Mas por não saber a importância dessa conduta e os benefícios que a água da chuva pode proporcionar no dia a dia, muita gente acaba não fazendo a coleta da água de chuva e com isso perdem em inúmeros aspectos.

Portanto para que isso não venha a acontecer com você, nesse artigo você verá quais são os principais benefícios de coletar água de chuva e porque é tão importante você ter esse tipo de atitude.

 

Benefícios de coletar agua de chuva

 benefícios de coletar água de chuva

         A água da chuva pode ser reutilizada de diversas formas onde com um sistema de captação de água de chuva é totalmente possível diminuir a utilização de água potável assim como também os gastos, sem contar a redução de enchentes, alagamentos, futuros racionamentos de água, e ainda ajudar o meio ambiente com isso.

         Alguns outros benefícios também são muito notáveis quando a pessoa decide coletar água de chuva como é o caso da irrigação de plantas, onde você pode deixar baldes para fazer a coleta de água e com ela poder regar as plantas utilizando uma água não potável, mas que será útil da mesma maneira do que se fosse água potável.

         Além da irrigação de plantas, a água da chuva também possibilita a lavagem de carros, pisos, calçadas, dentre outros. Existem também meios ainda mais eficazes para a utilização da água da chuva que é a captação da água por meio de reservatórios. Esses reservatórios acumulam um grande volume de água e por isso pode beneficiar famílias inteiras.

         E não é somente as pessoas que podem se beneficiar com a reserva de água da chuva, mas principalmente aqueles locais onde a seca castiga praticamente o ano inteiro e a escassez de água acaba sendo algo frequente como é o caso de países como a África por exemplo.

         Outro benefício muito importante que a coleta de água da chuva proporciona consiste na formação de uma consciência ecológica entre as pessoas, onde uma postura mais ativa passa a ser adotada em locais onde a prática efetiva da reutilização da água da chuva se faz presente.

         Em função dos vários benefícios decorrentes da coleta de água da chuva, essa prática vem sendo difundida não somente em locais de extrema falta d’água, mas também em países como a Austrália e a Alemanha, por exemplo, que por meio da captação de água da chuva acabam obtendo água de boa qualidade e que proporciona um retorno eficaz em termos de custo-benefício.

         É importante que você entenda a relevância que se tem em fazer a coleta de água da chuva, pois fazendo isso você não estará ajudando só a você mas ao mundo inteiro pois está também é uma atitude sustentável e que merece atenção principalmente por parte daqueles que não dão a menor importância em promover a preservação da água.

         Por fim é possível perceber que ao coletar água de chuva muitos problemas podem acabar sendo evitados ou então minimizados e dessa maneira você estará dando o exemplo para as gerações futuras. Essa é sem dúvida alguma a era da mudança, seja de meios ou de hábitos, o importante mesmo é fazer com que o planeta consiga ser salvo e a diferença começa exatamente por você.

         O que achou desse artigo? Já começou a contribuir para o nosso planeta? Deixe seu comentário ou sua opinião a respeito desse assunto. Se você achou interessante a temática e quer saber mais sobre os benefícios de coletar água de chuva não deixe de entrar em contato com a RW Engenharia.

 

Entre em contato com a RW Engenharia para montar esse sistema no seu condomínio ou empresa

>> CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

ENG. FELIPE WAGNER

explosão de botijão de gás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.