Proteger de raios: Embora a chance de uma pessoa ser atingida por um raio seja em torno de um para um milhão, grande parte das mortes e ferimentos são causados devido a efeitos associados à incidência próxima ou ainda efeitos secundários, como incêndios ou quedas queda de linhas de energia induzidos por descarga atmosférica que possam atingir o individuo.

 

Qual dano um raio pode provocar ?

 

Uma corrente elétrica de um raio pode causar sérias queimaduras, danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, que podem ser atingidas por meio do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas.  A intensidade desses danos dependerá da intensidade da corrente, além das às condições físicas da vítima, e as condições específicas do incidente.

 

Cerca de 20 a 30% dos acidentes envolvendo raios levam à morte, sendo que grande parte dessas mortes são decorrentes de parada cardíaca e respiratória. Os outros 70% sobreviventes sofrem com sequelas psicológicas e orgânicas, tais como redução ou perda da memória, diminuição da capacidade de concentração e distúrbios do sono.

 

No Brasil, estima-se que cerca de 130 pessoas morrem por ano atingido por raios e cerca de 500 ficam feridas. Para fugir das estatísticas e evitar acidentes envolvendo raios, confira nossas recomendações.

 

Indicações de como se proteger de raios

 

proteger de raios

 

– Não saia para ruas durante as tempestades. Caso esteja em lugar aberto quando os raios tiverem início, busque abrigos em lugares como carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam SPDA (sistema de proteção a descarga atmosférica); em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções com estruturas metálicas; em barcos ou navios metálicos fechados.

 

– Evite locais que não ofereçam proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiras, tendas ou barracos).

 

– Não permaneça dentro de veículos sem capota, tais como tratores , motocicletas ou bicicletas.

 

– Mesmo que esteja em um veículo protegido, não estacione próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.

 

– Não permaneça em locais que são perigosos durante as tempestades, como topos de morros, cordilheiras, topos de prédios, áreas abertas, campos de futebol ou outros campos abertos, estacionamentos abertos e similares.

 

– Evite também em lugares próximos a varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas (torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica).      

 

– Ainda na rua, evite apoiar-se em objetos metálicos, empinar pipas e aeromodelos com fio, andar a cavalo, nadar e permanecer em grandes grupos.

 

– Caso esteja dentro de casa, evite utilizar telefones, permanecer próximo a tomadas e canos, janelas e portas metálicas e aproximar-se de equipamentos elétricos ligados na tomada.

 

Dica extra para se proteger de raios

 

Caso, durante a tempestade, você esteja em um local sem abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, podem ser sinais de um raio está próximo de atingir o local. Aconselhamos que você ajoelhe-se e curve para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Atenção: siga a posição recomendada e não deite.

 

Faça Contato com a RW Engenharia

 

ENG. ROBERTO WAGNER

engenheiro elétrico roberto Wagner

 

Uma resposta

  1. Prezado Messias,

    Para conseguir precificar precisamos que envie no nosso email comercial o projeto arquitetônico da sua casa para fazer o levantamento correto.
    O senhor pode encaminhar para o email: comercial@rwengenharia.eng.br

    Obrigado
    Felipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.