A conversão de caldeira para gás LP e natural pode economizar dinheiro, mas não é a escolha certa para todos. Aqui estão nove grandes questões que você precisa saber quando se considera a conversão de sua caldeira para funcionar com gás:
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é descobrir se existe um abastecimento de gás na rua do seu estabelecimento que atende a vazão necessária para o funcionamento, se não o que será necessário.
-
2 – Quais os custos para instalar a caldeira?
Nesse caso são vários itens a serem observados (tubulações, reguladores,etc….), a melhor alternativa e entrar em contato com uma empresa especializada para verificar o que será necessário.
-
3- Eu preciso mudar meu sistema de controle?
Um estudo da empresa de engenharia deve ser realizado para simular como sua caldeira vai se comportar com o uso de gás. Dependendo do tipo de caldeira, o seu sistema de controle pode necessitar ser modificado. Algumas caldeiras antigas é necessário a instalação e instrumentação adicional. O sistema de controle provavelmente precisará ser modernizado ou atualizado.
-
4- Como é que vai afetar a forma de operação da minha caldeira?
Um estudo da empresa de engenharia também irá ajudar a determinar as diferenças na operação. A sua caldeira pode alterar o tempo de arranque ligeiramente devido ao novo combustível. Petróleo tem uma chama rica e com alto poder calorífico.
-
5- Eu tenho espaço suficiente disponível para fazer uma conversão de caldeiras?
Conversões de gás exigem um espaço para as válvulas e skids. Isso também é determinado no estudo da empresa de engenharia depois que a planta física seja examinada para um lugar apropriado para abrigar o novo equipamento.
-
6- A minha caldeira é capaz de trabalhar com ambos os combustíveis?
Isso depende de seu contrato com o seu fornecedor de gás. Pode haver um momento em que o gás seja mais caro do que o óleo, de modo que você possa querer deixar a opção de trabalhar com gás. Isso é algo que deve ser decidido no início do projeto e é mais caro para configurar.
-
7- Posso continuar a utilizar meus combustíveis sólidos (carvão, madeira, etc.) juntamente com o gás?
Isto pode ser determinada caso a caso e geralmente é decidido logo no início para que a caldeira possa ser modelada corretamente.
-
8- Como ela afetará a emissão de monóxido de carbono?
Geralmente, as emissões de monóxido de carbono são menores enquanto utiliza o gás LP e GN comparado com óleo e madeira.
-
9- Quais modificações serão necessárias para alcançar as minhas condições operacionais originais?
Nos controles operacionais, bem como na parte estrutural da caldeira pode ser necessária. O estudo da empresa de engenharia irá determinar se sua caldeira será capaz de lidar com a conversão e alcançar condições de funcionamento originais.
Precisa regularizar seus vasos de pressão ou caldeira em Belo Horizonte ou Minas Gerais?
Entre em contato com a RW Engenharia!
* visita sem custo para a região metropolitana de BH
Você pode se interessar por esses artigos também:
>> Tudo sobre inspeção em Vaso de Pressão (NOVO)
>> O que é a NR 13 ?
>> Nova NR 13- O que mudou ?
>> Resumo da NR 13
ENG. FELIPE WAGNER