O Código de caldeiras e recipientes sob pressão ASME (B & PVC) foi concebido em 1911 por um grupo de engenheiros mecânicos que participavam da Asme. A regulamentação das Inspeções em Vasos de pressão teve como finalidade proteger os operadores logo após a concepção da máquina a vapor no final do século 18. No século 19, havia literalmente milhares de explosões de caldeiras nos Estados Unidos e na Europa, alguns dos quais resultou em muitas mortes. Sem dúvida, uma das falhas mais importantes que provaram a necessidade de leis  para Caldeira foi a explosão que ocorreu na fábrica de sapatos Grover em Brockton, Massachusetts em 10 de março de 1905.

 

O incidente resultou em 58 mortes e 117 feridos e nivelou completamente a fábrica . Esta catástrofe chamou a atenção para a necessidade de proteger o público contra tais acidentes com equipamentos de acumulo de pressão.

 

 Assim coo a ASME a Norma Regulamentadora NR-13, foi instituída para assegurar a segurança dos usuários de Caldeiras e Vasos de Pressão.

 

A NR 13 estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.

 

 

Quão importante é garantir a segurança vaso de pressão? 

 

regulamentação das Inspeções em Vasos de pressão

 

Indo por sua definição, os recipiente, que vem na forma de um “contentor” fechado foi concebido para manter os gases ou líquidos a uma pressão substancialmente diferente da pressão ambienteSe isso não acontecer, as consequências podem ser fatais.

 

A pressão sob controle tem sido um desafio monumental desde a sua aplicação que começou há mais de 300 anos atrás. Isto é porque o diferencial de pressão é perigoso, motivo por que a concepção, fabricação e funcionamento são regulados pelas autoridades de engenharia apoiados por legislação.
 
Os vasos de pressão são usados numa variedade de aplicações industriais que variam de armazenadores de ar comprimido , tanques de armazenamento de água quente doméstica,câmaras de recompressão, torres de destilação, as operações de mineração, usinas petroquímicas, vasos do reator nuclear, submarino, depósitos de gás liquefeito, como amônia, cloro, propano, butano, e GLP.
 

A  inspeção

 

inspeção segundo nr 13

 

A Inspeção é extremamente importante para o funcionamento seguro dos recipientes sob pressão e os operadores bem como os a comunidade do entorno.
 
Uma técnica amplamente utilizada é o teste de ultra-som para determinar a espessura do metal ou hidrostático para avaliar a condição da condição do material sobre pressão.
 
 

Precisa regularizar seus vasos de pressão ou caldeira em Belo Horizonte ou Minas Gerais?

Entre em contato com a RW Engenharia!

* visita sem custo para a região metropolitana de BH

 

 

apresentação para todo artigo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.