Esse artigo  é um lembrete do potencial explosivo de uma caldeira e vaso de pressão. A partir de aquecedores de água quente as caldeiras industriais possuem um potencial risco explosivo pois está sob pressão.A sensibilização do público para a importância da manutenção e inspeção adequada de uma caldeira é vital para a segurança pessoal e cívica.

 

Ao longo dos anos, várias estimativas sobre a energia potencial de uma caldeira foram apresentados, com a intenção de demonstrar o perigo desse equipamento se não for adequadamente mantida sobre manutenções e inspeções conforme a NR 13 (leia nosso artigo: O que é a NR 13? ) sugere.  

 

Considere esse exemplo evja o potencial explosivo de uma caldeira: Se você pudesse captar toda a energia liberada quando uma caldeira com volume de  115 litros em uma falha,  explode a temperatura de  160 °C, você teria força suficiente para enviar o carro médio (pesando 2.500 libras) a uma altura de cerca de 38 metros  – ou mais de altura, equivalente a um prédio de 13 andares – começando com uma velocidade de 136 km/hora!

 

Potencial explosivo de uma caldeira

 

Quando esta quantidade de força explosiva é desencadeada em ambiente, a onda de choque criada pela explosão carrega os detritos, teto, tubulação, e a temperatura queimam tudo em sua volta. O resultado é devastador nas proximidades. casas inteiras podem ser destruídas, como também os carros, as pessoas no mesmo edifício ou em uma calçada ou no estacionamento nas proximidades pode ser feridas ou mortas. Tudo isso é devido ao poder desencadeada em uma onda de choque de energia que explode dessas caldeiras. Em uma fração de segundo, como a água quente pisca para a vapor, tudo se transforma em destruição.

 

Felizmente, essas catástrofes são raras, considerando o grande número de caldeiras e vasos de pressão em uso em todo o mundo. Assim, o público em geral só se ouve sobre o desastre explosivo ocasional associada a uma falha de pressão do vaso. No entanto, o potencial explosivo está sempre presente e muito real, especialmente se a manutenção e reparação regular da caldeira é ignorada.

 

chame a RW Engenharia

 

Leis da física de temperatura e pressão são usados para medir o potencial explosivo de uma caldeira e vasos de pressão. Novos cálculos mostram, por exemplo, que, se liberado em uma ruptura, um tanque de água quente de 30 litros a 90 psig (ou 104,7 psia) tem cerca de 314.095 libras-pé de energia  a 332 ° F. Traduzir esse potencial força em termos do mundo real e você tem o exemplo do carro que está sendo disparou para o ar como descrito acima. Outra maneira de olhar para esta foot-pound figura 300.000 é que ele é igual a força explosiva de 0,16 libras de nitroglicerina.

 

 Veja o estrago de uma caldeira

 

 

Várias situações operacionais podem ocasionar violentas explosões, quando um acúmulo de pressão é subitamente liberado. Uma causa comum de explosão é quando um queimador da caldeira não se desliga. 

 

Claro, uma válvula de pressão e alívio de temperatura em bom funcionamento impediria tal falha. Mas uma válvula de segurança instalada e mantida adequadamente não é uma característica universal dos vasos pressurizados.

 

Prevenção contra acidentes em caldeiras tem sido sempre uma preocupação do Ministério do Trabalho. Caldeiras, compressores de ar, vasos de pressão, elevadores hidráulicos em oficinas de reparação, até mesmo esterilizadores de instrumentos em consultórios de dentista – todos são capazes de causar lesões em uma explosão. Por um lado, eles raramente são inspecionados para o desempenho mecânico adequado e integridade estrutural. 

 

 E como um fator complicador, existe pouca fiscalização dos fiscais em pequenos e médios clientes.

 

O Ministério do Trabalho é consciente do risco e potencial explosivo de uma caldeira ou de um vaso de pressão em caso de explosão.O potencial risco da caldeira é uma situação que pode ser controlada e o Ministério do Trabalho tem a como obrigação ampliar seu papel de fiscalização para garantir a segurança e conscientização das empresas e usuários. 

Aprendeu sobre o potencial explosivo de uma caldeira? Caso precise relularizar seus equipamentos a RW Engenharia está a disposição.

chame a RW Engenharia

 

ENG. FELIPE WAGNER

apresentação para todo artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.