Quando se pensa em incêndio logo o que vem a mente é o fogo se alastrando em um determinado local. Mas se deveria, primeiramente, pensar nos equipamentos de segurança contra incêndio.
Além dos extintores portáteis e mangueiras de água semelhantes as dos Bombeiros existem ainda outras aparelhagens que devem ser conhecidas não só para os atuais e futuros síndicos como os moradores em geral.
Você quer saber quais são os equipamentos de segurança contra incêndio? Confira nesse post
-
Extintores de Incêndio
Vou começar pelo mais famoso equipamento de segurança contra incêndio e também o mais acessível. Os extintores são baseados em pressão interna e podem conter água, pó ou qualquer outro componente químico.
Com um pequeno e simples treinamento qualquer pessoa pode manusear um extintor, combater e eliminar os focos de incêndio para amenizar os danos patrimoniais atingidos e o principal – salvar vidas.
Os extintores são definidos de acordo com uma classificação para especificar o modelo e de acordo com o tipo de incêndio. Este ponto é muito importante e sempre deve ser levado em consideração.
-
Mangueiras de Incêndio
São utilizadas, principalmente, nas brigadas de prédios e também pelos bombeiros. Existem basicamente três tipos comuns de mangueira: a I, II e III, as quais possuem um revestimento em poliéster enquanto, o seu interior, recebe um composto de borracha sintética vulcanizada.
As mangueiras do tipo I são indicadas para o uso em prédios residenciais. Já as mangueiras do tipo II são utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, pelos edifícios comerciais e industriais. E, as mangueiras do tipo III são utilizadas também pelos bombeiros, área naval e industrial.
Contudo, pode ainda existir outros tipos de mangueira que são definidas pelo material utilizado para a confecção embora a finalidade ainda seja empregada conforme as que foram anteriormente citadas.
-
Detector e Alarme de Incêndio (SDAI)
São os dispositivos utilizados para avisarem quando há um foco de incêndio no ambiente. Podem ser manuais ou automáticos e o seu acionamento é realizado através do aparecimento de fumaça, temperatura e calor. Quanto ao alarme deverá este ter o seu som bastante perceptível para que possa ser facilmente ouvido, até em distâncias maiores do local do incêndio.
-
Portas Corta Fogo
São aquelas famosas portas vermelhas (PCF) presentes na saída das escadas em cada andar. São fabricadas em aço galvanizado e, na Folha da Porta é ainda acrescentado um núcleo isolante térmico-acústico de alta resistência ao fogo.
As dobradiças são confeccionadas em aço-carbono de baixo e médio teor podendo ainda ser helicoidal (fechamento por gravidade) ou de mola (fechamento feito por torque). Assim, a Porta Corta Fogo, como o próprio nome indica tem o objetivo de impedir a passagem do fogo de uma área à outra e facilitar a saída das pessoas, principalmente, em momento de incêndio.
-
Iluminação de Emergência
É obrigatória em locais que possuem mais de 2 pavimentos e grande circulação de pessoas. O seu objetivo é de continuar fornecendo energia quando houver alguma queda ou interrupção na fonte principal até que a mesma seja restabelecida. As lâmpadas utilizadas são geralmente de LED.
-
Bombas Hidráulicas
São equipamentos que podem ser acoplados nos motores de combustão ou elétricos que conduzem a água pelo sistema de encanamentos e que são utilizadas no combate ao incêndio através de hidrantes e chuveiros elétricos. As bombas possuem importante papel de assegurar a força e potência da água que sai das redes fixas.
-
Sinalização
É importante que os edifícios tenham as placas e adesivos sinalizadores devidamente colocados, pois em um acidente eles são extremamente importantes por indicar desde a localização de outros equipamentos de segurança até o caminho de saída de emergência que os moradores devem realizar para garantir sua proteção e segurança física.
-
Considerações Finais
Todos os equipamentos de segurança contra incêndio, para funcionar corretamente, precisa ser bem manuseado, guardado e receber manutenção periódica. É importante seguir as recomendações do fabricante para garantir a vida útil dos equipamentos e contar com a segurança necessária em seu prédio. Combinado? Cadastre seu email em nosso formulário para receber as melhores dicas e informações de graça!
Precisa de instalação, manutenção e projeto de SDAI, Escada pressurizada, Hidrantes ou componentes de combate a Incêndio em Belo Horizonte ou Minas Gerais?
Entre em contato com a RW Engenharia!
* visita sem custo para condomínios na região metropolitana de BH
Eng. Felipe Wagner