Utilizar a água da chuva: Sabemos que ela é um bem muito valioso e as pessoas devem aproveita-la da melhor forma possível. Mas infelizmente na maioria das vezes ela é desperdiçada pela população.

Embora a sua utilização para consumo humano não seja recomendada tendo em vista as diversas impurezas que advém com essa água, ela apresenta uma variedade de utilizações não potáveis que podem ajudar na economia desse recurso tão necessário para a vida.

Por isso, pensando na melhor forma de mostrar para você sobre algumas utilidades que a água da chuva tem no dia a dia, listamos a seguir as principais formas de utilização dessa água para que você possa aproveitar ao máximo esse recurso natural .

 

Principais formas de utilizar a água da chuva

 utilizar a água da chuva

 

Seja para uso residencial ou mesmo em empresas podemos utilizar a água da chuva de diferentes maneiras, desde que haja um sistema de captação eficiente que possa armazenar a água de uma forma segura.

Em residências a coleta de água da chuva pode ser feita de maneira bem simples e descomplicada por meio de reservatórios ou se a mesma estiver em fase de construção você pode desenvolver um sistema de captação de água da chuva mais completo e eficaz.

Nesses locais podemos utilizar a água da chuva em atividades domesticas como a irrigação de plantas, na lavagem da casa, das calçadas, na lavagem do carro, no banho do animal de estimação, na descarga do banheiro, enfim, a água da chuva apresenta muitas utilidades nas tarefas do dia a dia desde que seja armazenada da forma correta e com segurança para não prejudicar a sua saúde ou da sua família.

Nas empresas a água da chuva é utilizada principalmente para abastecer a parte funcional da estrutura, ou seja, através da implantação de um sistema moderno e eficiente de captação da água da chuva é possível canalizar essa água e distribuí-la por todos os setores.

Com o tratamento adequado da água da chuva é possível utiliza-la para regar o jardim externo, ou então nos banheiros da empresa através da utilização em descargas e nas torneiras, no refeitório para lavagem de artigos de cozinha, enfim, existe uma serie de utilidades que a água da chuva pode ter desde que armazenada e tratada do jeito certo.

Além disso, as empresas que adotam esse tipo de sistema de aproveitamento da água da chuva acabam tendo um retorno financeiro expressivo uma vez que a economia que se tem com a reutilização da água é bem significativas.

 

Utilizar a água da chuva em áreas de seca

 utilizar agua de chuva na seca

 

No Brasil uma das principais áreas que sofre com a seca é o nordeste do país e nessa região a água da chuva é acumulada em cisternas e passa por um tratamento com filtração e cloração para poder ser utilizada para consumo humano.

Portanto utilizar a água da chuva é uma tarefa bem simples e acaba economizando a utilização de um grande volume de água tratada onde essa conduta auxilia na redução dos impactos hídricos em todo o mundo. Sem contar que ao aproveitar a água da chuva você também estará ajudar a reduzir as enchentes que ocorrem nos grandes centros urbanos pois a água será captada e não mais acumulada no subsolo impermeável.

O que achou desse artigo? Achou realmente interessante esse conteúdo? Deixe seu comentário ou sua opinião sobre o assunto. Se você tem alguma dúvida sobre as diferentes formas de aproveitar a água da chuva e quer saber mais detalhes sobre o assunto entre em contato já com a RW engenharia.

 

Entre em contato com a RW Engenharia para montar esse sistema no seu condomínio ou empresa em Belo Horizonte ou cidades de Minas Gerais

>> CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.