Um raio busca encontrar o caminho de menor resistência da nuvem para o solo. Quando um raio atinge a casa um grande problema é que ela  oferece muitas rotas potenciais para o raio seguir. Isso pode incluir tubos de gás e água, linhas eléctricas, linhas telefônicas, linhas de TV a cabo / internet, esquadrias de metal,etc.

O raio não precisa de objetos condutores para chegar a terra, no entanto – é apenas uma maneira de facilitar seu caminho, objetos condutores em uma casa são uma mera “conveniência” que ele irá utilizar, se estiverem disponíveis.

Raios que atingem uma casa, muitas vezes utilizam mais do que um caminho para a terra. Eles podem saltar através do ar a partir de um caminho condutor para outro. Por exemplo, um raio pode ser conduzido primeiro por linhas elétrica, depois saltar para tubulações de água ou outro percurso de menor resistência. Raios podem se conectar as calhas, e depois saltar para uma esquadrilha de janela.

A corrente do raio irá produzir danos significativos a uma casa que não esteja equipado com um bom sistema de proteção contra descarga atmosférica. Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas profissionalmente instalados diminuem o risco de sinistros. Raios apresentam três perigos principais para uma edificação que é atingida diretamente: Fogo: O maior perigo do raio para uma edificação é o fogo. Madeira e outros materiais de construção inflamáveis podem ser facilmente inflamável em qualquer lugar aonde um raio possa ter contato. Quando a corrente de um raio passa através de fios, ele irá normalmente queimá-los, podendo apresentar um risco de incêndio. Danos por oscilação de energia: Se relâmpago escolhe qualquer uma das fiação elétrica da casa como seu caminho primário ou secundário, o aumento da corrente pode danificar os aparelhos eletrônicos conectados. Mesmo que a maior parte da corrente do raio leva outros caminhos para a terra, o sistema elétrico da casa vai experimentar o aumento significativo da corrente causando danos potencialmente significativos para qualquer coisa ligada ao sistema elétrico/eletrônico. Outra forma de dano causado por raios é produzido a partir da onda de choque explosiva. As ondas de choque que o raio cria é o que produz o trovão que ouvimos, e de perto, estas ondas podem ser destrutivas. Raios podem facilmente romper o concreto, tijolo, blocos e pedras.

O que você pode fazer para ficar a salvo de um raio , enquanto estiver no interior da sua casa? 

 

Como sabemos que o caminho que o raio pode seguir em uma casa podem ser os fios e canos, a melhor coisa a fazer é ficar longe desses componentes durante uma tempestade. O contato direto com eles deve ser evitado. Isto inclui tomar uma ducha ou banho , lavar as mãos, trabalhando em um computador , jogar jogos de vídeo game e usar um telefone , ferramenta ou aparelho com fio, janelas com moldura de metal devem ser evitados.

 

O que fazer se um raio atinge a casa?

 

raio atinge a casa

Se sua casa é atingida diretamente por um raio, a sua preocupação imediata deve ser verificar se não existe foco de incêndio.

 

 

Você pode ser atingido por um raio dentro de uma casa ? 

 

Embora seja raro, pode sim, levando a queimaduras e lesões de choque elétrico quando alguém está em contato direto com um dos caminhos escolhidos pelo raio para a terra. As lesões mais comuns provocadas por um raio envolve pessoas que falam ao telefone com fio ou olhando para fora de uma janela com moldura de metal.

 

Devo ter um sistema de proteção contra raios instalado? Um sistema de proteção contra raios profissionalmente instalado irá reduzir enormemente os riscos de incêndio e de prejuízo a sua moradia.

Outros Artigos que podem te ajudar: 

>>Aterramento Residencial Elétrico–Aprenda Como ele funciona! 

>> Como um para raio funciona?  

 Precisa de instalação, manutenção e projeto de SPDA “para raio” no seu estabelecimento ou condomínio em Belo Horizonte ou Minas Gerais?

Entre em contato com a RW Engenharia!

* visita sem custo para condomínios na região metropolitana de BH

 

inspecao-no-para-raio

ENG. ROBERTO WAGNER

engenheiro elétrico roberto Wagner

2 respostas

  1. gostaria de saber se mesmo com as janelas e portas fechadas e com todos os aparelhos desconectados da tomada,é perigoso o raio entrar dentro de casa? fico preocupada porque minhas janelas e portas são de ferro e como o imóvel é pequeno,não tem como eu ficar muito distante deles.Obrigada!

    1. Olá, eu não sou profissional… Mas acho que não há tanto risco assim… Mas, caso sejam muitas janelas e portas, o mais seguro seria ir para um lugar sem metal ou ficar dentro do carro… Também use chinelos! Espero ter ajudado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.