A instalação de medidor de gás é parte importante da implantação do sistema de gás encanado. O projeto de gás residencial (ou industrial) engloba essa peça tão importante. Se pensarmos em um condomínio com diversas casas ou apartamentos, por exemplo, instalar um medidor para cada usuário é uma forma inteligente e eficaz de individualizar o consumo.

No projeto de gás residencial, constam os caminhos percorridos pela tubulação até chegar a cada usuário. Do mesmo modo, o ideal é planejar os medidores individuais também nessa etapa. Entretanto, se você já utiliza um sistema de gás encanado com um medidor geral, é possível modificar o projeto e realizar a individualização.

Quer entender como fazer isso? Acompanhe abaixo nosso artigo sobre o tema.

AGENDE A INSTALAÇÃO DO MEDIDOR DE GÁS COM A RW ENGENHARIA- CLIQUE AQUI!

Afinal, o que é o medidor de gás?

O medidor de gás é um equipamento capaz de medir o volume de gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP) que passa por ele. Assim, trata-se de uma peça imprescindível em um sistema de gás encanado, afinal, é a partir das informações que nele são registradas que se torna possível mensurar o consumo de gás.

Em um sistema de gás individualizado, há um medidor para cada usuário. Assim, o consumo é registrado em tempo real, para uma cobrança justa e efetiva. Há alguns anos, era comum o uso de sistemas coletivos, onde havia um único medidor e o valor consumido era rateado entre todos os usuários. Dessa forma, todos pagavam o mesmo valor, independentemente do seu consumo.

Medidores de gás são peças específicas, que trabalham com a precisão necessária para registrar volumes de gás, que são muito mais difíceis de detectar do que fluidos líquidos. Daí a necessidade de levar em conta a qualidade na hora de adquirir o seu.

Quais os tipos de medidores de gás disponíveis?

Se classificarmos os medidores de acordo com o seu princípio operacional, podemos considerar:

Já quanto ao princípio de instalação do sistema, podemos classificar os medidores em:

Como saber qual medidor devo utilizar?

Apesar de contarmos com especificações técnicas referentes a cada tipo de medidor, nem sempre é seguro escolher por si só. Determinar qual medidor se vai utilizar é uma forma de garantir um serviço que atuará com a sua máxima qualidade. O sistema geral ou individual também é uma questão que precisa ser observada.

Entretanto, vale ressaltar que atualmente o serviço de individualização do sistema é muito comum, uma vez que os sistemas gerais estão ficando a cada dia mais obsoletos. Dessa forma, uma vez que o modelo de sistema sofre alterações, os medidores empregados também precisam ser alterados.

Assim, é no momento do projeto de instalação que se determina o tipo de medidor mais indicado para a sua necessidade. Uma vez que o sistema deve ser fiel a esse projeto, o medidor indicado deve ser, de fato, aplicado. Eis mais uma evidência da necessidade de um serviço profissional e acompanhamento do início ao fim da instalação.

Por que instalar medidor de gás individual?

Se o seu condomínio conta com um único medidor geral e você tem dúvidas quanto a possibilidade de instalar modelos individuais, saiba que isso é totalmente possível. E não só é possível como também é benéfico para todos os envolvidos. Afinal, trata-se de uma maneira muito mais justa de fazer a cobrança.

Dessa forma, sistemas com medidores individuais certamente são ferramenta essencial para a formação de consumidores mais satisfeitos e conscientes. Á medida que cada um está ciente de que pagará pelo seu próprio consumo, as pessoas tendem a utilizar somente o necessário. Além disso, evita-se discussões entre os usuários, com acusações mútuas de que um gasta mais que o outro e ambos pagam o mesmo valor.

Do mesmo modo, pode-se dizer que a segurança também entra em cena. Com os medidores individuais, cada um sabe o quanto costuma consumir. Qualquer discrepância, sem que tenha havido alterações nos hábitos da casa, pressupõe a possibilidade de ocorrência de vazamentos, que demandam investigação e solução.

Qual a importância do medidor de gás?

É praticamente impossível que um sistema de gás encanado funcione sem o medidor. Isso porque ele é a porta de entrada do gás na residência de cada usuário. Aliás, fisicamente falando, é comum que ele se localize no ponto exato em que a tubulação de gás chega à residência.

A partir dele, segue-se a mangueira que levará o fluido até o fogão, aquecedor ou outros aparelhos do usuário. Até mesmo em sistemas coletivos, é a partir do medidor que o gás será distribuído para os apartamentos que fazem parte do circuito.

Além disso, sem ele, não se conseguiria fazer a cobrança correta, pois não haveria meios de detectar a quantidade de gás utilizada. Embora fosse possível ter uma ideia a partir do esvaziamento dos cilindros, seria impossível determinar o que cabe a cada usuário pagar, com precisão. Dessa forma, o medidor também é uma forma de garantir uma cobrança justa pelo gás encanado.

Quais os cuidados necessários na hora da instalação?

Embora o medidor de gás em sistemas individuais fique dentro do apartamento ou casa do usuário, é necessário que uma empresa especializada faça a instalação. É importante ligá-lo corretamente para que não haja vazamentos e para que a condução do gás para seus equipamentos aconteça adequadamente.

Assim, o mais indicado é que a própria empresa que realizou o projeto e instalação de todo o sistema de tubulação de gás faça também esse trabalho. Trata-se de uma forma de garantir a correta instalação e ter a certeza de que o gás só vai entrar em sua residência após ter passado por um ensaio de estanqueidade. Ou seja, a garantia de que não há vazamentos.

A disponibilidade de uma assistência técnica também é fundamental, já que sistemas com manutenções em dia não estão totalmente isentos de problema, e é importante que eles tenham solução o mais rápido possível, para segurança de todos.

Além disso, a qualidade do medidor de gás é importantíssima. Essa empresa responsável também saberá de onde é melhor adquirí-lo. Ele deve ser certificado por órgão competente para garantir também que registrará corretamente a quantidade de gás consumida. Segurança e eficiência são as palavras-chave na hora de instalar o seu medidor.

Quais as normas envolvidas na instalação do medidor de gás?

Os medidores de gás envolvem ainda algumas normas técnicas, que versam sobre sua instalação e manutenções. Dentre as principais, podemos citar:

NBR 15855 – Mais voltada às instalações utilizadas em ambientes de produção que são, portanto, maiores e mais abrangentes em termos de quantidade do fluído utilizado. Armazenamento e sistemas de distribuição são itens que se aborda nessa norma.

NBR 12727 – O medidor tipo diafragma tem uso ampliado em instalações residenciais, como é o caso dos condomínios. Essa norma fala da instalação, dos testes e da manutenção desse modelo, além de estabelecer requisitos mínimos necessários, como pressão e vazão, que já devem ser pré-determinados.

NBR 14801 – Voltada especificamente aos medidores tipo turbina, essa norma funciona como um complemente a ISO9951, e fala mais especificamente dos requisitos, testes e utilização desse modelo.

NBR 15904 – Essa norma versa especificamente sobre o profissional designado para a medição de gás. Trata-se de alguém que atua diretamente em contato com essa peça, o que demanda conhecimento de todas as suas vertentes de funcionamento, bem como a primeira identificação de possíveis defeitos.

Como se pode ver, esses são apenas alguns exemplos de requisitos legais que se deve observar quando da instalação e utilização dos medidores de gás. Está aí mais uma razão pela qual a orientação e o serviço profissional são necessários. Estar de acordo com as leis que regem a categoria é uma forma de garantir segurança e eficiência aos usuários do sistema.

Quem pode fazer a instalação?

Pode ser que você esteja se perguntando quem contratar para fazer a instalação de medidor de gás, seja em um sistema novo ou mesmo em um processo de individualização de sistema já existente. Em ambos os casos, vale lembrar que é imprescindível contar com serviços especializados.

Se o seu sistema é novo, o ideal é contratar uma empresa de engenharia que realize desde o projeto até a instalação. Assim, você tem a garantia de que o seu sistema será realmente fiel ao projeto e ainda pode contar com planos de manutenção preventiva. Além disso, quando você confia nos profissionais, você se sente mais seguro, sabendo que tem a quem recorrer em caso de emergência.

Caso você já utilize esse modelo de abastecimento de gás, mas precise da individualização, saiba que uma empresa de engenharia também pode fazê-lo. O ponto principal é que você entenda que não é qualquer pessoa que pode fazer a instalação: é preciso ter o conhecimento e a formação necessária.

Como escolher uma empresa para instalação de medidor de gás?

instalação de medidor de gás

É claro que você vai encontrar um número razoável de opções no mercado, oferecendo serviços de instalação de medidor de gás. Mas na hora de escolher, priorizar a qualidade é fundamental. Evite escolher apenas pelo preço, pois isso pode levá-lo a pagar muito por um serviço de baixa qualidade ou a deparar-se com a conclusão de que “o barato sai caro”.

A primeira coisa que você deve observar é se a empresa tem registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da sua região. Além disso, é necessário que haja pelo menos um engenheiro responsável em seu quadro de funcionários. Buscar conhecer a experiência de atuação no mercado e os cases de sucesso também é uma forma inteligente de fazer uma boa escolha.

Por que contratar a RW Engenharia?

A RW Engenharia está no mercado há mais de duas décadas, trabalhando pela segurança e satisfação de seus clientes. Além de contar com todos os registros e certificações necessários para realizar esse tipo de trabalho, ela preza pelos profissionais altamente qualificados e experientes, capazes de avaliar a real necessidade de cada usuário.

No que diz respeito à instalação do medidor de gás, a RW oferece o serviço completo, que vai desde a primeira visita técnica. O condomínio (esteja ele em construção ou já em funcionamento) pode optar pela instalação do gás encanado. A necessidade de cada sistema é assunto nessa primeira visita, que resultará em um orçamento.

Uma vez que você aprova o orçamento, segue-se o projeto, a instalação, os testes e, finalmente, o sistema estará pronto para uso. Essa instalação engloba também esses componentes menores, como medidores de gás e mangueiras internas nos apartamentos. A RW entregará a você um sistema completo, pronto para funcionar. E ainda há a opção de contratá-la para realizar as manutenções periódicas do sistema e prestar assistência técnica sempre que necessário.

A instalação de medidor de gás é coisa séria: trata-se de um componente fundamental do sistema de gás encanado. Da sua qualidade depende a segurança dos usuários e também a garantia de que o valor pago está realmente de acordo com o consumo.

Está em busca da empresa ideal para fazer a sua instalação? Conheça a RW Engenharia!

AGENDE A INSTALAÇÃO DO MEDIDOR DE GÁS COM A RW ENGENHARIA- CLIQUE AQUI!

3 respostas

  1. Olá boa tarde, tenho uma dúvida. No meu condomínio já tem o abrigo de gas com os cilindro. Porém o abrigo é de laje. Podem colocar telhado por cima do abrigo. Já que este esta com infiltração quando chove.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.