Vazamento de gás: Você realmente reconhece a importância de cuidar das instalações de gás do seu apartamento ou casa?

O objetivo desse post e orientar os consumidores quais são os procedimentos preventivos, causas, riscos, e como identificar e evitar um vazamento de gás no seu condomínio ou casa

Então continue lendo este post, para saber mais sobre:

Como acontece um vazamento de gás?

Que riscos oferece um vazamento de gás?

Como identificar vazamento de gás

Detectores de vazamento de gás

Como identificar um vazamento de monóxido de Carbono?

O que fazer em caso de vazamento de gás?

Explosão por vazamento de gás

Como evitar vazamento de gás?

 

detectar um vazamento de gás

 

Como acontece um vazamento de gás?

 

vazamento de gás

 

Vazamento de gás em apartamento geralmente é resultados de aparelhos mal instalados, sem manutenção ou com defeito, como exemplo de equipamentos a gás temos as caldeiras, aquecedores de passagem, saunas e fogões.

Se o seu aparelho está mal instalado, o gás pode escapar através da mangueira de conexão do equipamento para tubulação, na vedação, nas conexões, na própria tubulação entre outros – assim sendo, recomendamos que o serviço seja sempre feitos por profissionais e empresas com registro no CREA.

Confira as informações da empresa de engenharia e do engenheiro que podem ser encontradas no site do CREA, siga os passos abaixo:

Entre no site do CREA de Minas Gerais- Clique aqui    Basta inserir um dado do profissional (nome completo ou cpf)

Lembre-se que o profissional habilitado para ser responsável técnico dos serviços descritos é:

Gás (engenheiro mecânico, engenheiro civil com restrições) 

Exija um documento que comprove que o engenheiro trabalha na empresa que está sendo contratado, o registro da empresa no CREA não garante que a empresa possui engenheiro no seu quadro de funcionários, isso evitará problemas legais em caso de acidentes e garantia de serviço.

Você também deve ser cauteloso para comprar aparelhos de gás antigos ou de segunda mão.

 

Que riscos oferece um vazamento de gás?

 Que riscos oferece um vazamento de gás?

 

Um vazamento de gás pode levar a falta de ar pois a molécula do gás LP é mais pesada que o ar e ocupa o lugar do oxigênio no ambiente, incêndios e até mesmo explosões. A falta de oxigênio pode ocasionar tontura, fadiga, náuseas, dor de cabeça, e respiração irregular.

 

O gás natural e glp é altamente inflamável , o que significa que ele pode produzir grandes quantidades de calor quando você utilizados. Consequentemente, um vazamento de gás natural e glp  podem aumentar o risco de incêndio e explosão, uma vez que se espalha rapidamente e entram em combustão facilmente. Uma fonte de ignição já é o bastante para dar início a um incêndio ou explosão .

 

Outro risco que devemos ficar atentos é que o gás natural e glp se não tiverem uma combustão perfeita por causa da montagem incorreta ou falta de ventilação, ele emite um subproduto que é o monóxido de carbono . Quanto mais monóxido de carbono presente no ar, menos oxigênio que você irá inalar, isso se torna potencialmente perigoso.

 

Um dado importante é que somente nos EUA a Gás Seguro Register (GSR) destaca que, nos últimos três anos, um em cada seis casas inspecionadas pela organização tinha um aparelho a gás inseguro. Se não for controlada, estes aparelhos poderia ter levado a incêndios e explosões.

 

video de manutenção em gás

 

Como identificar vazamento de gás?

 

O sinal mais claro  de um vazamento é o “cheiro” de gás em sua casa.

 

A maneira mais assertiva e segura são os ensaios de estanqueidade no sistemas, mas algumas alternativas iniciais podem ser:

 

Verificação visual:

 

Verificação Auditiva:

 

Verificação de Olfativa

 

Também pode haver alguns sinais nos seus aparelhos domésticos que podem indicar um vazamento, mesmo se você não sentir o cheiro de gás:

 

Detectores de vazamento de gás

detector de gás lp e natural para vazamentos de produtos inflamáveis

Um detector de gás é um dispositivo que detecta a presença de gases em uma área, geralmente como parte de um sistema de segurança . Este tipo de equipamento é usado para detectar um vazamento de gás ou outras emissões e pode interagir com um sistema de controle para que um processo possa ser desligado automaticamente. Um detector de gás pode soar um alarme para os operadores na área onde o vazamento está ocorrendo, dando a eles a oportunidade de sair.

Esse tipo de dispositivo é amplamente utilizado na indústria e comercio e pode ser encontrado em locais, como plataformas de petróleo, para monitorar processos de fabricação e tecnologias emergentes, como a fotovoltaica . Eles podem ser usados ​​em combate a incêndios .

A detecção de vazamento de gás é o processo de identificar vazamentos de gás potencialmente perigosos por sensores. Esses sensores geralmente empregam um alarme sonoro para alertar as pessoas quando um gás perigoso é detectado.

Caso queira saber mais sobre os detectores de gás lp possuimos um artigo sobre o assunto:

>> Aprenda Tudo Sobre Detectores de Gás lp

Como identificar um vazamento de monóxido de Carbono?

 

Outro perigo é o monóxido de carbono que é gerado na queima do gás, veja como identificar esse risco que pode gerar a morte:

Se você está em um ambiente fechado com equipamentos com chama ligados e começar a sentir tonturas ou náuseas você deve ir para fora imediatamente. Se os sintomas desaparecem no ar fresco você poderia estar sentindo os efeitos de uma intoxicação por monóxido de carbono.

Como o monóxido de Carbono é inodoro e incolor, o monóxido de carbono pode ser difícil de detectar. É por isso que o monóxido de carbono mata muita gente, e por isso é essencial investir em dispositivos apropriados para monitorar o ar em sua casa.

Detectores de monóxido de carbono alertam para a presença dele em sua residência nos locais com queima de gás. Muito parecido com um alarme de incêndio, eles são sua melhor alternativa para proteção contra esse risco. Certifique-se de tê-los instalados por profissionais habilitados e testar a bateria do dispositivo regularmente.

 

O que fazer em caso de vazamento de gás?

 

Para evitar o pior, você deve sempre agir imediatamente se sentir cheiro de gás em sua casa.

O primeiro passo é desligar o fornecimento de gás em seu medidor de gás ou nos cilindros

O próximo passo é permitir a entrada de ar fresco em sua casa para ajudar a dispersar o gás. Abra todas as janelas e portas e deixá-las abertas para garantir o fluxo de ar.

Se você não pode abrir as janelas, porque eles são bloqueados ou por qualquer outro motivo, sai para fora de sua residência o mais rápido possível.

Enquanto você está ventilando a sua casa, não use quaisquer interruptores elétricos, com as faíscas desses equipamentos podem provocar uma explosão. Isso inclui interruptores de luz ou campainhas eletrônicas. Da mesma forma, não fume ou faça uso de qualquer fonte de ignição.

Depois de ter tomado esses cuidados e tratadoo perigo iminente, é hora de chamar os especialistas de gás em Belo Horizonte / Minas Gerais. O número de emergência de gás da RW Engenharia é 031 33717353 (de 8:00 am até as 17:00)  031 98422 6571 (de 17:00 as 8:00 am), mas não basta confiar na memória, guardar o número na lista do seu celular e tê-lo escrito em um local de fácil acesso, como em um quadro de avisos na cozinha é sempre importante.

O número é livre para chamar e está disponível 24 horas por dia. Crucialmente, não chame sobre um telefone móvel dentro de sua casa, se você suspeitar de um vazamento de gás.

Finalmente, no caso improvável de que um incêndio, a sua primeira chamada deve ser para o serviço de bombeiros no telefone 193.

A maioria dos telefones celulares permitirá que você disque o número de emergência, mesmo se não houver SIM inserido,mesmo se o telefone não tem crédito.

 

Explosão por vazamento de gás

 

Uma explosão de gás é resultante de uma fuga de gás , na presença de uma ignição e um comburente (oxigênio). Os principais gases inflamáveis são o gás natural, metano , propano e butano , porque eles são amplamente utilizados para fins de aquecimento e cocção. No entanto, muitos outros gases, como o hidrogénio , são inflamáveis requerendo os mesmos cuidados.

 

Como evitar vazamento de gás?

 

Quando se trata de vazamento de gás, pense sempre em prevenir, e nunca corrigir!

Algumas dicas importantes para prevenção de vazamentos são:

Para finalizar o gás natural e glp,são combustíveis altamente eficientes como fonte de energia, mas para garantir uma correta utilização os passos descritos nesse artigo são fundamentais.


Entre em contato com a RW Engenharia!
Precisa de instalação, manutenção e projeto de gás natural e glp no seu estabelecimento ou condomínio em Belo Horizonte ou Minas Gerais?

* visita sem custo para condomínios e empresas na região metropolitana de BH

Outros artigos que podem te ajudar: 

>>Cheiro de gás de Cozinha-Aprenda Tudo sobre ele! *Artigo Novo*
 >> Tubulação Aparente de Gás e Água: Saiba tudo sobre elas!  
>> Aprenda Tudo Sobre Detectores de Gás lp
>>Teste de estanqueidade – Saiba tudo sobre ele!
>>Instalação de fogão: Aprenda tudo com a RW Engenharia

 

detectar um vazamento de gás

video de manutenção em gás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.