As 10 maiores obras de engenharia do mundo

É inegável a importância das obras de engenharia para o mundo. Muitas até são consideradas verdadeiros patrimônios da humanidade. As grandes obras atravessaram séculos, e estão aí, para deleite de todos.

As inovações tecnológicas permitiram ao homem modelos ainda mais arrojados e inovadores no campo da criação de projetos de engenharia civil.

A lista dos grandes empreendimentos da engenharia é muito vasta. Os grandes feitos se tornaram verdadeiras atrações turísticas para as pessoas. As obras de engenharia são responsáveis por muitas mudanças e facilidades para a vida moderna.

Grandes obras de engenharia ao redor mundo

Muralha da China: esta é, sem dúvida um consenso entre todos. Construída no século V a. C. de Cristo, essa muralha é a construção mais longa do mundo executada pelo homem. Ela possui cerca de 20.000 km de comprimento. Duas curiosidades dessa obra é que ela foi construída em terreno irregular e sem os recursos disponibilizados pela tecnologia de hoje. Simplesmente surpreendente!

 

As pirâmides de Gizé: essa obra também é outro grande feito do homem. Localiza na cidade do Cairo, são formadas por três estruturas: a pirâmide de Quéfren, de khufu e a de Miquerinos, juntamente com a esfinge. Com certeza de encher os olhos de beleza e curiosidade!

 

Barragem de Hoover: concluída em 1935, este empreendimento é considerado a maior estrutura de Betão do mundo. Está localizada entre os estados do Arizona e Nevada. Foi construída para represar as águas do rio colorado, nos Estados Unidos. Servindo como grande utensílio na proteção e prevenção da natureza e da população!

 

Eurotúnel: Construído para ligar duas cidades entre a França e a Inglaterra, ele possui 52 km de comprimento e é considerado o maior túnel já construído. Suas obras levaram seis anos, e, hoje ele tem sido cotado como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Que tal dar uma passadinha por lá?!

 

A ferrovia Transcontinental: construída para facilitar as rotas de comércio no final do século XIX nos estados Unidos, esta obra é considerada o maior empreendimento tecnológico executado do século em foi construído.

 

Viaduto de Millau: está situado na França, e foi inaugurado em 2004. Sua construção foi realizada para facilitar a passagem sobre o vale do rio Tarn. Essa ponte possui 2460 metros de comprimento e 32 metros de largura.

 

Burj Khalifa: é o maior prédio do mundo e está localizado nos Emirados Árabes. Custou cerca de 1,5 bilhão e foi inaugurado em 2004. Possui 828 m, 49 elevadores e é o empreendimento mais alto, livre de cabos. Esse é apenas para os muito corajosos!

 

O canal do Panamá: concluído em 1914, este canal foi construído para oferecer uma rota mais curta entre os oceanos Pacífico e Atlântico. O que facilitou a viagem entre as cidades de São Francisco e Nova York.

 

Estádio de Rungrado May Day: localizado na Coréia do Norte, ele foi inaugurado em 1989 e tem capacidade para 150 mil espectadores. Deve ser magnífico!

 

Ponte de Orensud: é a maior rodoferroviária da Europa, está ligada aos países da Dinamarca e Suécia. Ela foi projetada para ser utilizada tanto por trens, quando por automóveis. Esta obra foi concluída em 2005 e custou cerca de 3 bilhões. Outra curiosidade é o fato dela imergir na água, sendo chamada assim, de a ponte-túnel. Que acha de conhecê-la?!

 

Lindas obras foram feitas e realizadas ao longo do tempo, algumas com alta tecnologia, outras com menos ou nenhuma inovação, ainda assim cada uma delas tem seu charme e beleza, valendo a pena conhecer cada uma delas!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.