Quando se pensa em incêndio logo o que vem a mente é o fogo se alastrando em um determinado local. Mas se deveria, primeiramente, pensar nos equipamentos de segurança contra incêndio

 

 

Além dos extintores portáteis e mangueiras de água semelhantes as dos Bombeiros existem ainda outras aparelhagens que devem ser conhecidas não só para os atuais e futuros síndicos como os moradores em geral. 

 

Você quer saber quais são os equipamentos de segurança contra incêndio? Confira nesse post

 

 

equipamentos de segurança contra incêndio - extintor

 

Vou começar pelo mais famoso equipamento de segurança contra incêndio e também o mais acessível. Os extintores são baseados em pressão interna e podem conter água, pó ou qualquer outro componente químico.

 

 

Com um pequeno e simples treinamento qualquer pessoa pode manusear um extintor, combater e eliminar os focos de incêndio para amenizar os danos patrimoniais atingidos e o principal – salvar vidas.

 

Os extintores são definidos de acordo com uma classificação para especificar o modelo e de acordo com o tipo de incêndio. Este ponto é muito importante e sempre deve ser levado em consideração.

 

 

incêndio

São utilizadas, principalmente, nas brigadas de prédios e também pelos bombeiros. Existem basicamente três tipos comuns de mangueira: a I, II e III, as quais possuem um revestimento em poliéster enquanto, o seu interior, recebe um composto de borracha sintética vulcanizada.

 

 

As mangueiras do tipo I são indicadas para o uso em prédios residenciais. Já as mangueiras do tipo II são utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, pelos edifícios comerciais e industriais. E, as mangueiras do tipo III são utilizadas também pelos bombeiros, área naval e industrial.

 

 

Contudo, pode ainda existir outros tipos de mangueira que são definidas pelo material utilizado para a confecção embora a finalidade ainda seja empregada conforme as que foram anteriormente citadas.

 

 

SDAI smoke-detector-monitoring-system

São os dispositivos utilizados para avisarem quando há um foco de incêndio no ambiente. Podem ser manuais ou automáticos e o seu acionamento é realizado através do aparecimento de fumaça, temperatura e calor. Quanto ao alarme deverá este ter o seu som bastante perceptível para que possa ser facilmente ouvido, até em distâncias maiores do local do incêndio.

 

 

São aquelas famosas portas vermelhas (PCF) presentes na saída das escadas em cada andar. São fabricadas em aço galvanizado e, na Folha da Porta é ainda acrescentado um núcleo isolante térmico-acústico de alta resistência ao fogo.

 

 

As dobradiças são confeccionadas em aço-carbono de baixo e médio teor podendo ainda ser helicoidal (fechamento por gravidade) ou de mola (fechamento feito por torque). Assim, a Porta Corta Fogo, como o próprio nome indica tem o objetivo de impedir a passagem do fogo de uma área à outra e facilitar a saída das pessoas, principalmente, em momento de incêndio.

 

 

É obrigatória em locais que possuem mais de 2 pavimentos e grande circulação de pessoas. O seu objetivo é de continuar fornecendo energia quando houver alguma queda ou interrupção na fonte principal até que a mesma seja restabelecida. As lâmpadas utilizadas são geralmente de LED.

 

 

São equipamentos que podem ser acoplados nos motores de combustão ou elétricos que conduzem a água pelo sistema de encanamentos e que são utilizadas no combate ao incêndio através de hidrantes e chuveiros elétricos. As bombas possuem importante papel de assegurar a força e potência da água que sai das redes fixas.

 

 

É importante que os edifícios tenham as placas e adesivos sinalizadores devidamente colocados, pois em um acidente eles são extremamente importantes por indicar desde a localização de outros equipamentos de segurança até o caminho de saída de emergência que os moradores devem realizar para garantir sua proteção e segurança física.

 

 

 

Todos os  equipamentos de segurança contra incêndio, para funcionar corretamente, precisa ser bem manuseado, guardado e receber manutenção periódica. É importante seguir as recomendações do fabricante para garantir a vida útil dos equipamentos e contar com a segurança necessária em seu prédio. Combinado? Cadastre seu email em nosso formulário para receber as melhores dicas e informações de graça!

 

 

Precisa de instalação, manutenção e projeto de SDAI, Escada pressurizada, Hidrantes ou componentes de combate a Incêndio em Belo Horizonte ou Minas Gerais?

Entre em contato com a RW Engenharia!

* visita sem custo para condomínios na região metropolitana de BH

 Eng. Felipe Wagner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.