A conversão do fogão de gás LP para natural  gera muitas dúvidas, mas esses gases possuem algumas simples diferenças.

A conversão não é nenhum bicho de sete cabeças, e hoje vamos esclarecer aqui nesse artigo algumas dúvidas e lhe dar algumas informações sobre conversão do fogão de gás LP para natural, mas lembre-se que basta procurar os profissionais certos para que não haja nenhum erro.

video de manutenção em gás

 

O gás natural chega até a sua casa por meio empresas que são autorizadas pelo governo para poder fazer a distribuição do gás. É um tipo de combustível que causa menos impacto na natureza e pode ser produzido a partir de produtos naturais.

 

Uma das vantagens é que por ser mais leve que ar, em caso de vazamentos, ele se dissipa facilmente, ao contrário do gás lp que fica em regiões baixas. Outra vantagem, é que você nunca vai ficar em apuros porque o gás acabou de última hora. Sua distribuição é permanente e o fogo não fica oscilando. 

 

Uma desvantagem é que ele possui um contrato de exclusividade com uma companhia de gás.

 

O valor da conversão pode variar de acordo com a empresa que você irá chamar. Fique atento, se o seu fogão ainda estiver na garantia, a conversão deve ser feita por técnico especializado para não danificar seu equipamento.

 

Atualmente já existem modelos no mercado que oferecem as duas entradas, porém na grande maioria das vezes você precisa optar por um dos dois tipos de gás. Geralmente, o fogões já saem de fábrica adaptados para utilizarem os botijões de gás.

 

conversão do fogão

Primeiro vamos falar sobre quem NÃO deve ser chamado para fazer a conversão do seu fogão:

 

Para trabalhar com material inflamável apenas pessoas autorizadas e que entendem do assunto por isso não tente fazer sozinho ou chamar qualquer pessoas que diz que sabe fazer, pois essa atitude pode gerar um grave problema.

 

Quem realmente deve ser chamado para fazer a conversão do fogão:

 

conversão de fogão para gás

Depende do modelo, antes de adquirir o fogão, pergunte o vendedor, consulte o manual do produto ou pesquise na internet para saber se este fogão tem a possibilidade de realizar esta conversão. Na maioria a possibilidade de conversão do fogão de gás LP para natural

 

 

Uma das partes mais importantes da conversão do fogão de gás LP para natural são as peças que devem ser adequadas e específicas para o seu tipo de fogão. São os chamados kits de peças que são devidamente fornecidos pelo fabricante, produzidas para que o gás funcione perfeitamente bem com o Gás Natural.

 

Nunca deve se usar um peça diferente de tentear adaptá-la para aquele modelo de fogão. Então, preste atenção, se a pessoa que irá fazer o serviço começar a falar sobre adaptar peças, não concorde e chame outro profissional. Geralmente a peça a ser substituída é somente os bicos injetores.

 

copy-of-faca-contato-com-a-rw-engenharia

 

 

A escolha depende muito das suas necessidade e de onde você morar atualmente. Pois as condições e a disponibilidade do local podem influenciar bastante na hora de escolher. 

 

Os dois possuem vantagens e desvantagens, porém na hora de cozinhar praticamente não irá sentir diferença. O máximo que pode ocorrer é você notar alguma diferença em relação ao tamanho das chamas, pois é necessário uma quantidade de gás natural maior que de GLP para produzir o mesmo poder calorífico.

 

No final, o que vale mesmo são as suas necessidades e disponibilidades, considere todos os aspectos, desde a instalação até o custo em longo prazo, a empresa que irá prestar sua assistência técnica, atendimento, para que você possa fazer a melhor escolha.

 

A conversão do fogão de gás LP para natural é uma opção a ser analisada e levada em consideração.Com todas as informações que você adquiriu no texto, com certeza já está pronto para saber como realizar a conversão do fogão e se é realmente isso que você deseja.

Então o que achou desse artigo? Compartilhe e comente com a gente.

 

Outros artigos que podem te ajudar:

 

>>Tubulação Aparente de Gás e Água: Saiba tudo sobre elas!  * NOVO ARTIGO*

>>Quais são os benefícios de realizar a manutenção no sistema de gás? 

>>Como Instalar a Tubulação de Gás Residencial? 

>>Tubulação para gás: Compare as opções

 

copy-of-faca-contato-com-a-rw-engenharia

video de manutenção em gás

 

 

 

20 respostas

  1. Amigo, a Eletrolux está se negando a fazer a conversão do meu fogão novo porque meu gás ainda não foi instalado. O funcionário da CEG falou que só pode instalar o gás se o fogão estiver convertido para ele poder testar e disse que nunca viu o fabricante alegar que não converte se não tiver gás instalado.
    O que faço? Qual está com a razão?

  2. Boa tarde, sabe me dizer se tem alguma regra regulamentada pelo Procon que estipula prazos ou obriga que a empresa fabricante do fogao ou forno comprado, faça a conversao gratuita ao cliente? Comprei um fogao da brastemp há 6 meses que ainda nao saiu da caixa, e a empresa nao quer fazer a conversao gratuita, pq diz que o prazo é de 3 meses a partir da data da compra. Estando ainda dentro da garantia do produto (que é 1 ano), a empresa nao deveria, por lei, fazer a conversao em qualquer momento dentro desse prazo?

  3. boa noite! Desculpa a ignorância, mas uma vez convertido, se por ventura eu me mudar, preciso realizar nova conversão ?

    1. Oi Sr Gleison se o seu fogão está convertido a GN e vai se mudar para um local que tenha gas encanado , não precisa reconverter…. so no caso que mude para um lugar que só existe GLP botijão ai sim precisa trocar novamente os bicos injetores.

  4. Eng.Felipe Wagner, Boa tarde.
    Esse injetor fica nós queimadores , ou seja, nas quatro bocas, no caso do meu fogão
    É fácil de trocar?
    Obrigada
    Mara.

  5. Engenheiro Felipe, boa tarde

    Por favor, este Kit é gratuito ou não? Comprei o fogão da Electrolux em 01 de fevereiro de 2018 e vou solicitar ao fabricante a conversão nesta semana. Devo pagar?

    Obrigada

    Maria José

  6. Bom dia,

    Sabe me indicar alguém para fazer essa conversão? Moro em canoas, Rio grande do sul.

    Obrigada.

  7. É possível usar um fogão que era de gás de rua para gás de botijão trocando apenas a mangueira? Meu pai trocou e ligou de boa. Mas estou com medo ainda. Gostaria que me tirasse essa dúvida obrigada!

  8. Boa tarde. ..a mais ou menos 2 anos atrás, o meu condomínio substituiu o glp por gn. Na época foi feita a conversão do meu fogão por empresa especializada porem o rendimento do forno e lentidão na cocção ficaram muito a desejar. Conversei com o técnico q me garantiu q o problema está na característica do gás. Estou agora trocando os equipamentos por um cooktop e um forno de embutir, porem aí consiste a minha dúvida. Se, dado a minha insatisfação com o sistema a gas anterior devo optar por um modelo de forno elétrico? É real esta informação q o rendimento do gn é muito menor q o glp?

  9. ganhei um fogao que era gas encanado como faço para mudar a ser utilizado gas de rua ou seja butijao é somente a troca do bico injetor

  10. Comprei um fogao eletrolux. Chamei o tec em garantia para fazer a conversao. O mesmo veio e alem de trocar os bicos injetores trocou tambem todas as valvulas dos botoes de acionamento. Onde liga a chama. Explicou que esse procedimento e necessário para que a chama mesmo com a troca dos bicos nao fique fraca este procesimento e correto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.