre a especialidade em que atua, entre outros, vai mantê-lo sempre a par das novidades e prepará-lo para desenvolver novas ideias no Trabalho.

Amplie Suas Experiências – esta é uma boa dica para quem quer “fugir” da estagnação na área. Diversificar mesmo continuando na mesma Área é possível. Assumir responsabilidades diferentes pode ampliar seus horizontes e torná-lo um profissional mais qualificado e versátil.

Tenha uma visão em longo prazo – para isto é preciso ter ou começar cultivar alguns comportamentos:

O segredo é procurar se conhecer melhor como Profissional, procurando melhorar sempre nos pontos que encontra alguma dificuldade. Entender as necessidades do mercado também irá ajudá-lo a se preparar melhor.

Ao cultivar as atitudes e comportamentos citados é possível potencializar a sua Carreira no ramo da engenharia civil e garantir um futuro promissor na área.

Sucesso e bom desenvolvimento profissional!

 

>> CONHEÇA OUTROS ARTIGOS NO NOSSO BLOG

Eng. Felipe Wagner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.