Instalação de cooktop a gás vem se tornando uma tendência, especialmente em apartamentos e residências novas. Trata-se de um procedimento que deve ser realizado por um profissional habilitado com ferramentas adequadas e com conhecimento em instalações de gás natural e GLP.

Dessa forma, é importante lembrar que, por mais que existam manuais de instruções ou mesmo vídeos explicativos no Youtube, o mais seguro a se fazer quando você deseja instalar um cooktop é contratar serviços profissionais. Lembre-se de que estamos falando de um sistema que lida com combustível para funcionar, e qualquer irregularidade pode levar a sérios acidentes.

No texto abaixo iremos informar os procedimentos necessários para uma correta instalação.

Quais são os procedimentos que o cliente precisa estar atento antes de chamar nossa assistência para a instalação de cooktop a gás?

Antes de contratar um serviço profissional, é necessário adquirir o equipamento. Á essa hora, não basta escolher o mais bonito (ou o mais em conta). Existem algumas características que precisam ser confrontadas com espaço que você tem disponível para a instalação, por exemplo. Além disso, alguns ajustes no local podem ser necessários antes de proceder com a instalação, de fato.

Quem pode instalar o seu cooktop?

Pode ser que você ainda esteja se perguntando onde conseguir alguém especializado para a instalação do seu cooktop. Tenha em mente, antes de mais nada, que o melhor é contar com uma empresa especializada em engenharia. Aliás, caso deseje orientação completa, você pode acionar uma dessas empresas antes mesmo de comprar o equipamento, assim podem sugerir os melhores modelos para a sua disponibilidade.

A empresa ideal é aquela especializada, com vasta experiência no mercado, que tem registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da sua região e que é regida por um engenheiro formado e habilitado para ser o responsável pelos serviços prestados. Ainda que toda a equipe esteja alinhada, a presença desse profissional faz toda a diferença.

A maior vantagem de conversar com uma dessas empresas é que você recebe uma orientação focada e personalizada, de acordo com as suas reais necessidades. A instalação vai seguir a padrões somente no que diz respeito às normas de segurança. A estética, a funcionalidade e os procedimentos são pensados para cada cliente. A RW Engenharia é uma verdadeira referência de prestadora desse tipo de serviço em Minas Gerais.

Como a RW Engenharia irá instalar seu cooktop a gás?

Uma vez contratados, vamos seguir alguns procedimentos para executar o serviço com segurança e qualidade.

OBS: Caso o cliente tenha peças novas, essas serão aproveitadas na instalação e  abatemos no custo final do serviço

O que não está incluso na nossa instalação:

Visite um artigo sobre conversão de fogão do nosso site- >>Conversão do fogão de gás LP para natural

Quanto tempo demora a instalação de um cooktop a gás?

Considerando todo o procedimento, o tempo é de aproximadamente 50 minutos.

Quais as normas técnicas para instalação do cooktop?

A instalação do cooktop deve seguir às normas técnicas pertinentes. Além daquelas que dizem respeito ao gás empregado, há ainda a NBR 13.103, estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que versa sobre a instalação de aparelhos a gás, incluindo, portanto, o cooktop.

Nela, são estabelecidos os critérios necessários para que o equipamento seja realmente seguro para o usuário. Eis mais uma evidência da necessidade do serviço profissional, uma vez que pessoas habilitadas conhecem a norma e têm experiência em colocá-la em prática.

Quais são os procedimentos de manutenção no futuro?

A mangueira tem, por norma, validade de 5 anos e deve ser substituída para garantir a segurança do sistema.

Além disso, qualquer problema aparente, como cheiro de gás ou falhas no funcionamento devem ser motivos para acionar uma assistência técnica. Antes de mais nada, entretanto, é importante fechar o registro de gás, e evacuar o local até a chegada dos profissionais que vão avaliar se, de fato, existe um problema.

Como proceder para agendar uma visita para instalação de cooktop a gás?

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.