Por que contratar um engenheiro ou empresa de engenharia para uma obra?

Para executar uma obra com qualidade, segurança e economia são necessários conhecimentos técnicos que somente um profissional qualificado pode oferecer neste caso o Engenheiro ou Empresa de Engenharia.

É o Engenheiro que tem capacidade para coordenar uma equipe com eficiência, pois vai administrar todo o projeto com base no planejamento eficiente. Ele vai elaborar um orçamento detalhado com cronograma físico e financeiro definindo o tempo e custo de cada etapa do projeto.

O planejamento do projeto inclui dados e informações do gerenciamento das áreas como aquisição, riscos, custos, escopo, tempo, integração, recursos humanos entre outros.

Tanto em obras de pequeno ou grande porte, é imprescindível a formação de uma equipe para executar o projeto, essa equipe será gerenciada e vistoriada pelo Engenheiro.

Muitas pessoas acreditam que esse profissional aumenta o custo da obra e do projeto, mas não passa de ilusão e desconhecimento, pois somente com acompanhamento do profissional capacitado é possível executar o trabalho proporcionando maior economia sem que seja comprometida a qualidade e a segurança durante a execução da obra.

 

Mas é importante ressaltar, que tanto para a execução de obras quanto para a instalação de alguns projetos e serviços é necessário a contratação de um Engenheiro, pois além de fazer toda a diferença no custo e na qualidade dos projetos é um fator requerido dentro das Normas da ABNT.

 

Desde abril de 2014 as reformas feitas em casas ou apartamentos terão que ter a contratação de um Engenheiro para executar o projeto, de acordo com a NBR 16289:2014, requisitado pela ABNT.

 

Pequenos reparos como pinturas e troca de gesso não tem a necessidade de contratação do Engenheiro, as novas regras valem para troca de canos e janelas, instalações elétricas e a gás por exemplo.

 

artigo certo

 

A nova Norma foi criada para garantir a segurança em reformas com a coordenação de um profissional qualificado e certificado pelo CREA, após inúmeras tragédias com graves conseqüências e até mortes por reformas feitas por pessoas desabilitadas ou pelo exercício ilegal da profissão.

Porque é importante contratar um Engenheiro antes de construir ou reformar?

No Brasil, é proibido por lei reformar ou construir sem o acompanhamento de um profissional habilitado que vai se responsabilizar pela obra, no caso, Engenheiro ou mesmo uma Empresa de Engenharia.

Caso você não contrate profissionais no início da reforma ou da construção, o que não é recomendado, além se ser ilegal você inevitavelmente deverá contratar depois, pois é necessária a regularização da obra e projeto.

Portanto construir ou reformar dentro da legalidade não se limita apenas às grandes obras. Caso você tenha interesse ou desejo de ampliar a sua residência, como construir mais um cômodo, um banheiro ou até mesmo uma edícula, o primeiro passo é buscar a consultoria de um Engenheiro ou Empresa de Engenharia com a finalidade de avaliar o seu projeto para permitir a obtenção do alvará de construção.

Caso você não cumpra essas etapas a sua obra será considerada ilegal e corre o risco de sofrer alguma punição da prefeitura ou do CREA.

Portanto qualquer alteração no projeto original do imóvel precisa da aprovação e autorização da prefeitura, através do alvará de construção.

Construir ou reformar dentro da legalidade vai evitar problemas com a prefeitura e a desvalorização do seu imóvel, além disso, garante a segurança dos moradores do imóvel.

 

Sobre o Autor do artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.