Manutenção no sistema de gás: Você realmente reconhece a importância de cuidar das instalações de gás do seu apartamento ou casa?

Assim como elevadores e hidrantes a manutenção no sistema de gás é essencial e tem como objetivo identificar, analisar e corrigir falhas, garantir que equipamentos e componentes estejam em pleno funcionamento, dentro dos prazos de validade e em conformidade com as normas vigentes.

Através da manutenção também é possível, quando necessário, elaborar projetos de adequação e normalização das instalações para que garantam maior segurança e aproveitamento de espaços.

Todos os procedimentos devem ser monitorados por um profissional habilitado, que responde tecnicamente pelos serviços de manutenção, neste caso o Engenheiro Mecânico. 

 

Então continue lendo este post, para saber mais…

 

Quais são os benefícios de realizar a manutenção no sistema de gás?

 

manutenção no sistema de gás

 

Por definição de acordo com a norma NBR 5674/99 da ABNT, “Manutenção em Edificações é o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes para atender às necessidades e segurança de seus usuários”.

 

Quando se realiza uma manutenção preventiva, de maneira correta, se alcança indubitavelmente um tempo maior de vida dos componentes e principalmente, com segurança e qualidade.

 

Façamos um comparativo de nossas construções como o nosso organismo…. ele precisa de cuidados, ele envelhece, ele necessita de um check-up. A edificação, assim como o corpo humano apresenta sinais ou sintomas, um profissional habilitado, engenheiro ou arquiteto, assim como um médico é quem pode identificá-los corretamente.

 

Esqueleto = Estrutura

 

Músculo = Alvenaria

 

Pele = Revestimento

 

Artérias = Instalações (COMO NO EXEMPLO A DE GÁS)

 

A Inspeção é o check-up do condomínio. Quanto mais cedo se identificar anomalias, não confomidades, melhores resultados você tem. O bom senso e a relação custo-benefício são predominantes.

 

Agende uma inspeção no sistema de gás do seu prédio.jpg 2

Veja no gráfico abaixo como a manutenção pode aumentar a vida útil dos componentes:

 

 MANUTENÇÃO

 

Segundo dados da ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção, a manutenção preventiva já tem significado, uma redução de 95% em ocorrência de incêndios, por exemplo, acidentes que envolvem riscos para a população usuária ou circundante.

 

E olha que ainda falta muito para que as pessoas assimilem a ideia de que destinar dinheiro para a manutenção no sistema de gás preventiva é investimento e não gastos desnecessários. A falta de manutenção predial representa prejuízo no bolso e, pior ainda, um risco para a saúde e segurança de moradores, no caso de um prédio residencial e seus frequentadores e para usuários, no caso dos prédios comerciais

 

Precisa de manutenção no seu sistema de gás?

Entre em contato com a RW Engenharia! 31- 3371  7353

 

 

Agende uma inspeção no sistema de gás do seu prédio.jpg 2

 

ENG. FELIPE WAGNER

autor RW ENGENHARIA

6 respostas

  1. Boa tarde Felipe
    Grato pelo contato, eu vi a sua planilha e achei interessante para a gestão da manutenção predial.
    Nós desenvolvemos manual de manutenção predial aqui em Vitoria ES e certamente enriqueceu o nosso trabalho, como sendo mais um instrumento de controle, adotamos os contatos inseridos em cada linha do sistema de manutenção. Vimos também sobre manutenção do sistema de gás.
    O corpo de bombeiros do ES já solicita em suas inspeções anuais em alguns casos, teste de estanqueidade.
    abraços

  2. Boa noite Felipe
    Adorei receber seu artigo. Muito interessante e contribui bastante para meus estudos.
    Obrigada!!!!
    Abraço

  3. Gostaria de informações sobre o prazo de validade dos medidores e reguladores de pressão de gás. Existe esse prazo? Qual seria? Qual a norma que dispõe sobre esse assunto? Obrigada!

    1. Os medidores de gas não tem prazo de validade normativo. Já os Reguladores de segundo estágio, que antecedm os medidores, esses sim, tem prazo de validade de 05 anos.

  4. Bom dia, gostaria de tirar uma duvida.
    Se eu colocar um regulador de gás de 1 kg ou 2 kg em um fogão de 5 bocas, porém utilizar somente 1 boca, o consumo de gás sera o mesmo ?
    Ex:
    2 horas funcionando uma boca com regulador de gás de 1 kg
    2 horas funcionando uma boca com regulador de gás de 2 kg
    O CONSUMO DE UMA É MAIOR OU IGUAL ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.