Quando pensamos em explosão de botijão de gás, logo nos vem a cabeça um botijão explodindo e uma casa inteira indo pelos ares. Não é pra menos, este utensílio de cozinha é um dos maiores causadores de acidentes domésticos.

 

É sempre muito indicada uma série de medidas de segurança para evitar os acidentes e vazamentos. A questão é que muitas pessoas não se informam sobre o assunto e acabam procedendo de forma incorreta, gerando os acidentes. Hoje vamos abordar nesse artigo algumas dessas medidas que são necessárias para evitar os acidentes e vazamentos.

video de manutenção em gás

 

explosão de botijão de gás

Um botijão de gás não pode explodir do nada. O que realmente acontece é um vazamento de gás, devido a uma falha técnica que acaba se espalhando em todo o ambiente. Quando alguém entra em casa e não percebe o vazamento, acaba realizando alguma ação que produza faísca, sendo o suficiente para gerar a explosão.
 
Uma faísca não precisa ser necessariamente fogo, só de você ligar o interruptor já gera uma faísca com capacidade para gerar uma enorme explosão. O seu botijão não irá simplesmente explodir do nada, antes você irá perceber o vazamento, fique atento.

 

Localizar Um Vazamento de Gás

 

 

 

Por ser um objeto perigoso ele já possui medidas de segurança para que os acidentes sejam evitados, como, o cheiro do gás. Originalmente ele não tinha cheiro nenhum, porém ficaria muito mais difícil perceber um vazamento, com isso, foi adicionado um cheiro bem característico que logo já sabemos que é vazamento de gás.

 

 
Os botijões possuem uma válvula de segurança que tem a função de impedir sua explosão. Porém, não é 100% contra vazamentos. Abaixo vou listar algumas medidas de segurança para evitar acidentes.

 

 – Na hora colocar o botijão na sua casa, sempre opte por lugares ventilados, pois em caso de vazamento, o gás irá se dissipar ao invés de se acumular no ambiente.

 

 

– Não deixe que o botijão de gás fique exposto a chuva ou ao sol, faça um abrigo.

 

 

– Não utilize um isqueiro para acender o fogão.

 

 

– Na hora de acender o fogão, primeiro risque o fósforo para depois abrir o gás.

 

 

– Se demorar muito tempo para o fogo acender, feche o registro do gás.

 

 

– A instalação deve ser feita longe de instalações elétricas, tomadas e interruptores, com uma margem de segurança obrigatória de 1,50 metros.

 

 

– Fazer a instalação do botijão o mais longe possível do fogão. O mais indicado é deixá-lo do lado de fora da casa, em local bem arejado e coberto (distância mínima de 6 metros)

 

 

– Mantenha o botijão de gás longe de grelhas, ralos ou caneletas de escoamento de água. Em caso de vazamento, como o gás LP é mais pesado que o ar, ele pode se acumular no interior desses ambientes até que alguma atividade que solte faísca acabe gerando uma enorme explosão.

 

 

– Sempre deixe o registro do gás bem fechado ao sair de casa e nunca deixe uma panela no fogo.

 

 

– Adquirir os botijões de gás apenas em empresas credenciadas e com serviço de qualidade.

 

 

– Todos os tipos de modificações ou consertos nas instalações do botijão do gás devem ser feitas apenas por um profissional da área.

 

 

– Esteja atento ao estado que está o botijão que foi entregue na sua casa. Veja se ele está em boa aparência, ou seja, sem apresentar áreas enferrujadas ou amassadas.

 

 

– A mangueira do botijão de gás deve ser aprovada pelo INMETRO e deve estar posicionada bem longe das laterais do seu fogão, para que não ocorra um superaquecimento.

 

 

– Mantenha as crianças bem longe do botijas de gás e do fogão.

 

 

– Não deixe o botijão de gás próximo a objetos que pegam fogo rápido, como cortinas.

 

 

– Sempre manuseie o botijão de gás na posição vertical.

 

 

 

Além do cheiro, existe uma maneira bem eficaz para verificar o vazamento de um botijão de gás, que pode ser feita com matérias que você possui na sua casa.
 
Coloque espuma de detergente ou sabão na base do registro, ou seja, no encontro entre o regulador e a válvula do botijão. Se formar algumas bolinhas é porque há um vazamento. Sempre realize esse procedimento após a instalação de um novo botijão de gás.
 
Se houver vazamento, nunca tente resolver por conta própria. Ligue para a companhia de gás e solicite a troca do botijão. 
 
Sabendo de todas essas informações e colocando elas em prática dentro da sua casa, as chances de ocorrer uma explosão são mínimas. Não deixe de tomar as medidas de segurança, elas que irão garantir a proteção da sua família.

Você Pode se Interessar por esses Artigos Também:

 >> Tubulação Aparente de Gás e Água: Saiba tudo sobre elas!  *Artigo Novo*
>> Aprenda Tudo Sobre Detectores de Gás lp
>> Tubulação para gás: Compare as opções 
>> Como Instalar a Tubulação de Gás Residencial? 

 

 

Ficou com alguma dúvida? Faça contato com a RW Engenharia.

 

Localizar Um Vazamento de Gás

video de manutenção em gás

 

 

 

 

15 respostas

  1. Se pegar fogo em um local q tenha um botijão se ele tiver com a válvula fechado a explosão e evitada.ou ele explodira mesmo assim????

    1. Prezada é muito difícil identificar o que pode estar acontecendo pelo o que a senhora descreve.
      A medida de segurança é testar a tubulação através do ensaio de estanqueidade, caso seja de Belo Horizonte nosso telefone é 31- 3371 7353, nosso comercial pode te passar um valor.

      Atenciosamente,

      Eng. Felipe Wagner

  2. Se o gás já escapou todo do botijão e, se levar o mesmo para fora da casa e se ainda tiver gás dentro da casa, corre o risco de explosão dentro da residência casa ocorra uma faísca de fogo?
    E quanto tempo leva para sair todo o gás de dentro do botijão?

    1. Olá Paulo

      5% de gás no ambiente é risco de explosão, o tempo necessário para “extrair” o gás de dentro da residência depende da ventilação externa, é difícil precisar isso pois são vários fatores que influenciam.

      Eng. Felipe Wagner

  3. O gás acabou ao chamar pra trocar o rapaz fez o teste acedeu, mas depois fui acender de novo ele fez um barulho horrível e fechei rápido.Liguei pro sr ele fez o teste e se assustou, falou que o botijão estava com ar e mecheu depois testou todas as bocas
    Demorou tempo, liguei pra fazer jantar e fez o barulho assustador desligue tudo, liguei pro Sr e ele falou devo trocar o botijão pois pode explodir Será defeito? Ele tá meio enferrujado ,o fogão é novo e a mangueira também o que pode ser? Risco? Tem algum assistente em Belém para auxiliar??
    Como sabemos se o botijão tá ou não aduterado?

    1. Prezada Adriana,

      É difícil diagnosticar simplesmente por barulho, recomendoverificar com alguma companhia de gás uma empresa na sua cidade que possa verificar o ocorrido

      Att.

      Eng. Felipe

  4. Boa tarde! Gostei muito de suas informações sobre esse assunto tão importante e que muitas pessoas não estão atentas aos riscos e perigos quando se instala um botijão. Aproveita para fazer uma pergunta: Se o sol bate forte na parede da cozinha por exemplo, e o espaço que tenho para o meu fogão é nessa parede, o botijão poderá fica nessa parede recebendo o calor da mesma? Muito obrigado desde já.

  5. É aceitável voce ter uma instalação de GLP, onde todo o dia voce instale o botijão no inicio do dia para uso e remova-o ao final do dia, após o uso, para no dia seguinte repetir o procedimento? Quais os riscos?

  6. Aparelhos que emitem sinais de internet “wireless” como roteadores de rede que possuem aquelas anteninhas, trazem algum risco se estiverem perto de um botijão de gás? Obrigada pela atenção.

  7. meu marido foi trocar o botijão e tinha um pequeno vazamento eu disse para usar expuma de sabao ele usou fosforo e o fogo foi imediato ele fugiu minhas crianças estavam dentro de casa e eu nâo tinha tempo de as retirar e deitei as mãos por debaixo do fogo desatarrachei e o fogo parou na hora foi o que me ocorreu sem saber se era certo pois a cozinha era muito pequena dava para a rua tinha escadas as crianças estavam na sala e as chamas eram altas não ia ter tempo de salvar ..até hoje penso no que fiz se corri risco de o botijão explodir em mim e nem sei como o fogo parou ,foi tudo muito rápido certamente Deus me ajudou naquele momento evitando o pior .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.