Tubulação Aparente: Os Sistema de encanamento de uma residência é complexo e envolve tubos de abastecimento de água, canos de drenagem, tubos de ventilação, tubulações de gás  e muito mais. Em muitos projetos essas tubulações foram projetadas embutidas o que torna mais complicado fazer reparos em caso de vazamentos, por isso a alternativa de tubulações aparentes possui seus benefícios e vale a pena entender como o sistema funciona.

 

Compreender os fundamentos de um sistema de encanamento permite entender melhor os tipos de problemas que ocorrem ou, se você está planejando uma remodelação na sua residência, esse artigo dá dicas que ajudam a projetar um sistema que funcione corretamente e dentro das normas.

video de manutenção em gás

Nesse artigos iremos abordar:

– Quais os sistemas de encanamento numa edificação ou residência
– Quais são os componentes de um sistema hidráulico
– Tubulação Aparente de Gás- Cuidados e Dicas para instalação
– Tubulação Aparente de Água– Cuidados e Dicas para instalação
-Como encontrar uma empresa especializada em tubulações aparentes
– Conclusão

 

 

Quais os sistemas de encanamento numa edificação ou residência

tubulação aparente

 

No que diz respeito ao planejamento de obras de encanamento hidráulico, um sistema devidamente projetado irá entregar água para as várias torneiras, utensílios e aparelhos, transportar águas residuais sem obstruções e gás aos equipamentos de aquecimento e cocção.

Ao planejar e projetar esses sistemas hidráulicos, você pode muitas vezes reduzir a despesa global das tubulações significativamente localizando o banheiro, cozinhas ,lavandaria perto um do outro para que eles possam compartilhar partes desses sistemas.

Vários sistemas diferentes compõem o encanamento de uma casa, os principais estão descritos abaixo:

1- A água fria é entregue a uma casa através de canos de abastecimento da concessionária ou um poço e é então distribuído para sumidouros, banheiros, lavadoras, banheiras e acessórios relacionados.

Os equipamentos para este fornecimento e distribuição é essencialmente um sistema de tubos, acessórios, válvulas de serviço e torneiras. Estes tubos e outros acessórios são comumente feitos de PVC, cobre ou ferro galvanizado. As tubulações variam em diâmetro de 1/2 polegada a 4 polegadas ou mais.

2- O sistema de dreno-esgoto-ventilação leva água e resíduos usados para esgotos ou fossas sépticas.

Esse sistema é um dos mais importantes,esse sistema é responsável por transportar águas residuais e esgoto de sumidouros, banheiras, chuveiros, banheiros e utensílios que usam água, como máquinas de lavar louça e lavar roupa e entregar esses resíduos para a fossa séptica ou esgoto público.

O sistema de ventilação – parte do encanamento que geralmente é menos conhecido para a maioria dos proprietários – está conectado à tubulação de esgoto, e seu trabalho é ventilar os gases provenientes do esgoto para que eles não retornem para sua casa. O sistema de ventilação também ajuda a manter a pressão certa para drenagem adequada.

Esse sistema geralmente ficam embutidos. Mas quando o sistema deixa apresenta problema é um dos que mais causam dor de cabeça. Drenos entupidos estão entre os problemas mais comuns que ocorrem em um sistema de esgoto.

3- Encanamento de gás natural ou LP fornece o combustível para fogão, forno, aquecedores, secadoras de roupa, lareiras,etc…

 

2- Quais são os componentes de um sistema hidráulico

 

Tubulação

É o nome dado ao conjunto de tubos, acessórios, válvulas e dispositivos que participam de um processo em uma área ou unidade, constituindo uma de suas partes mais importantes. Eles compõem, juntamente com os equipamentos como tanques e bombas, um complexo necessário ao funcionamento de um sistema.

Tubos

Os tubos são elementos vazados, normalmente de forma cilíndrica e seção constante, utilizados no transporte de fluidos, os quais podem ser líquidos, gasosos ou mistos.

Geralmente os materiais usados são:

– cobre e suas ligas;

– alumínio;

– aço-carbono

– materiais plásticos (PVC, Teflon, polietileno, epoxi, etc.);

Conexões:

Curvas.

Conexão que tem como objetivo mudar a direção das tubulações.As curvas seguem as normas e tem raio de 1 Ø (curto) e 1,5 Ø, (longo) ou 5 Ø(5D).

Joelhos ou cotovelos.

Utilizados para mudar a direção das tubulações assim como as curvas, mas com curvatura menor.  

Tês.

Conexões que “aumentam” em uma direção na tubulação

Cruzetas.

Apresenta característica semelhante ao Tê, contudo possui uma derivação a mais em ângulo reto.  

Luvas.

São peças utilizadas para unir tubos, prolongar as linhas, ligar acessórios e reduzir diâmetros.

Uniões.

São  peças  utilizadas  para  unir  tubos,  com  a  finalidade  de permitir  fácil montagem  e desmontagem.  

Niples.

São  peças  utilizadas  para  facilitar  a  ligação  entre  dois acessórios.  

Reduções.

São  peças  cuja  finalidade  é  simplesmente  a  de  reduzir  os diâmetros dos tubos através de  ligações simples.

Buchas.

São  acessórios  empregados  para  facilitar  a  ligação  entre equipamentos e principalmente   para   reduzir   distâncias  e economizar material. Conectam tubos pelas duas faces (interna e externa).

Tampão.

Acessório  utilizado  para  fechar  a  extremidade  de  um  tubo.

Bujão ou Plug.

Acessório utilizado para fechamento de uma conexão roscada.

 

Tubulação Aparente de Gás- Cuidados e Dicas para instalação

 

tubulação aparente de gás está cada vez mais sendo utilizada, principalmente em reformas de tubulação com vazamento e nas construções novas prevendo futuras manutenções.

A norma NBR 15526 da ABNT estabelece critérios mínimos para a execução, a saber:

A tubulação aparente interna deve ser identificada através de pintura da tubulação na cor amarela (código 5Y8/12 do código Munsel ou 110 Pantone), com as seguintes ressalvas:  

a) fachadas de prédios: em função da necessidade de harmonia arquitetônica, a tubulação pode ser pintada  na cor da fachada e, neste caso, a tubulação ou os suportes de fixação devem ser identificados com a palavra “GÁS” no máximo a cada 10 m ou em cada trecho aparente, o que primeiro ocorrer;

tubulacao-de-gas-em-fachada

 

A de se tomar cuidados com a fixação, evitando danificar a fachada e ao mesmo tempo uma fixação que garante o suporte dos tubos, geralmente feita a cada 2 metros

b) interior de residências: em função da necessidade de harmonia arquitetônica, a tubulação pode ser pintada  na cor adequada e, neste caso, a tubulação ou os suportes de fixação devem ser identificados com a palavra “GÁS” no máximo a cada 10 m ou em cada trecho aparente, o que primeiro ocorrer;

tubulacao-de-gas-em-apartamento

Dentro dos apartamentos é comum a execução dessas tubulações passando nas áreas de serviço e cozinha, na altura do teto e posteriormente dentro dos armários

É necessário que o profissional possua habilidade o suficiente para não danificar os armários ao furar e com calor da solda.

c) garagens e áreas comuns de prédios: a tubulação deve ser pintada na cor amarela e a tubulação  ou os suportes de fixação devem ser identificados com a palavra “GÁS” no máximo a cada 10 m  ou em cada trecho aparente, o que primeiro ocorrer.

tubulacao-amarela-de-gas

 

Geralmente a tubulação aparente de gás é fixada no teto de garagem e área comum, geralmente evita cortar as vigas, fazendo conexões que contornam essas interferências.

Quadro comparativo das formas de instalação de gás

tubulacao-aparente-x-embutida

 

Tubulação Aparente de Água – Cuidados e Dicas para instalação

 

As instalações de água devem ser projetadas de modo a permitir fácil acesso para eventual execução de reparos independente de serem embutidas ou aparentes. Além disso, não  podem interferir nas condições de estabilidade da construção

Quando as tubulações hidráulicas atravessarem alvenarias elas devem possuir  uma folga  em sua passagem.

Na instalação da tubulação aparente de água ( horizontal e vertical)  os tubos devem ser fixados com abraçadeiras de superfícies internas lisas e largas

Deve-se tomar cuidado com a utilização de materiais em PVC aparentes,apesar de perder sua resistência à pressão interna da água a ação dos raios ultravioletas do sol provocará descoloração das peças. Além disso o material irá ressecar e com tempo fica mais frágil ao rompimento caso tenha um impacto externo

Quando aparentes os tubos PVC podem ser pintados, com tintas à base de esmalte sintético. Estando aparente a pintura dos tubos aumentará sua vida útil.

Outra maneira de executar as tubulações hidráulicas é  prever um shaft que irá facilitar as futuras manutenções e operação do sistema além de diminuir o custo melhorar a produtividade e aumenta em qualidade o sistema.

O shaft reduzem os custos de corte na alvenaria, Pode-se adotar  um shaft de prumada para cada conjunto hidráulico: Área de serviço  e  cozinha,   sanitários, etc.

 

Como encontrar uma empresa especializada em tubulação aparente

Não basta escolher o primeiro nome que você vê na Internet ou nas páginas amarelas – Buscar informações pelo levar alguns minutos e economizar bastante dinheiro

Estas medidas irão ajudá-lo a escolher realmente um bom encanador/empresa:.

Confira sua presença na mídia social. Isto pode lhe dar uma idéia de como pró-ativa é a empresa é como interagi com os seus clientes. 

Fazer uma consulta, seja por e-mail ou telefone, informando suas necessidades exatas, e pedindo um orçamento formal.

Perceba o tempo de resposta, isso vai lhe indicar o tempo que ele demora para solucionar seus problemas

Os preços indicados devem ser transparentes e incluem todas as taxas e impostos.

Verifique quantos anos a empresa está no mercado, confira suas obras, verifique seus certificados e empresas que são credenciadas

Sempre chame uma empresa com registro no CREA, e que possua um engenheiro no seu quadro de funcionários.

Confira as informações da empresa de engenharia e do engenheiro que podem ser encontradas no site do CREA, siga os passos abaixo:

Entre no site do CREA- Clique aqui   

Basta inserir um dado do profissional (nome completo ou cpf)

Exija um documento que comprove que o engenheiro trabalha na empresa que está sendo contratado, o REGISTRO DA EMPRESA NO CREA NÃO GARANTE QUE A EMPRESA POSSUI ENGENHEIRO NO SEU QUADRO DE FUNCIONÁRIOS), isso evitará problemas legais em caso de acidentes e garantia de serviço.

Instaladores de gás e hidráulica devem fornecer ART e laudo técnico

Todas as instalações devem ser realizadas por um instalador habilitado com supervisão de um engenheiro.   

O que a ART me garante?

Que o profissional que assinou possui registro em um órgão competente CREA, e ela é um contrato entre fornecedor, cliente e órgão fiscalizador.

Proteção para você

Esta ART é realmente proteção para você, se ocorrer algum problema mais tarde.

Se os problemas são o resultado de fabricação defeituosa, o instalador deve corrigir o defeito.

 

Conclusão

Conforme visto neste artigo as tubulações aparentes estão cada vez mais sendo utilizadas devido a praticidade de manutenção, redução de custo e em muitos casos é possível ainda ficar muito bonito.

tubulacao-aparente

ENG. FELIPE WAGNER

felipe-autor

8 respostas

  1. Boa tarde! Posso instalar um registro de 1/2 para gás em uma entrada de água para um purificador. Existe algum tipo de incompatibilidade? Grato

  2. Gostaria de uma orientacao! Reformei meu apartamento e a tubulacao de gas foi colocada aparente passando pela garagem, td dentro das normas! Porem um morador diz que nao gostou da estetica e quer que eu faca uma “boneca” para esconder essa tubulacao!!!! Eu disse que isso nao e possivel e que a tubulacao tera que ficar aparente! Mas gostaria de saber se estou certa ou se sou obrigada a esconder essa tubulacao

  3. Prezados. sou síndica de um prédio antigo e um certo condômino quer colocar tubulação de gás aparente na fachada frontal do prédio, alegando que a concessionária agora só permite dessa forma e não mais embutida. É verdadeira a legação do condômino? Muito obrigada!

  4. Boa noite,
    Uma das moradoras do meu prédio passou uma tubulação de água quente pela fachada do prédio junto com a tubulação de gás.
    Está procedimento dentro das normas técnicas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.