Todo sistema de gás pressupõe uma cobrança. É para isso que serve o medidor de gás. Ele registra a quantidade consumida durante o período e viabiliza que cada um pague um valor justo e correto. Portanto, a medição individualizada de gás em condomínios, estabelecimentos comerciais e industriais é feita por medidores de gás.

Existem diversos modelos de medidores, mas a metodologia de leitura é realizada de duas formas, a saber:

Nesse artigo iremos abordar essas duas metodologias de medição individual de gás, indicaremos os locais onde podem ser colocados os medidores, apontaremos dois artigos do nosso blog, um com o objetivo de mostrar como funciona o aparelho medidor de gás, e o segundo artigo ensina como fazer a medição de gás visual.

video de manutenção em gás

Medição Individualizada de gás por telemetria

Telemetria é um processo de comunicação automatizado pelo qual as medições e outros dados são coletados em pontos remotos ou inacessíveis e transmitidos para equipamentos de monitoramento.  A palavra telemetria é derivada do grego: tele = remoto e metron = medida.

Embora o termo comumente refira-se a wireless, mecanismos de transferência de dados (por exemplo, usando rádio , ultrassom, ou infravermelhos) também são considerados sistemas de telemetria. Muitos sistemas de telemetria modernos aproveitam o baixo custo e a presença das redes GSM usando SMS para receber e transmitir dados de telemetria.

Os aparelhos eletrônicos são amplamente utilizados em telemetria e pode ser sem fio ou com fio, analógicos ou digitais . Outras tecnologias também são possíveis, tais como meios mecânicos, hidráulicos e óptico.

Trata-se de um meio de alta precisão. Além disso, as falhas humanas são minimizadas, uma vez que a leitura acontece à distância, por meio quase que totalmente automático. Outra grande vantagem é que o sistema utilizado emite alertas em caso de falha, o que eleva ainda mais a segurança do usuário.

Medidor de gás por radiofrequência

Essa é uma das maneiras que a RW Engenharia faz a medição individualizada de gás em seus clientes. A Rw Engenharia possui serviço de leitura de medidores de gás por telemetria e caso seu condomínio ou estabelecimento precise deste serviço clique na imagem abaixo para solicitar um orçamento.

O sistema é composto de medidores de gás e uma antena de emissão de sinal por radiofrequência instalados no cliente. Nosso leiturista passa mensalmente no condomínio e faz a leitura por uma antena receptora de sinal enviado de cada aparelho medidor de gás instalado no cliente.

Após feita essa leitura enviamos para um software e criamos uma planilha de leitura mensal que enviamos para os nossos clientes.

Medição Individualizada de Gás visual.

A leitura do medidor é mostrada no visor. As unidades de peça são separadas por um ponto decimal ou são destacadas em vermelho. Você sempre deve ler os dígitos no seu medidor da esquerda para a direita.

Abaixo um exemplo do visor de medidor de gás:

Possuímos um artigo explicando exatamente a forma de fazer a leitura e uma planilha para fazer a medição disponibilizada gratuitamente:

>>Como fazer a leitura do medidor de gás lp?

Nesse caso, a leitura funciona de maneira totalmente mecânica, já que uma pessoa olha o medidor, registra os números e os compara com o que estava registrado na última leitura. A quantidade de gás consumida se baseia em uma conta de subtração.

Embora seja mais dependente da ação humana, trata-se de um meio que também permite observar discrepâncias, uma vez que é sempre possível comparar o seu consumo com os períodos anteriores. Entretanto, tudo isso depende de uma dose de atenção, é claro.

Onde podemos instalar os medidores de gás?

Veja o que diz a lei sobre o assunto:

Abrigo de medição e regulagem segundo norma NBR 15526 da ABNT  deve permanecer desimpedido para facilidade de inspeção, manutenção e leitura do consumo.

Os abrigos de medidores devem ser ventilados através de aberturas para arejamento.

A área total das aberturas para ventilação dos abrigos deve ser de no mínimo 1/10 da área da planta baixa do compartimento, sendo conveniente prover a máxima ventilação permitida pelo local.

Os abrigos localizados nos andares, em local sem possibilidade de ventilação permanente, devem possuir porta que evite vazamento para o local ambiente da instalação e devem ser ventilados conforme uma das seguintes alternativas:

  1. a) por aberturas nas partes superior e inferior no interior do abrigo, comunicando diretamente com o exterior da edificação;
  2. b) por aberturas na parte superior e inferior conectadas a um duto vertical de ventilação adjacente comunicando as extremidades diretamente com o exterior da edificação, estes com a menor das dimensões igual ou superior a 7 cm.

O que difere a medição individual de gás do sistema coletivo?

Alguns condomínios, normalmente mais antigos, ainda mantêm sistemas de gás coletivo. Nesse caso, não há um medidor para cada apartamento. O que existe é um único aparelho, responsável por todo um andar, um edifício inteiro ou todo o condomínio.

Embora do ponto de vista técnico, até pareça algo mais simples, trata-se de um sistema que está caindo em desuso, por diversas razões. Uma delas é a justiça na cobrança. Quando um único valor é rateado entre todos os usuários, alguém sempre vai pagar mais do que utilizou, e vice-versa. Afinal, onde vivem pessoas de diversos perfis, é praticamente impossível que todos tenham a mesma média de consumo.

Outra questão é a facilidade na detecção de problemas. Quando o sistema é coletivo, fica difícil identificar discrepâncias no consumo. Assim, caso haja um vazamento que não apresenta outro indício, levará mais tempo para identifica-lo. É por isso que a maioria dos locais já vem procedendo com a individualização dos sistemas de gás.

Como funciona a medição de gás?

Normalmente, a cobrança do gás é mensal. Assim, no dia especificado, acontece a medição por telemetria, ou caso o sistema seja visual, o medidor se desloca até o condomínio para verificar registro por registro. Dependendo de quantos apartamentos há no condomínio, essa ação pode levar tempo. A emissão da fatura também pode demorar um pouco mais, uma vez que depende da transferência dos dados.

Quem acionar em caso de dúvida?

Há empresas especializadas em engenharia que realizam tanto o serviço de mudança do sistema de coletivo para individual quanto a leitura mensal. Você pode contratá-las para contar com maior segurança em seu sistema. Isso porque, dependendo do pacote, também é possível incluir manutenções e serviços de assistência técnica.

A importância de contar com profissionais para acompanhá-lo está basicamente na segurança e legalidade. Trata-se de uma garantia de estar de acordo com as leis que regem o sistema de gás encanado e uma forma de manter as manutenções em dia, minimizando os riscos da ocorrência de problemas.

O que achou do nosso artigo? Precisa individualizar o gás do seu condomínio, ou serviço de leitura mensal? Faça contato com a RW Engenharia.

4 respostas

  1. Gostaria de saber como eu posso saber qual é o fator de transformação. Cada empresa aplica um fator e isso implica diretamente no Kg e consequentemente no valor pago. Agradeço se puder me ajudar!

  2. Olá, existe uma telemetria padrão? Pergunto porque gostaria de implantar isso no meu condomínio, mas não ficar refém apenas de uma empresa capaz de fazer a leitura, ou seja, se uma empresa fizer e não gostarmos do serviço, podemos trocar sem trocar a tecnologia ou os equipamentos?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.