Os sistemas médicos de vácuo medicinal são projetados para oferecer sucção a fluidos e gases indesejados nos ambientes médicos e de laboratório. Os sistemas de vácuo medicinal oferecem uma estrutura controlada através da qual os médicos se protegem contra o contato com substâncias prejudiciais efaz parte dos sistemas de gases medicinais.

 

Quais são as aplicações do vácuo medicinal?

 

As aplicações mais comuns dos sistemas de bombas de vácuo incluem:

 

Embora os sistemas de vácuo medicinal facilitem os procedimentos acima, eles não são usados ​​apenas com essas finalidades. Em vez disso, são usados ​​com outros equipamentos para melhorar sua eficiência ou promover o gerenciamento saudável dos materiais que estão sendo coletados. Junto ao sistema de vácuo é importante estar atento a todos os sistemas de gases medicinais (oxigênio, ar medicinal, oxido nitroso, etc…)

 

Principais componentes de um sistema de vácuo medicinal:

vácuo medicinal

Equipamento para instalações de vácuo medicinal:

1-) Bombas de vácuo

2-) Painel de controle elétrico digital

3-) Grupo de filtros de material

4-) Reservatório de vácuo

5-) Conexão flexível

6-) Coletor de reservatório

7-) A conexão entre os elementos da unidade

 

Bombas de vácuo 

As bombas de vácuo medicinais são usadas para fornecer o vácuo necessário para os hospitais e clínicas. Elas devem ser dimensionadas de acordo com consumo do local

 

Tecnologia de palhetas rotativas secas devem ser:

 

Filtros bactericidas

filtro bactericida

 

A disposição dupla do grupo de filtros bacterianos evita que as bactérias acumuladas no gasoduto cheguem ao tanque de vácuo e, portanto, proporcionam higiene nos hospitais onde as plantas de vácuo médico são usadas. Esse processo é significativo nas situações onde a higiene é de extrema importância. Esta parte da planta está localizada entre o reservatório e o serviço. O grupo de filtro bacteriano é composto por filtros e válvulas. Os filtros são eficientes em até 99.998. Os filtros podem ser Simplex com configurações de desvio e duplos.

 

Reservatório de vácuo medicinal

 

O reservatório de vácuo é fabricado para atender aos requisitos legais e tem a função de iniciar ou parar a bomba de vácuo. 

Tanque de vácuo fabricado de acordo com a BS 5169 Classe 3 e testado a 4 bar de acordo com HTM 2022, as capacidades do tanque de vácuo são calculadas como capacidade líquida igual a 1 min de ar livre aspirado a 450 mm Hg da instalação de vácuo médica de acordo com a Seção 9.26 do HTM 2022 

 

Painel de controle

O sistema é protegido contra danos por relés de sobrecorrente, curto-circuito e relés de alta pressão, localizados no painel de controle elétrico. O painel de controle elétrico digital deve ser projetado para controlar a planta automática ou manualmente. 

O painel deve ser  projetado para mostrar as condições de ativação ou desativação e falha de cada bomba separadamente, no valor necessário. A seleção da bomba principal também pode ser programada neste painel dia / mês / ano. O nível de vácuo do tanque é mostrado digitalmente no painel e também os níveis de vácuo de ativação e desativação da bomba podem ser programados neste painel.

O painel deve permitir que a planta de vácuo médico opere no modo Manual através de interruptores de vácuo embutidos em caso de falha no transdutor de vácuo ou controle eletrônico. O sistema também pode ser usado manualmente em caso de falha no sistema. Os medidores que mostram o tempo de trabalho das bombas também estão localizados no painel de controle. 

 

Sistemas duplo

Um sistema de bombeamento a vácuo duplo cria uma segurança para o usuário ,através do qual as bombas de vácuo podem ser desligadas para manutenção e limpeza. Na função, o sistema duplo de bombas oferece um backup caso a bomba de vácuo principal falhe.

 

Vasilhas de coleta   

Uma vez sugados de uma superfície, os líquidos são bombeados para um recipiente de coleta onde são armazenados, aguardando análise ou descarte clínico. Como determinante do processo médico em questão, devem ser utilizados recipientes apropriados. Por exemplo, botijões esterilizados devem ser usados ​​nos casos em que os fluidos devem passar por análises clínicas adicionais, enquanto aqueles que aguardam o descarte podem ser manuseados em qualquer recipiente que não seja necessariamente esterilizado.

 

Dispositivos Venturi

Embora usados ​​como fonte alternativa de sucção em aplicações médicas, esses dispositivos também podem ser conectados a bombas de sucção. Eles são usados ​​principalmente com bombas de vácuo como backups alternativos para evitar falhas nas bombas.

 

Reguladores de vácuo

Procedimentos médicos específicos requerem diferentes níveis de aspiração. Como resultado, a regulagem da quantidade de vácuo criada por uma determinada bomba deve ser efetivamente monitorada, controlada e regulada para evitar drenagem excessiva e outros efeitos de sucção prejudiciais. Recomenda-se o uso de reguladores de vácuo apropriados. 

Conclusão sobre sistemas de vácuo medicinal

Sistemas confiáveis ​​de gás e vácuo para uso médico são essenciais para o atendimento ao paciente.

Analisar e implementar um programa para o seu sistema de vácuo médico é a melhor maneira de garantir que seus pacientes, funcionários e visitantes estejam seguros.

Se você tiver dúvidas sobre as melhores maneiras de manter o vácuo ou qualquer gás medicinal funcionando nas taxas ideais, entre em contato com nossa empresa clicando no banner abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.