Após Identificação de vazamento de gás a pergunta que os consumidores fazem é o que deve ser feito? Primeiro precisamos entedender que vazamento de gás é algo muito perigoso e grave, por isso os procedimentos de segurança devem ser seguidos para evitar riscos maiores aos moradores do condomínio.

Levando em consideração a gravidade de uma situação como essa, vamos fornecer algumas informações extremamente importantes para conscientização das pessoas.

 

O objetivo desse post e orientar os consumidores quais são os procedimentos após identificação de vazamento de gás no seu apartamento.

 

Então continue lendo este post, para saber mais sobre:

video de manutenção em gás

 

Quais são as características do glp? Conceitos basicos

 

Após Identificação de vazamento de gás

O GPL é a mistura dos gases butano e propano.

– É um dos fragmentos mais leve do petróleo e a sua queima é muito limpa, com baixa emissão de poluentes.

– O GLP não possui cheiro em sua forma original. Por este motivo é adicionado a ele o mercaptano, para denunciar qualquer vazamento através do odor característico.

 – Incolor

– É altamente inflamável. O acúmulo de GLP (isso pode ocorrer mesmo em pequenos vazamentos ao longo do tempo) em um espaço fechado pode ser inflamado por qualquer tipo de faísca e causar uma explosão e incêndio que poderia ferir ou matar pessoas nas proximidades.

– Mais denso que o ar, o que significa que é mais pesado do que o oxigênio, em uma área pode ser mortal com sua inalação. O gás respirado pode causar hipóxia, que é uma forma de privação de oxigénio, podendo conduzir à morte.

Devido a sua densidade não se dissipa se não houver ventilação local e pode confinar.

 

O que fazer após a identificação do vazamento de gás no meu apartamento?

 

vazamento de gás identificado

 

Devida as características do gás os riscos são imensos, não existe uma maneira segura de manipular um sistema com vazamento, a única alternativa segura é o fechamento total da rede com problema até a sua correção. 

 

Posso utilizar o botijão de 13 kg dentro do meu apartamento?

 

Para chegar a uma conclusão primeiros devemos saber que a norma da ABNT Nbr 13523 e NBR 15526 não estabelece parâmetros para utilização desse cilindro ( p13) , somente cilindros à partir de 45kg e esse botijão foi criado pelo Governo Federal como alternativa para atender a população de baixa renda.

 

Observando a NBR podemos tirar conclusões sobre o assunto, observe os critérios de segurança:

 

 

1 Os cilindros de gás não podem ficar debaixo do prédio. As centrais devem estar em local ventilado para evitar confinamento em caso de vazamentos. 1º Comentário: Não poderia ficar dentro do apartamento se a norma incluísse o p13

2 A central de gás LP deve ficar afastada 1,5 metros de ralos, pois como o gás LP é mais denso  que o ar, no caso de vazamento poderá ocorrer confinamento

3 A central de gás deve ficar afastado 3 metros de lixo e qualquer material inflamável (papel, madeira,etc…) em caso incêndio servirão como comburentes. 2º Comentário: Imagine se na cozinha não teremos esses itens

4 A central de gás deve ficar afastada 3 metros de pontos de ignição (lâmpadas, tomadas) 3º Comentário: Impossível ter essas condições instalando o p13

5 As centrais de gás devem ficar afastadas 6 metros de chama aberta (fogão, aquecedores) 4º Comentário: Idem acima

7 As centrais de gás devem ficar afastada 1,5 metro de portas e janelas

 

Na cidade do Rio de Janeiro existe um decreto para utilização desse cilindro, mas infelizmente em Belo Horizonte não, veja o decreto: 

Decreto Municipal 897, Rio de Janeiro (RJ)
Prédios dotados de instalações externas para gás, alimentando as unidades através de botijões numa área apropriada para tal, devem cumprir o Decreto Municipal 897, de 21 de setembro de 1975. Art. 143. O suprimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) a todos os prédios com mais de cinco unidades habitacionais ou a novos prédios com destinação recreativa, hoteleira, comercial ou a qualquer outra que estimule ou provoque a concentração de público, bem como às novas edificações situadas dentro do perímetro urbano,só poderá ser feito colocando o botijão ou cilindro no pavimento térreo e do lado de fora da edificação”. (grifo SNet)

 

Conclusão sobre o procedimento correto após identificação de vazamento de gás:

 

No caso de vazamento a única alternativa segura é o fechamento do gás até a correção, infelizmente em Belo Horizonte não existe uma lei até o momento para a proibição do p13 dentro dos apartamentos, mas isso deve ser feito em reunião de assembleia e definido em ata de condomínio.

Outros artigos que podem te ajudar:

>>Tubulação Aparente de Gás e Água: Saiba tudo sobre elas!  * NOVO ARTIGO*

>>Quais são os benefícios de realizar a manutenção no sistema de gás? 

>>Como Instalar a Tubulação de Gás Residencial? 

>>Tubulação para gás: Compare as opções

 

Precisa de instalação, manutenção e projeto de gás natural e glp no seu estabelecimento ou condomínio em Belo Horizonte ou Minas Gerais?

Entre em contato com a RW Engenharia!

* visita sem custo para condomínios na região metropolitana de BH

copy-of-faca-contato-com-a-rw-engenharia

 

video de manutenção em gás

ENG. FELIPE WAGNER

autor RW ENGENHARIA

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.